A humanização da pena com o uso do monitoramento eletrônico como alternativa à prisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ariel da Silveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15574
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso possui o objetivo de debater a funcionalidade do sistema de Monitoramento Eletrônico como alternativa à prisão. Apresenta os principais princípios constitucionais que são aplicados para manter o uso da monitoração eletrônica, sem que haja constrangimentos da integridade da pessoa humana, com o intuito de humanizar a pena estabelecida. Trata-se de como funciona o sistema carcerário brasileiro com a implementação da Lei de Execuções Penais, Lei 7.210/84, que humanizou a execução penal. É tratado também a análise da Lei 12.258/10, conhecida como Lei da Monitoração eletrônica, e a Lei 12.403/11, Lei das Medidas Cautelares, que permitiu o uso da tornozeleira eletrônica como medida cautelar. Após essas importantes noções, o trabalho monográfico demonstra o surgimento do monitoramento eletrônico, bem como a tecnologia implementada no equipamento utilizado, e os custos comparativos da tornozeleira eletrônica com a manutenção de penitenciárias. Foram utilizadas durante este trabalho, informações disponibilizadas pelo DEAP/SC, para um maior esclarecimento de como funciona o monitoramento no estado de Santa Catarina. Pode-se concluir que há vantagens com o uso da tornozeleira eletrônica, tanto no meio econômico quanto no meio social, disponibilizando penas mais dignas, não corrompendo o indivíduo por completo, fazendo com que regresse a sociedade e se arrependa de seus atos.
id Ânima_4e1704f41a26d1a8aab294bbbe9acdbd
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/15574
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A humanização da pena com o uso do monitoramento eletrônico como alternativa à prisãoMonitoramento eletrônicoSistema carcerárioTornozeleira eletrônicaAlternativa à prisãoHumanização da penaEste Trabalho de Conclusão de Curso possui o objetivo de debater a funcionalidade do sistema de Monitoramento Eletrônico como alternativa à prisão. Apresenta os principais princípios constitucionais que são aplicados para manter o uso da monitoração eletrônica, sem que haja constrangimentos da integridade da pessoa humana, com o intuito de humanizar a pena estabelecida. Trata-se de como funciona o sistema carcerário brasileiro com a implementação da Lei de Execuções Penais, Lei 7.210/84, que humanizou a execução penal. É tratado também a análise da Lei 12.258/10, conhecida como Lei da Monitoração eletrônica, e a Lei 12.403/11, Lei das Medidas Cautelares, que permitiu o uso da tornozeleira eletrônica como medida cautelar. Após essas importantes noções, o trabalho monográfico demonstra o surgimento do monitoramento eletrônico, bem como a tecnologia implementada no equipamento utilizado, e os custos comparativos da tornozeleira eletrônica com a manutenção de penitenciárias. Foram utilizadas durante este trabalho, informações disponibilizadas pelo DEAP/SC, para um maior esclarecimento de como funciona o monitoramento no estado de Santa Catarina. Pode-se concluir que há vantagens com o uso da tornozeleira eletrônica, tanto no meio econômico quanto no meio social, disponibilizando penas mais dignas, não corrompendo o indivíduo por completo, fazendo com que regresse a sociedade e se arrependa de seus atos.Mombach, Patrícia RibeiraPereira, Ariel da Silveira2020-12-16T14:06:41Z2021-08-04T16:35:12Z2020-12-16T14:06:41Z2021-08-04T16:35:12Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis78 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15574Direito - Pedra BrancaPalhoçaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-08-06T07:41:48Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/15574Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-08-06T07:41:48Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A humanização da pena com o uso do monitoramento eletrônico como alternativa à prisão
title A humanização da pena com o uso do monitoramento eletrônico como alternativa à prisão
spellingShingle A humanização da pena com o uso do monitoramento eletrônico como alternativa à prisão
Pereira, Ariel da Silveira
Monitoramento eletrônico
Sistema carcerário
Tornozeleira eletrônica
Alternativa à prisão
Humanização da pena
title_short A humanização da pena com o uso do monitoramento eletrônico como alternativa à prisão
title_full A humanização da pena com o uso do monitoramento eletrônico como alternativa à prisão
title_fullStr A humanização da pena com o uso do monitoramento eletrônico como alternativa à prisão
title_full_unstemmed A humanização da pena com o uso do monitoramento eletrônico como alternativa à prisão
title_sort A humanização da pena com o uso do monitoramento eletrônico como alternativa à prisão
author Pereira, Ariel da Silveira
author_facet Pereira, Ariel da Silveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mombach, Patrícia Ribeira
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ariel da Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Monitoramento eletrônico
Sistema carcerário
Tornozeleira eletrônica
Alternativa à prisão
Humanização da pena
topic Monitoramento eletrônico
Sistema carcerário
Tornozeleira eletrônica
Alternativa à prisão
Humanização da pena
description Este Trabalho de Conclusão de Curso possui o objetivo de debater a funcionalidade do sistema de Monitoramento Eletrônico como alternativa à prisão. Apresenta os principais princípios constitucionais que são aplicados para manter o uso da monitoração eletrônica, sem que haja constrangimentos da integridade da pessoa humana, com o intuito de humanizar a pena estabelecida. Trata-se de como funciona o sistema carcerário brasileiro com a implementação da Lei de Execuções Penais, Lei 7.210/84, que humanizou a execução penal. É tratado também a análise da Lei 12.258/10, conhecida como Lei da Monitoração eletrônica, e a Lei 12.403/11, Lei das Medidas Cautelares, que permitiu o uso da tornozeleira eletrônica como medida cautelar. Após essas importantes noções, o trabalho monográfico demonstra o surgimento do monitoramento eletrônico, bem como a tecnologia implementada no equipamento utilizado, e os custos comparativos da tornozeleira eletrônica com a manutenção de penitenciárias. Foram utilizadas durante este trabalho, informações disponibilizadas pelo DEAP/SC, para um maior esclarecimento de como funciona o monitoramento no estado de Santa Catarina. Pode-se concluir que há vantagens com o uso da tornozeleira eletrônica, tanto no meio econômico quanto no meio social, disponibilizando penas mais dignas, não corrompendo o indivíduo por completo, fazendo com que regresse a sociedade e se arrependa de seus atos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-16T14:06:41Z
2020-12-16T14:06:41Z
2020
2021-08-04T16:35:12Z
2021-08-04T16:35:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15574
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Direito - Pedra Branca
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 78 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Palhoça
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415796349272064