Os impactos da pejotização nas relações de trabalho.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Adriana
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31519
Resumo: O objetivo deste estudo é identificar os aspectos que marcam atualmente o fenômeno da pejotização nas relações de trabalho. Pretendeu-se apontar aspectos da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT e as conquistas sociais no Brasil e no mundo; conceituar o princípio da proteção ao trabalhador; diferenciar a relação de trabalho e de emprego; enfocar os elementos que caracterizam a relação de emprego; analisar as alterações e as justificativas da flexibilização nas relações de trabalho na Reforma Trabalhista com a Lei n. 13.467/2017; conceituar o instituto da pejotização e explicar a diferenças entre pejotização, trabalhador autônomo e terceirização; evidenciar as decisões jurídicas do Tribunal Regional do Trabalho – TRT e do Supremo Tribunal Federal - STF sobre a interpretação do instituto da pejotização. Optou-se pela pesquisa bibliográfica e exploratória com a finalidade de conhecer as contribuições dos autores sobre o tema, com base em um estudo teórico-normativo, a partir de uma pesquisa bibliográfica e jurisprudencial. Os resultados demonstraram que o instituto da pejotização foi acatado pela Supremo Tribunal Federal, como legal voltado para certos fins em relação aos empregados hipersuficientes, com requisitos de remuneração e de nível superior condizentes, para escolher o tipo de formalização jurídica na prestação de serviços. Deve haver um cuidado dos juízes de avaliar os elementos formadores dessa contratação, à fim de que se obtenha a certeza de que não se trata de trabalhador hipossuficiente, coagido a aceitar o instituto da pejotização. De modo que se interpreta, nesse caso uma fraude ou ilicitude se forem evidenciados que não existem os requisitos necessário que não estão vinculados aos elementos convencionais das relações de trabalho, na medida em que se trata de situação de prestação e serviços com profissionais hipersuficientes, com alto nível de escolarização e boa remuneração.
id Ânima_7009025a98a5e2c9937270de71b705cd
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/31519
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Os impactos da pejotização nas relações de trabalho.PejotizaçãoConsolidação das Leis do TrabalhoConquistas Sociais dos trabalhadoresReforma trabalhistaRelações de Trabalho.O objetivo deste estudo é identificar os aspectos que marcam atualmente o fenômeno da pejotização nas relações de trabalho. Pretendeu-se apontar aspectos da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT e as conquistas sociais no Brasil e no mundo; conceituar o princípio da proteção ao trabalhador; diferenciar a relação de trabalho e de emprego; enfocar os elementos que caracterizam a relação de emprego; analisar as alterações e as justificativas da flexibilização nas relações de trabalho na Reforma Trabalhista com a Lei n. 13.467/2017; conceituar o instituto da pejotização e explicar a diferenças entre pejotização, trabalhador autônomo e terceirização; evidenciar as decisões jurídicas do Tribunal Regional do Trabalho – TRT e do Supremo Tribunal Federal - STF sobre a interpretação do instituto da pejotização. Optou-se pela pesquisa bibliográfica e exploratória com a finalidade de conhecer as contribuições dos autores sobre o tema, com base em um estudo teórico-normativo, a partir de uma pesquisa bibliográfica e jurisprudencial. Os resultados demonstraram que o instituto da pejotização foi acatado pela Supremo Tribunal Federal, como legal voltado para certos fins em relação aos empregados hipersuficientes, com requisitos de remuneração e de nível superior condizentes, para escolher o tipo de formalização jurídica na prestação de serviços. Deve haver um cuidado dos juízes de avaliar os elementos formadores dessa contratação, à fim de que se obtenha a certeza de que não se trata de trabalhador hipossuficiente, coagido a aceitar o instituto da pejotização. De modo que se interpreta, nesse caso uma fraude ou ilicitude se forem evidenciados que não existem os requisitos necessário que não estão vinculados aos elementos convencionais das relações de trabalho, na medida em que se trata de situação de prestação e serviços com profissionais hipersuficientes, com alto nível de escolarização e boa remuneração.Martins, RoseliOliveira, Adriana2023-01-16T20:27:57Z2023-01-16T20:27:57Z2022-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis42 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31519São Paulo - SPAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2023-01-16T20:27:59Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/31519Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2023-01-16T20:27:59Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os impactos da pejotização nas relações de trabalho.
title Os impactos da pejotização nas relações de trabalho.
spellingShingle Os impactos da pejotização nas relações de trabalho.
Oliveira, Adriana
Pejotização
Consolidação das Leis do Trabalho
Conquistas Sociais dos trabalhadores
Reforma trabalhista
Relações de Trabalho.
title_short Os impactos da pejotização nas relações de trabalho.
title_full Os impactos da pejotização nas relações de trabalho.
title_fullStr Os impactos da pejotização nas relações de trabalho.
title_full_unstemmed Os impactos da pejotização nas relações de trabalho.
title_sort Os impactos da pejotização nas relações de trabalho.
author Oliveira, Adriana
author_facet Oliveira, Adriana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Roseli
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Pejotização
Consolidação das Leis do Trabalho
Conquistas Sociais dos trabalhadores
Reforma trabalhista
Relações de Trabalho.
topic Pejotização
Consolidação das Leis do Trabalho
Conquistas Sociais dos trabalhadores
Reforma trabalhista
Relações de Trabalho.
description O objetivo deste estudo é identificar os aspectos que marcam atualmente o fenômeno da pejotização nas relações de trabalho. Pretendeu-se apontar aspectos da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT e as conquistas sociais no Brasil e no mundo; conceituar o princípio da proteção ao trabalhador; diferenciar a relação de trabalho e de emprego; enfocar os elementos que caracterizam a relação de emprego; analisar as alterações e as justificativas da flexibilização nas relações de trabalho na Reforma Trabalhista com a Lei n. 13.467/2017; conceituar o instituto da pejotização e explicar a diferenças entre pejotização, trabalhador autônomo e terceirização; evidenciar as decisões jurídicas do Tribunal Regional do Trabalho – TRT e do Supremo Tribunal Federal - STF sobre a interpretação do instituto da pejotização. Optou-se pela pesquisa bibliográfica e exploratória com a finalidade de conhecer as contribuições dos autores sobre o tema, com base em um estudo teórico-normativo, a partir de uma pesquisa bibliográfica e jurisprudencial. Os resultados demonstraram que o instituto da pejotização foi acatado pela Supremo Tribunal Federal, como legal voltado para certos fins em relação aos empregados hipersuficientes, com requisitos de remuneração e de nível superior condizentes, para escolher o tipo de formalização jurídica na prestação de serviços. Deve haver um cuidado dos juízes de avaliar os elementos formadores dessa contratação, à fim de que se obtenha a certeza de que não se trata de trabalhador hipossuficiente, coagido a aceitar o instituto da pejotização. De modo que se interpreta, nesse caso uma fraude ou ilicitude se forem evidenciados que não existem os requisitos necessário que não estão vinculados aos elementos convencionais das relações de trabalho, na medida em que se trata de situação de prestação e serviços com profissionais hipersuficientes, com alto nível de escolarização e boa remuneração.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-05
2023-01-16T20:27:57Z
2023-01-16T20:27:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31519
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 42 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo - SP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415858648317952