MakeIn
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24805 |
Resumo: | Os laboratórios de fabricação digital são uma criação da cultura maker, também conhecidos como FabLabs. Os FabLabs são espaços criados para o desenvolvimento de projetos digitais. No meio estudantil, estes ambientes contribuem para a construção de um aprendizado onde o estudante se torna protagonista da sua jornada, absorvendo conhecimento de maneiras não convencionais. O objetivo central deste projeto é disponibilizar conhecimento de forma simplificada, trabalhar a criatividade nas pessoas e facilitar a utilização de espaços de fabricação digital através da comunicação. Realizando então, através de metodologias, a análise dos perfis do público acadêmico da Universidade São Judas Tadeu campus Unimonte, visando compreender suas dificuldades, sendo estas, principalmente ligadas ao acesso à informação e utilização dos equipamentos do espaço de fabricação digital, Makerspace, situado dentro da própria instituição. Propõe-se nesta monografia, a partir das pesquisas realizadas, o desenvolvimento de um aplicativo nomeado MakeIn, capaz de facilitar o acesso à informação e auxiliar o aproveitamento dos usuários dentro do espaço Maker proporcionando seu protagonismo na vida universitária. |
id |
Ânima_507de150eec75457a5102610d3ef846b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/24805 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
MakeInMakeInMakerFabLabEducação disruptivaAplicativo EducacionalUniversidadeCriatividadeOs laboratórios de fabricação digital são uma criação da cultura maker, também conhecidos como FabLabs. Os FabLabs são espaços criados para o desenvolvimento de projetos digitais. No meio estudantil, estes ambientes contribuem para a construção de um aprendizado onde o estudante se torna protagonista da sua jornada, absorvendo conhecimento de maneiras não convencionais. O objetivo central deste projeto é disponibilizar conhecimento de forma simplificada, trabalhar a criatividade nas pessoas e facilitar a utilização de espaços de fabricação digital através da comunicação. Realizando então, através de metodologias, a análise dos perfis do público acadêmico da Universidade São Judas Tadeu campus Unimonte, visando compreender suas dificuldades, sendo estas, principalmente ligadas ao acesso à informação e utilização dos equipamentos do espaço de fabricação digital, Makerspace, situado dentro da própria instituição. Propõe-se nesta monografia, a partir das pesquisas realizadas, o desenvolvimento de um aplicativo nomeado MakeIn, capaz de facilitar o acesso à informação e auxiliar o aproveitamento dos usuários dentro do espaço Maker proporcionando seu protagonismo na vida universitária.Frosch, RenatoJoaquim, Laura MariaDimas, EderMalvão, João PedroMoura, Jonathan William2022-07-13T17:41:29Z2022-07-13T17:41:29Z2022-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis95application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24805Universidade São Judas TadeuAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-07-13T17:41:35Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/24805Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-07-13T17:41:35Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
MakeIn MakeIn |
title |
MakeIn |
spellingShingle |
MakeIn Joaquim, Laura Maria Maker FabLab Educação disruptiva Aplicativo Educacional Universidade Criatividade |
title_short |
MakeIn |
title_full |
MakeIn |
title_fullStr |
MakeIn |
title_full_unstemmed |
MakeIn |
title_sort |
MakeIn |
author |
Joaquim, Laura Maria |
author_facet |
Joaquim, Laura Maria Dimas, Eder Malvão, João Pedro Moura, Jonathan William |
author_role |
author |
author2 |
Dimas, Eder Malvão, João Pedro Moura, Jonathan William |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Frosch, Renato |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Joaquim, Laura Maria Dimas, Eder Malvão, João Pedro Moura, Jonathan William |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Maker FabLab Educação disruptiva Aplicativo Educacional Universidade Criatividade |
topic |
Maker FabLab Educação disruptiva Aplicativo Educacional Universidade Criatividade |
description |
Os laboratórios de fabricação digital são uma criação da cultura maker, também conhecidos como FabLabs. Os FabLabs são espaços criados para o desenvolvimento de projetos digitais. No meio estudantil, estes ambientes contribuem para a construção de um aprendizado onde o estudante se torna protagonista da sua jornada, absorvendo conhecimento de maneiras não convencionais. O objetivo central deste projeto é disponibilizar conhecimento de forma simplificada, trabalhar a criatividade nas pessoas e facilitar a utilização de espaços de fabricação digital através da comunicação. Realizando então, através de metodologias, a análise dos perfis do público acadêmico da Universidade São Judas Tadeu campus Unimonte, visando compreender suas dificuldades, sendo estas, principalmente ligadas ao acesso à informação e utilização dos equipamentos do espaço de fabricação digital, Makerspace, situado dentro da própria instituição. Propõe-se nesta monografia, a partir das pesquisas realizadas, o desenvolvimento de um aplicativo nomeado MakeIn, capaz de facilitar o acesso à informação e auxiliar o aproveitamento dos usuários dentro do espaço Maker proporcionando seu protagonismo na vida universitária. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-13T17:41:29Z 2022-07-13T17:41:29Z 2022-07-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24805 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24805 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
95 application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Universidade São Judas Tadeu |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415837485957120 |