Avaliação na ESEFID/UFRGS: relato da construção coletiva de uma cultura institucional / Evaluation at ESEFID/UFRGS: report of the collective construction of an institutional culture
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44003 |
Resumo: | O texto relata a experiência do NAU/ESEFID em avaliar sistematicamente todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão, recursos físicos e humanos, bem como procedimentos administrativos e pedagógicos. Paralelamente à avaliação para o SINAES este NAU desenvolveu metodologia para avaliar a cada três anos os currículos da graduação, o gerenciamento administrativo e pedagógico bem como as atividades/projetos de extensão através de questionários e grupos focais gerando uma análise quanti e qualitativa. Em sua atuação o NAU/ESEFID já gerou três relatórios com dados consistentes para cada tema contribuindo para o planejamento de ações estratégicas na Unidade. Como resultados verifica-se a participação efetiva da comunidade acadêmica em todas as etapas propostas, o aprimoramento dos processos administrativos e pedagógicos, bem como resultado o conceito obtido no Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE) que tem crescido em todos os cursos da Unidade e na última avaliação alcançou nota máxima em dois, dos três cursos ofertados. A partir da experiência, acredita-se que a leitura atenta dos resultados da avaliação e posteriores discussões em diferentes instâncias e segmentos da comunidade acadêmica, pode contribuir na qualificação dos processos de trabalho minimizando dificuldades e possibilitando avanços em relação aos objetivos esperados. |
id |
VERACRUZ-0_f92de091e6fea874d6d69bd04fa35f05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44003 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação na ESEFID/UFRGS: relato da construção coletiva de uma cultura institucional / Evaluation at ESEFID/UFRGS: report of the collective construction of an institutional cultureAvaliação InstitucionalCultura AvaliativaEnsino Superior.O texto relata a experiência do NAU/ESEFID em avaliar sistematicamente todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão, recursos físicos e humanos, bem como procedimentos administrativos e pedagógicos. Paralelamente à avaliação para o SINAES este NAU desenvolveu metodologia para avaliar a cada três anos os currículos da graduação, o gerenciamento administrativo e pedagógico bem como as atividades/projetos de extensão através de questionários e grupos focais gerando uma análise quanti e qualitativa. Em sua atuação o NAU/ESEFID já gerou três relatórios com dados consistentes para cada tema contribuindo para o planejamento de ações estratégicas na Unidade. Como resultados verifica-se a participação efetiva da comunidade acadêmica em todas as etapas propostas, o aprimoramento dos processos administrativos e pedagógicos, bem como resultado o conceito obtido no Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE) que tem crescido em todos os cursos da Unidade e na última avaliação alcançou nota máxima em dois, dos três cursos ofertados. A partir da experiência, acredita-se que a leitura atenta dos resultados da avaliação e posteriores discussões em diferentes instâncias e segmentos da comunidade acadêmica, pode contribuir na qualificação dos processos de trabalho minimizando dificuldades e possibilitando avanços em relação aos objetivos esperados. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4400310.34117/bjdv8n2-173Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 11042-11057Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 11042-11057Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 11042-110572525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44003/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Cintia BuenoGriebler, Ana Cristina de FreitasGavioli, Izabela LuccheseDeon, Keila CristianeZancan, Rubiane FalkenbergLagranha, Daniela MeirellesVoser, Rogério da CunhaMarcelo Francisco da Silva Cardoso, Marcelo Francisco da Silva Marcelo Fran2022-03-02T14:25:54Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44003Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:32.781572Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação na ESEFID/UFRGS: relato da construção coletiva de uma cultura institucional / Evaluation at ESEFID/UFRGS: report of the collective construction of an institutional culture |
title |
