A influência da alimentação na Síndrome do Ovário Policístico: Revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Lays Soares de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Luana Stephanie Figueirôa, Silva, Maria Eduarda dos Santos, Silva, Melissa Almeida Gomes da
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29353
Resumo: Introdução: A síndrome do ovário policístico (SOP) é caracterizada por uma alteração na produção hormonal, estando associada há uma concentração aumentada de andrógenos, essa desordem é muito comum em mulheres em idade fértil. As suas manifestações compreendem alterações no processo de ovulação e no período menstrual, aumento do peso corporal, acnes e hirsutismo, assim como possuem relação direta com a resistência à insulina e a obesidade. Objetivo: Apresentar a importância e os benefícios de uma alimentação saudável e adequada, afim de proporcionar um melhor controle da síndrome do ovário policístico pelas mulheres portadoras. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão literária, onde foram selecionados periódicos nacionais e internacionais publicados entre os anos de 2012-2022, com levantamento realizado junto às bases de dados de sites como Google Acadêmico, SciELO e Pubmed. Dos 35 estudos encontrados, 11 foram elegíveis de acordo com os critérios estabelecidos nesta revisão. Resultados: Foi observado intervenções nutricionais envolvendo a dieta cetogênica, dieta mediterrânea, alimentação anti-inflamatória, dieta hiperproteica, chá verde, uso de tilacoides, além de suplementação de vitamina D, avaliação do magnésio sérico, utilização de Coenzima Q10 e vitamina E, tendo resultados mais relevantes em torno do controle do peso, redução dos andrógenos e principalmente no perfil da glicose de portadoras da SOP. Conclusão: O presente estudo retratou resultados positivos, onde mudanças no estilo de vida são importantes no controle da doença e trazem efeitos satisfatórios nos aspectos metabólicos e reprodutivos das mulheres, porém mais estudos ainda precisam ser realizados.
id Ânima_87c61e1d313f85d40d6d834254f72d56
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/29353
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A influência da alimentação na Síndrome do Ovário Policístico: Revisão de literaturaThe influence of food on Polycystic Ovary Syndrome: Literature reviewMulheresObesidadeResistência à InsulinaSíndrome do Ovário PolicísticoIntrodução: A síndrome do ovário policístico (SOP) é caracterizada por uma alteração na produção hormonal, estando associada há uma concentração aumentada de andrógenos, essa desordem é muito comum em mulheres em idade fértil. As suas manifestações compreendem alterações no processo de ovulação e no período menstrual, aumento do peso corporal, acnes e hirsutismo, assim como possuem relação direta com a resistência à insulina e a obesidade. Objetivo: Apresentar a importância e os benefícios de uma alimentação saudável e adequada, afim de proporcionar um melhor controle da síndrome do ovário policístico pelas mulheres portadoras. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão literária, onde foram selecionados periódicos nacionais e internacionais publicados entre os anos de 2012-2022, com levantamento realizado junto às bases de dados de sites como Google Acadêmico, SciELO e Pubmed. Dos 35 estudos encontrados, 11 foram elegíveis de acordo com os critérios estabelecidos nesta revisão. Resultados: Foi observado intervenções nutricionais envolvendo a dieta cetogênica, dieta mediterrânea, alimentação anti-inflamatória, dieta hiperproteica, chá verde, uso de tilacoides, além de suplementação de vitamina D, avaliação do magnésio sérico, utilização de Coenzima Q10 e vitamina E, tendo resultados mais relevantes em torno do controle do peso, redução dos andrógenos e principalmente no perfil da glicose de portadoras da SOP. Conclusão: O presente estudo retratou resultados positivos, onde mudanças no estilo de vida são importantes no controle da doença e trazem efeitos satisfatórios nos aspectos metabólicos e reprodutivos das mulheres, porém mais estudos ainda precisam ser realizados.Albuquerque, Mariana Mendonça deSouza, Lays Soares deSilva, Luana Stephanie FigueirôaSilva, Maria Eduarda dos SantosSilva, Melissa Almeida Gomes da2022-12-15T21:40:42Z2022-12-15T21:40:42Z2022-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis30 f.application/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29353Jaboatão dos GuararapesAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-12-15T21:40:44Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/29353Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-12-15T21:40:44Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da alimentação na Síndrome do Ovário Policístico: Revisão de literatura
The influence of food on Polycystic Ovary Syndrome: Literature review
title A influência da alimentação na Síndrome do Ovário Policístico: Revisão de literatura
spellingShingle A influência da alimentação na Síndrome do Ovário Policístico: Revisão de literatura
Souza, Lays Soares de
Mulheres
Obesidade
Resistência à Insulina
Síndrome do Ovário Policístico
title_short A influência da alimentação na Síndrome do Ovário Policístico: Revisão de literatura
title_full A influência da alimentação na Síndrome do Ovário Policístico: Revisão de literatura
title_fullStr A influência da alimentação na Síndrome do Ovário Policístico: Revisão de literatura
title_full_unstemmed A influência da alimentação na Síndrome do Ovário Policístico: Revisão de literatura
title_sort A influência da alimentação na Síndrome do Ovário Policístico: Revisão de literatura
author Souza, Lays Soares de
author_facet Souza, Lays Soares de
Silva, Luana Stephanie Figueirôa
Silva, Maria Eduarda dos Santos
Silva, Melissa Almeida Gomes da
author_role author
author2 Silva, Luana Stephanie Figueirôa
Silva, Maria Eduarda dos Santos
Silva, Melissa Almeida Gomes da
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Albuquerque, Mariana Mendonça de
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Lays Soares de
Silva, Luana Stephanie Figueirôa
Silva, Maria Eduarda dos Santos
Silva, Melissa Almeida Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres
Obesidade
Resistência à Insulina
Síndrome do Ovário Policístico
topic Mulheres
Obesidade
Resistência à Insulina
Síndrome do Ovário Policístico
description Introdução: A síndrome do ovário policístico (SOP) é caracterizada por uma alteração na produção hormonal, estando associada há uma concentração aumentada de andrógenos, essa desordem é muito comum em mulheres em idade fértil. As suas manifestações compreendem alterações no processo de ovulação e no período menstrual, aumento do peso corporal, acnes e hirsutismo, assim como possuem relação direta com a resistência à insulina e a obesidade. Objetivo: Apresentar a importância e os benefícios de uma alimentação saudável e adequada, afim de proporcionar um melhor controle da síndrome do ovário policístico pelas mulheres portadoras. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão literária, onde foram selecionados periódicos nacionais e internacionais publicados entre os anos de 2012-2022, com levantamento realizado junto às bases de dados de sites como Google Acadêmico, SciELO e Pubmed. Dos 35 estudos encontrados, 11 foram elegíveis de acordo com os critérios estabelecidos nesta revisão. Resultados: Foi observado intervenções nutricionais envolvendo a dieta cetogênica, dieta mediterrânea, alimentação anti-inflamatória, dieta hiperproteica, chá verde, uso de tilacoides, além de suplementação de vitamina D, avaliação do magnésio sérico, utilização de Coenzima Q10 e vitamina E, tendo resultados mais relevantes em torno do controle do peso, redução dos andrógenos e principalmente no perfil da glicose de portadoras da SOP. Conclusão: O presente estudo retratou resultados positivos, onde mudanças no estilo de vida são importantes no controle da doença e trazem efeitos satisfatórios nos aspectos metabólicos e reprodutivos das mulheres, porém mais estudos ainda precisam ser realizados.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-15T21:40:42Z
2022-12-15T21:40:42Z
2022-12-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29353
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 30 f.
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Jaboatão dos Guararapes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415855655682048