Vivenciando o climatério e a menopausa: percepções das mulheres atendidas no ambulatório de saúde da mulher da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Blasius, Katia Regina Belarminda
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Soares, Beatriz Carla
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26338
Resumo: Introdução: O climatério é uma fase da vida da mulher marcada por mudanças decorrentes das alterações hormonais podendo levar a alterações físicas, emocionais, sexuais e sociais. Devido à escassez de estudos e a necessidade de promover saúde ás mulheres menopausadas, este estudo teve como objetivo compreender as principais alterações fisiológicas, emocionais e sociais que ocorrem nas mulheres no climatério assim como compreender a percepção das mulheres frente à estas mudanças. Métodos: Tratou-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório, realizado através da aplicação de entrevista semi-estruturada. Os sujeitos do estudo foram 20 mulheres com idade entre 46 a 63 anos, atendidas no ambulatório Saúde da Mulher da Universidade do Sul de Santa Catarina. Resultados: Os resultados evidenciaram as principais alterações fisiológicas, emocionais e sociais que ocorrem nas mulheres no período do climatério. A falta de conhecimento é fator decisivo para a forma com que as mulheres enfrentam o climatério, visto que aquelas que possuem um entendimento mais amplo conseguem passar por este período de forma mais segura. Conclusão: Os dados obtidos confirmam a ideia de que o conhecimento é fundamental para as mulheres que estão vivenciando o climatério, mesmo com a falta de informações mais assertivas as mulheres estão preocupadas com a qualidade de vida. Observamos a carência na atenção em saúde, voltada para a fase do climatério e que a enfermagem precisa estar mais atenta e atuar em conjunto com a promoção de ações visando superar estas mudanças.
id Ânima_0533c0880277be5e8829f645a8d6cc8a
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/26338
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Vivenciando o climatério e a menopausa: percepções das mulheres atendidas no ambulatório de saúde da mulher da Universidade do Sul de Santa Catarina.Experiencing the climate and menopause: perceptions of women attended at the women’s healt ambulatory at the University in South of Santa Catarina.Saúde da mulherClimatérioMenopausaIntrodução: O climatério é uma fase da vida da mulher marcada por mudanças decorrentes das alterações hormonais podendo levar a alterações físicas, emocionais, sexuais e sociais. Devido à escassez de estudos e a necessidade de promover saúde ás mulheres menopausadas, este estudo teve como objetivo compreender as principais alterações fisiológicas, emocionais e sociais que ocorrem nas mulheres no climatério assim como compreender a percepção das mulheres frente à estas mudanças. Métodos: Tratou-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório, realizado através da aplicação de entrevista semi-estruturada. Os sujeitos do estudo foram 20 mulheres com idade entre 46 a 63 anos, atendidas no ambulatório Saúde da Mulher da Universidade do Sul de Santa Catarina. Resultados: Os resultados evidenciaram as principais alterações fisiológicas, emocionais e sociais que ocorrem nas mulheres no período do climatério. A falta de conhecimento é fator decisivo para a forma com que as mulheres enfrentam o climatério, visto que aquelas que possuem um entendimento mais amplo conseguem passar por este período de forma mais segura. Conclusão: Os dados obtidos confirmam a ideia de que o conhecimento é fundamental para as mulheres que estão vivenciando o climatério, mesmo com a falta de informações mais assertivas as mulheres estão preocupadas com a qualidade de vida. Observamos a carência na atenção em saúde, voltada para a fase do climatério e que a enfermagem precisa estar mais atenta e atuar em conjunto com a promoção de ações visando superar estas mudanças.Elias, AdrianaBlasius, Katia Regina BelarmindaSoares, Beatriz Carla2022-11-11T00:41:36Z2022-11-11T00:41:36Z2021-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis33 fapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26338TubarãoAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-11-11T00:41:38Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/26338Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-11-11T00:41:38Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Vivenciando o climatério e a menopausa: percepções das mulheres atendidas no ambulatório de saúde da mulher da Universidade do Sul de Santa Catarina.
Experiencing the climate and menopause: perceptions of women attended at the women’s healt ambulatory at the University in South of Santa Catarina.
title Vivenciando o climatério e a menopausa: percepções das mulheres atendidas no ambulatório de saúde da mulher da Universidade do Sul de Santa Catarina.
spellingShingle Vivenciando o climatério e a menopausa: percepções das mulheres atendidas no ambulatório de saúde da mulher da Universidade do Sul de Santa Catarina.
Blasius, Katia Regina Belarminda
Saúde da mulher
Climatério
Menopausa
title_short Vivenciando o climatério e a menopausa: percepções das mulheres atendidas no ambulatório de saúde da mulher da Universidade do Sul de Santa Catarina.
title_full Vivenciando o climatério e a menopausa: percepções das mulheres atendidas no ambulatório de saúde da mulher da Universidade do Sul de Santa Catarina.
title_fullStr Vivenciando o climatério e a menopausa: percepções das mulheres atendidas no ambulatório de saúde da mulher da Universidade do Sul de Santa Catarina.
title_full_unstemmed Vivenciando o climatério e a menopausa: percepções das mulheres atendidas no ambulatório de saúde da mulher da Universidade do Sul de Santa Catarina.
title_sort Vivenciando o climatério e a menopausa: percepções das mulheres atendidas no ambulatório de saúde da mulher da Universidade do Sul de Santa Catarina.
author Blasius, Katia Regina Belarminda
author_facet Blasius, Katia Regina Belarminda
Soares, Beatriz Carla
author_role author
author2 Soares, Beatriz Carla
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Elias, Adriana
dc.contributor.author.fl_str_mv Blasius, Katia Regina Belarminda
Soares, Beatriz Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde da mulher
Climatério
Menopausa
topic Saúde da mulher
Climatério
Menopausa
description Introdução: O climatério é uma fase da vida da mulher marcada por mudanças decorrentes das alterações hormonais podendo levar a alterações físicas, emocionais, sexuais e sociais. Devido à escassez de estudos e a necessidade de promover saúde ás mulheres menopausadas, este estudo teve como objetivo compreender as principais alterações fisiológicas, emocionais e sociais que ocorrem nas mulheres no climatério assim como compreender a percepção das mulheres frente à estas mudanças. Métodos: Tratou-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório, realizado através da aplicação de entrevista semi-estruturada. Os sujeitos do estudo foram 20 mulheres com idade entre 46 a 63 anos, atendidas no ambulatório Saúde da Mulher da Universidade do Sul de Santa Catarina. Resultados: Os resultados evidenciaram as principais alterações fisiológicas, emocionais e sociais que ocorrem nas mulheres no período do climatério. A falta de conhecimento é fator decisivo para a forma com que as mulheres enfrentam o climatério, visto que aquelas que possuem um entendimento mais amplo conseguem passar por este período de forma mais segura. Conclusão: Os dados obtidos confirmam a ideia de que o conhecimento é fundamental para as mulheres que estão vivenciando o climatério, mesmo com a falta de informações mais assertivas as mulheres estão preocupadas com a qualidade de vida. Observamos a carência na atenção em saúde, voltada para a fase do climatério e que a enfermagem precisa estar mais atenta e atuar em conjunto com a promoção de ações visando superar estas mudanças.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-08
2022-11-11T00:41:36Z
2022-11-11T00:41:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26338
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 33 f
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415822764998656