Avaliação na ESEFID/UFRGS: relato da construção coletiva de uma cultura institucional / Evaluation at ESEFID/UFRGS: report of the collective construction of an institutional culture |
spellingShingle |
Avaliação na ESEFID/UFRGS: relato da construção coletiva de uma cultura institucional / Evaluation at ESEFID/UFRGS: report of the collective construction of an institutional culture Marques, Cintia Bueno Avaliação Institucional Cultura Avaliativa Ensino Superior. |
title_short |
Avaliação na ESEFID/UFRGS: relato da construção coletiva de uma cultura institucional / Evaluation at ESEFID/UFRGS: report of the collective construction of an institutional culture |
title_full |
Avaliação na ESEFID/UFRGS: relato da construção coletiva de uma cultura institucional / Evaluation at ESEFID/UFRGS: report of the collective construction of an institutional culture |
title_fullStr |
Avaliação na ESEFID/UFRGS: relato da construção coletiva de uma cultura institucional / Evaluation at ESEFID/UFRGS: report of the collective construction of an institutional culture |
title_full_unstemmed |
Avaliação na ESEFID/UFRGS: relato da construção coletiva de uma cultura institucional / Evaluation at ESEFID/UFRGS: report of the collective construction of an institutional culture |
title_sort |
Avaliação na ESEFID/UFRGS: relato da construção coletiva de uma cultura institucional / Evaluation at ESEFID/UFRGS: report of the collective construction of an institutional culture |
author |
Marques, Cintia Bueno |
author_facet |
Marques, Cintia Bueno Griebler, Ana Cristina de Freitas Gavioli, Izabela Lucchese Deon, Keila Cristiane Zancan, Rubiane Falkenberg Lagranha, Daniela Meirelles Voser, Rogério da Cunha Marcelo Francisco da Silva Cardoso, Marcelo Francisco da Silva Marcelo Fran |
author_role |
author |
author2 |
Griebler, Ana Cristina de Freitas Gavioli, Izabela Lucchese Deon, Keila Cristiane Zancan, Rubiane Falkenberg Lagranha, Daniela Meirelles Voser, Rogério da Cunha Marcelo Francisco da Silva Cardoso, Marcelo Francisco da Silva Marcelo Fran |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Cintia Bueno Griebler, Ana Cristina de Freitas Gavioli, Izabela Lucchese Deon, Keila Cristiane Zancan, Rubiane Falkenberg Lagranha, Daniela Meirelles Voser, Rogério da Cunha Marcelo Francisco da Silva Cardoso, Marcelo Francisco da Silva Marcelo Fran |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Institucional Cultura Avaliativa Ensino Superior. |
topic |
Avaliação Institucional Cultura Avaliativa Ensino Superior. |
description |
O texto relata a experiência do NAU/ESEFID em avaliar sistematicamente todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão, recursos físicos e humanos, bem como procedimentos administrativos e pedagógicos. Paralelamente à avaliação para o SINAES este NAU desenvolveu metodologia para avaliar a cada três anos os currículos da graduação, o gerenciamento administrativo e pedagógico bem como as atividades/projetos de extensão através de questionários e grupos focais gerando uma análise quanti e qualitativa. Em sua atuação o NAU/ESEFID já gerou três relatórios com dados consistentes para cada tema contribuindo para o planejamento de ações estratégicas na Unidade. Como resultados verifica-se a participação efetiva da comunidade acadêmica em todas as etapas propostas, o aprimoramento dos processos administrativos e pedagógicos, bem como resultado o conceito obtido no Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE) que tem crescido em todos os cursos da Unidade e na última avaliação alcançou nota máxima em dois, dos três cursos ofertados. A partir da experiência, acredita-se que a leitura atenta dos resultados da avaliação e posteriores discussões em diferentes instâncias e segmentos da comunidade acadêmica, pode contribuir na qualificação dos processos de trabalho minimizando dificuldades e possibilitando avanços em relação aos objetivos esperados. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44003 10.34117/bjdv8n2-173 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44003 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n2-173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44003/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 11042-11057 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 11042-11057 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 11042-11057 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645582610202624 |