A interferência das falsas memórias no reconhecimento de pessoas no processo penal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Maria Eduarda
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20585
Resumo: O objetivo desta monografia concerne em identificar as formas de interferência do fenômeno das falsas memórias no meio de prova de reconhecimento de pessoas no processo penal. Para tal fim, aplica-se no estudo o método de abordagem dedutivo, a bibliografia como técnica de pesquisa, e o método de procedimento monográfico. Com o propósito de compreensão do objetivo da pesquisa, preliminarmente versa-se acerca das provas existentes no processo penal, em que dentre elas, há o reconhecimento de pessoas, item abordado juntamente com os seus procedimentos, especialmente no tocante ao reconhecimento pessoal em juízo e por fotografia. Sendo tal prova dependente das memórias da vítima ou testemunha, discorre-se sobre as noções de memória humana, bem como o seu processo de concepção e modificação, e o fenômeno das falsas memórias. À vista disso, explana-se a respeito da relação existente entre as falsas lembranças e o reconhecimento de pessoas, com a finalidade de verificar possíveis falhas de reconhecimento em razão de alterações das memórias sobre o autor do fato. Com a conclusão do trabalho, constata-se a existência de diversas formas de atuação das falsas memórias no reconhecimento de pessoas, ocasionando na perda de qualidade probatória, e demandando pela aplicação de medidas preventivas em sede policial e judicial para buscar minimizar a interferência no processo penal.
id Ânima_0cca1a71a8f684e55560ad052bb92129
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/20585
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A interferência das falsas memórias no reconhecimento de pessoas no processo penalFalsas memóriasReconhecimento de pessoasProcesso PenalO objetivo desta monografia concerne em identificar as formas de interferência do fenômeno das falsas memórias no meio de prova de reconhecimento de pessoas no processo penal. Para tal fim, aplica-se no estudo o método de abordagem dedutivo, a bibliografia como técnica de pesquisa, e o método de procedimento monográfico. Com o propósito de compreensão do objetivo da pesquisa, preliminarmente versa-se acerca das provas existentes no processo penal, em que dentre elas, há o reconhecimento de pessoas, item abordado juntamente com os seus procedimentos, especialmente no tocante ao reconhecimento pessoal em juízo e por fotografia. Sendo tal prova dependente das memórias da vítima ou testemunha, discorre-se sobre as noções de memória humana, bem como o seu processo de concepção e modificação, e o fenômeno das falsas memórias. À vista disso, explana-se a respeito da relação existente entre as falsas lembranças e o reconhecimento de pessoas, com a finalidade de verificar possíveis falhas de reconhecimento em razão de alterações das memórias sobre o autor do fato. Com a conclusão do trabalho, constata-se a existência de diversas formas de atuação das falsas memórias no reconhecimento de pessoas, ocasionando na perda de qualidade probatória, e demandando pela aplicação de medidas preventivas em sede policial e judicial para buscar minimizar a interferência no processo penal.Tagliari, Priscila de AzambujaCorrêa, Maria Eduarda2021-12-21T19:51:54Z2021-12-21T19:51:54Z2021-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis67 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20585Florianópolisporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-21T19:51:56Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/20585Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-12-21T19:51:56Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A interferência das falsas memórias no reconhecimento de pessoas no processo penal
title A interferência das falsas memórias no reconhecimento de pessoas no processo penal
spellingShingle A interferência das falsas memórias no reconhecimento de pessoas no processo penal
Corrêa, Maria Eduarda
Falsas memórias
Reconhecimento de pessoas
Processo Penal
title_short A interferência das falsas memórias no reconhecimento de pessoas no processo penal
title_full A interferência das falsas memórias no reconhecimento de pessoas no processo penal
title_fullStr A interferência das falsas memórias no reconhecimento de pessoas no processo penal
title_full_unstemmed A interferência das falsas memórias no reconhecimento de pessoas no processo penal
title_sort A interferência das falsas memórias no reconhecimento de pessoas no processo penal
author Corrêa, Maria Eduarda
author_facet Corrêa, Maria Eduarda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tagliari, Priscila de Azambuja
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Maria Eduarda
dc.subject.por.fl_str_mv Falsas memórias
Reconhecimento de pessoas
Processo Penal
topic Falsas memórias
Reconhecimento de pessoas
Processo Penal
description O objetivo desta monografia concerne em identificar as formas de interferência do fenômeno das falsas memórias no meio de prova de reconhecimento de pessoas no processo penal. Para tal fim, aplica-se no estudo o método de abordagem dedutivo, a bibliografia como técnica de pesquisa, e o método de procedimento monográfico. Com o propósito de compreensão do objetivo da pesquisa, preliminarmente versa-se acerca das provas existentes no processo penal, em que dentre elas, há o reconhecimento de pessoas, item abordado juntamente com os seus procedimentos, especialmente no tocante ao reconhecimento pessoal em juízo e por fotografia. Sendo tal prova dependente das memórias da vítima ou testemunha, discorre-se sobre as noções de memória humana, bem como o seu processo de concepção e modificação, e o fenômeno das falsas memórias. À vista disso, explana-se a respeito da relação existente entre as falsas lembranças e o reconhecimento de pessoas, com a finalidade de verificar possíveis falhas de reconhecimento em razão de alterações das memórias sobre o autor do fato. Com a conclusão do trabalho, constata-se a existência de diversas formas de atuação das falsas memórias no reconhecimento de pessoas, ocasionando na perda de qualidade probatória, e demandando pela aplicação de medidas preventivas em sede policial e judicial para buscar minimizar a interferência no processo penal.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-21T19:51:54Z
2021-12-21T19:51:54Z
2021-12-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20585
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 67 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415853289046016