Principais alterações na lei de improbidade administrativa estabelecidas pela lei n° 14.230/2021
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27967 |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho é explanar e analisar as principais alterações provenientes da Lei n° 14.203/2021 em comparação aos antigos dispositivos da Lei n° 8.429/1992, conhecida como Lei de Improbidade Administrativa – LIA, ainda em vigência no ordenamento brasileiro. Para isso, é utilizado o método de pesquisa bibliográfica, de modo que, para a elucidação da problemática da pesquisa, ter-se-á como bases as doutrinas, jurisprudências e as próprias legislações. Ademais, a pesquisa contará com uma abordagem qualitativa, analisando de forma contextual os aspectos gerais da administração pública; a improbidade administrativa; os sujeitos ativos do ato de improbidade; os elementos subjetivos nos atos de improbidade; a legitimidade ativa para propor ação de improbidade; os prazos prescricionais da LIA e a questão do Direito Intertemporal na LIA. Assim, a conclusão adquirida com o trabalho revela que as principais alterações na Lei nº 8.429/92 foram as inclusões expressas tanto dos agentes políticos e pessoas jurídicas, quanto a exigibilidade da conduta dolosa à responsabilidade por atos ímprobos, bem como as mudanças na legitimidade ativa e os novos prazos prescricionais fixados. |
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Principais alterações na lei de improbidade administrativa estabelecidas pela lei n° 14.230/2021Lei de Improbidade AdministrativaLei nº 8.429/1992Lei nº 14.230/2021O objetivo do presente trabalho é explanar e analisar as principais alterações provenientes da Lei n° 14.203/2021 em comparação aos antigos dispositivos da Lei n° 8.429/1992, conhecida como Lei de Improbidade Administrativa – LIA, ainda em vigência no ordenamento brasileiro. Para isso, é utilizado o método de pesquisa bibliográfica, de modo que, para a elucidação da problemática da pesquisa, ter-se-á como bases as doutrinas, jurisprudências e as próprias legislações. Ademais, a pesquisa contará com uma abordagem qualitativa, analisando de forma contextual os aspectos gerais da administração pública; a improbidade administrativa; os sujeitos ativos do ato de improbidade; os elementos subjetivos nos atos de improbidade; a legitimidade ativa para propor ação de improbidade; os prazos prescricionais da LIA e a questão do Direito Intertemporal na LIA. Assim, a conclusão adquirida com o trabalho revela que as principais alterações na Lei nº 8.429/92 foram as inclusões expressas tanto dos agentes políticos e pessoas jurídicas, quanto a exigibilidade da conduta dolosa à responsabilidade por atos ímprobos, bem como as mudanças na legitimidade ativa e os novos prazos prescricionais fixados.Baião, Henrique Barros Souto MaiorSilva, Emily Aguiar da2022-12-09T11:12:43Z2022-12-09T11:12:43Z2022-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis63 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27967FlorianópolisAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-12-09T11:12:44Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/27967Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-12-09T11:12:44Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
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