Aplicabilidade do princípio in dubio pro reo na sentença de pronúncia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Andressa Lobato
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7365
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo verificar a aplicabilidade do princípio in dubio pro reo na sentença de pronúncia. Utiliza-se, para tanto, o pensamento dedutivo e a técnica de pesquisa bibliográfica com o uso de doutrinas, jurisprudências e legislação. Para uma melhor contextualização acerca do tema em apreço, o trabalho é iniciado com a definição da sentença de pronúncia, impronúncia e absolvição sumária. Situam-se o teor da sentença de pronúncia, com a identificação da autoria e materialidade delitiva, além dos efeitos que dela decorrem. Apontam-se acerca das principiologias jurídicas, principalmente no que concernem aos princípios constitucionais e processuais penais, partindo do estudo de tais princípios para verificar a possibilidade da aplicação do adágio do in dubio pro reo na sentença de pronúncia. Contextualizam-se, ainda, os princípios que regem a sentença de pronúncia e o Tribunal do júri. Por fim, adentra-se na discussão acerca da aplicação dos princípios in dubio pro reo ou in dubio pro societate na sentença de pronúncia quando há dúvidas acerca da autoria ou materialidade do acusado. Diante da discussão, constata-se que a adoção do referido adágio como standard probatório, com o intuito de resolver uma dúvida judicial, infringe, ao mesmo tempo, a preceito do in dubio pro reo, enquanto consequência da presunção de inocência, e a dignidade humana, uma vez que submete uma pessoa a julgamento, a despeito da não segurança quanto aos requisitos mínimos para a prolação da sentença de pronúncia.
id Ânima_3a19c4edfc5862f7a22d88294251175a
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/7365
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Aplicabilidade do princípio in dubio pro reo na sentença de pronúnciaPrincípio in dubio pro reoPrincípio in dubio pro societateSentença de pronúnciaO presente trabalho tem como objetivo verificar a aplicabilidade do princípio in dubio pro reo na sentença de pronúncia. Utiliza-se, para tanto, o pensamento dedutivo e a técnica de pesquisa bibliográfica com o uso de doutrinas, jurisprudências e legislação. Para uma melhor contextualização acerca do tema em apreço, o trabalho é iniciado com a definição da sentença de pronúncia, impronúncia e absolvição sumária. Situam-se o teor da sentença de pronúncia, com a identificação da autoria e materialidade delitiva, além dos efeitos que dela decorrem. Apontam-se acerca das principiologias jurídicas, principalmente no que concernem aos princípios constitucionais e processuais penais, partindo do estudo de tais princípios para verificar a possibilidade da aplicação do adágio do in dubio pro reo na sentença de pronúncia. Contextualizam-se, ainda, os princípios que regem a sentença de pronúncia e o Tribunal do júri. Por fim, adentra-se na discussão acerca da aplicação dos princípios in dubio pro reo ou in dubio pro societate na sentença de pronúncia quando há dúvidas acerca da autoria ou materialidade do acusado. Diante da discussão, constata-se que a adoção do referido adágio como standard probatório, com o intuito de resolver uma dúvida judicial, infringe, ao mesmo tempo, a preceito do in dubio pro reo, enquanto consequência da presunção de inocência, e a dignidade humana, uma vez que submete uma pessoa a julgamento, a despeito da não segurança quanto aos requisitos mínimos para a prolação da sentença de pronúncia.Becker, ElianaRocha, Andressa Lobato2018-07-05T11:34:31Z2020-11-27T06:23:48Z2018-07-05T11:34:31Z2020-11-27T06:23:48Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis57application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7365Direito - FlorianópolisFlorianópolisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T00:11:23Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/7365Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T00:11:23Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aplicabilidade do princípio in dubio pro reo na sentença de pronúncia
title Aplicabilidade do princípio in dubio pro reo na sentença de pronúncia
spellingShingle Aplicabilidade do princípio in dubio pro reo na sentença de pronúncia
Rocha, Andressa Lobato
Princípio in dubio pro reo
Princípio in dubio pro societate
Sentença de pronúncia
title_short Aplicabilidade do princípio in dubio pro reo na sentença de pronúncia
title_full Aplicabilidade do princípio in dubio pro reo na sentença de pronúncia
title_fullStr Aplicabilidade do princípio in dubio pro reo na sentença de pronúncia
title_full_unstemmed Aplicabilidade do princípio in dubio pro reo na sentença de pronúncia
title_sort Aplicabilidade do princípio in dubio pro reo na sentença de pronúncia
author Rocha, Andressa Lobato
author_facet Rocha, Andressa Lobato
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Becker, Eliana
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Andressa Lobato
dc.subject.por.fl_str_mv Princípio in dubio pro reo
Princípio in dubio pro societate
Sentença de pronúncia
topic Princípio in dubio pro reo
Princípio in dubio pro societate
Sentença de pronúncia
description O presente trabalho tem como objetivo verificar a aplicabilidade do princípio in dubio pro reo na sentença de pronúncia. Utiliza-se, para tanto, o pensamento dedutivo e a técnica de pesquisa bibliográfica com o uso de doutrinas, jurisprudências e legislação. Para uma melhor contextualização acerca do tema em apreço, o trabalho é iniciado com a definição da sentença de pronúncia, impronúncia e absolvição sumária. Situam-se o teor da sentença de pronúncia, com a identificação da autoria e materialidade delitiva, além dos efeitos que dela decorrem. Apontam-se acerca das principiologias jurídicas, principalmente no que concernem aos princípios constitucionais e processuais penais, partindo do estudo de tais princípios para verificar a possibilidade da aplicação do adágio do in dubio pro reo na sentença de pronúncia. Contextualizam-se, ainda, os princípios que regem a sentença de pronúncia e o Tribunal do júri. Por fim, adentra-se na discussão acerca da aplicação dos princípios in dubio pro reo ou in dubio pro societate na sentença de pronúncia quando há dúvidas acerca da autoria ou materialidade do acusado. Diante da discussão, constata-se que a adoção do referido adágio como standard probatório, com o intuito de resolver uma dúvida judicial, infringe, ao mesmo tempo, a preceito do in dubio pro reo, enquanto consequência da presunção de inocência, e a dignidade humana, uma vez que submete uma pessoa a julgamento, a despeito da não segurança quanto aos requisitos mínimos para a prolação da sentença de pronúncia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-05T11:34:31Z
2018-07-05T11:34:31Z
2018
2020-11-27T06:23:48Z
2020-11-27T06:23:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7365
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Direito - Florianópolis
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 57
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415847624638464