Prevalência de internações por doenças psiquiátricas em um hospital do Oeste de Santa Catarina no período de 2016 a 2020.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spaniol, Gabriel
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27095
Resumo: Considerando as mudanças nos marcos legais com relação a política de saúde mental e o número escasso de estudos que avaliam o perfil e prevalência de internamentos psiquiátricos no país, esta pesquisa teve como objetivo identificar a prevalência das internações psiquiátricas em um hospital do oeste de Santa Catarina. Trata-se de estudo transversal descritivo e analítico. Os dados pesquisados foram obtidos mediante Relatório de Internamentos emitidas pela instituição. Foi obtido um tempo médio de internação de 29 dias. Referente a faixa etária, uma prevalência de internações entre 26 e 59 anos, a prevalência se deu por pacientes do sexo masculino, quando realizado um comparativo entre idade e sexo, mostrou-se que em todas as faixas etárias o predomínio foi do sexo masculino. Obteve-se variados diagnósticos que levaram a internação psiquiátrica, dentre eles, os mais prevalentes foram: Transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de álcool – Síndrome de dependência, esquizofrenia paranoide, transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de múltiplas drogas e ao uso de substancias psicoativas, dependência e transtorno depressivo recorrente, episodio atual grave sem sintomas psicóticos. Conclui-se que a admissão de pacientes em hospital geral se deu, em sua maioria por pessoas do sexo masculino, com idade média de 42 anos, com tempo médio de 29 dias hospitalizados, em razão de transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de álcool.
id Ânima_0cae7bd4296bf8d6add3bef1f61a0857
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/27095
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Prevalência de internações por doenças psiquiátricas em um hospital do Oeste de Santa Catarina no período de 2016 a 2020.Saúde mentalPsiquiatriaInternações psiquiátricasDoenças psiquiátricasConsiderando as mudanças nos marcos legais com relação a política de saúde mental e o número escasso de estudos que avaliam o perfil e prevalência de internamentos psiquiátricos no país, esta pesquisa teve como objetivo identificar a prevalência das internações psiquiátricas em um hospital do oeste de Santa Catarina. Trata-se de estudo transversal descritivo e analítico. Os dados pesquisados foram obtidos mediante Relatório de Internamentos emitidas pela instituição. Foi obtido um tempo médio de internação de 29 dias. Referente a faixa etária, uma prevalência de internações entre 26 e 59 anos, a prevalência se deu por pacientes do sexo masculino, quando realizado um comparativo entre idade e sexo, mostrou-se que em todas as faixas etárias o predomínio foi do sexo masculino. Obteve-se variados diagnósticos que levaram a internação psiquiátrica, dentre eles, os mais prevalentes foram: Transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de álcool – Síndrome de dependência, esquizofrenia paranoide, transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de múltiplas drogas e ao uso de substancias psicoativas, dependência e transtorno depressivo recorrente, episodio atual grave sem sintomas psicóticos. Conclui-se que a admissão de pacientes em hospital geral se deu, em sua maioria por pessoas do sexo masculino, com idade média de 42 anos, com tempo médio de 29 dias hospitalizados, em razão de transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de álcool.Bussolo, Alan GoulartSpaniol, Gabriel2022-12-01T18:03:27Z2022-12-01T18:03:27Z2022-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis29 f.application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27095TubarãoAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-12-01T18:03:28Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/27095Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-12-01T18:03:28Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prevalência de internações por doenças psiquiátricas em um hospital do Oeste de Santa Catarina no período de 2016 a 2020.
title Prevalência de internações por doenças psiquiátricas em um hospital do Oeste de Santa Catarina no período de 2016 a 2020.
spellingShingle Prevalência de internações por doenças psiquiátricas em um hospital do Oeste de Santa Catarina no período de 2016 a 2020.
Spaniol, Gabriel
Saúde mental
Psiquiatria
Internações psiquiátricas
Doenças psiquiátricas
title_short Prevalência de internações por doenças psiquiátricas em um hospital do Oeste de Santa Catarina no período de 2016 a 2020.
title_full Prevalência de internações por doenças psiquiátricas em um hospital do Oeste de Santa Catarina no período de 2016 a 2020.
title_fullStr Prevalência de internações por doenças psiquiátricas em um hospital do Oeste de Santa Catarina no período de 2016 a 2020.
title_full_unstemmed Prevalência de internações por doenças psiquiátricas em um hospital do Oeste de Santa Catarina no período de 2016 a 2020.
title_sort Prevalência de internações por doenças psiquiátricas em um hospital do Oeste de Santa Catarina no período de 2016 a 2020.
author Spaniol, Gabriel
author_facet Spaniol, Gabriel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bussolo, Alan Goulart
dc.contributor.author.fl_str_mv Spaniol, Gabriel
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde mental
Psiquiatria
Internações psiquiátricas
Doenças psiquiátricas
topic Saúde mental
Psiquiatria
Internações psiquiátricas
Doenças psiquiátricas
description Considerando as mudanças nos marcos legais com relação a política de saúde mental e o número escasso de estudos que avaliam o perfil e prevalência de internamentos psiquiátricos no país, esta pesquisa teve como objetivo identificar a prevalência das internações psiquiátricas em um hospital do oeste de Santa Catarina. Trata-se de estudo transversal descritivo e analítico. Os dados pesquisados foram obtidos mediante Relatório de Internamentos emitidas pela instituição. Foi obtido um tempo médio de internação de 29 dias. Referente a faixa etária, uma prevalência de internações entre 26 e 59 anos, a prevalência se deu por pacientes do sexo masculino, quando realizado um comparativo entre idade e sexo, mostrou-se que em todas as faixas etárias o predomínio foi do sexo masculino. Obteve-se variados diagnósticos que levaram a internação psiquiátrica, dentre eles, os mais prevalentes foram: Transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de álcool – Síndrome de dependência, esquizofrenia paranoide, transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de múltiplas drogas e ao uso de substancias psicoativas, dependência e transtorno depressivo recorrente, episodio atual grave sem sintomas psicóticos. Conclui-se que a admissão de pacientes em hospital geral se deu, em sua maioria por pessoas do sexo masculino, com idade média de 42 anos, com tempo médio de 29 dias hospitalizados, em razão de transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de álcool.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-01T18:03:27Z
2022-12-01T18:03:27Z
2022-06-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27095
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 29 f.
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415806144020480