Deformidades flexurais em equinos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Josiel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: SIMÕES, Beatriz
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18009
Resumo: O cavalo, tal como conhecemos hoje, em sua forma Equus caballus já habitava no planeta há cerca de dois milhões de anos, quando ainda possuía um porte menor, como felino (Hyracotherium sandrae). Este animal passou por diversas mudanças intrínsecas e extrínsecas, do ponto de vista anatômico, principalmente em seu sistema locomotor, que o capacitou para percorrer longas distâncias e se espalhar por quase todas as regiões do mundo. No Brasil, desde sua inserção, o cavalo já ocupou varias funções, ele já foi utilizado como o animal mais rústico que ajudava o trabalhador rural arar o solo, no entanto o cenário hoje é bastante diferente. Portanto, revisar o que for encontrado de mais atual a respeito das deformidades flexurais em equinos é de grande importância visto que é um tema pouco explorado na literatura, quando comparado a outras alterações anatômicas. Os equinos se destacam quando se fala a respeito de sistema locomotor, seu mecanismo de estática e dinâmica em ambos os membros, faz com que possam sustentar o peso corporal elevado sem que haja um grande esforço muscular, além de ocorrer redução das fadigas. No entanto, quando ocorre uma falha no desenvolvimento ou o equino sofre algum trauma no sistema locomotor, gera o flexionamento restrito ou a inabilidade de uma articulação estender-se completamente que denominada se deformidade flexural e pode classificar-se em congênitas ou adquiridas.
id Ânima_f7db0dc35c3144a28a0fc1a58c5f141e
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/18009
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Deformidades flexurais em equinosFlexural Deformities in EquinesDeformidades por flexión en equinosLocomotorArticulaçãoLigamentosVeterináriaEquinoO cavalo, tal como conhecemos hoje, em sua forma Equus caballus já habitava no planeta há cerca de dois milhões de anos, quando ainda possuía um porte menor, como felino (Hyracotherium sandrae). Este animal passou por diversas mudanças intrínsecas e extrínsecas, do ponto de vista anatômico, principalmente em seu sistema locomotor, que o capacitou para percorrer longas distâncias e se espalhar por quase todas as regiões do mundo. No Brasil, desde sua inserção, o cavalo já ocupou varias funções, ele já foi utilizado como o animal mais rústico que ajudava o trabalhador rural arar o solo, no entanto o cenário hoje é bastante diferente. Portanto, revisar o que for encontrado de mais atual a respeito das deformidades flexurais em equinos é de grande importância visto que é um tema pouco explorado na literatura, quando comparado a outras alterações anatômicas. Os equinos se destacam quando se fala a respeito de sistema locomotor, seu mecanismo de estática e dinâmica em ambos os membros, faz com que possam sustentar o peso corporal elevado sem que haja um grande esforço muscular, além de ocorrer redução das fadigas. No entanto, quando ocorre uma falha no desenvolvimento ou o equino sofre algum trauma no sistema locomotor, gera o flexionamento restrito ou a inabilidade de uma articulação estender-se completamente que denominada se deformidade flexural e pode classificar-se em congênitas ou adquiridas.SANTOS, JoãoSILVA, JosielSIMÕES, Beatriz2021-12-04T00:04:24Z2021-12-04T00:04:24Z2021-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis19application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18009GuanambiAtribuição 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-12-10T07:13:25Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/18009Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-12-10T07:13:25Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Deformidades flexurais em equinos
Flexural Deformities in Equines
Deformidades por flexión en equinos
title Deformidades flexurais em equinos
spellingShingle Deformidades flexurais em equinos
SILVA, Josiel
Locomotor
Articulação
Ligamentos
Veterinária
Equino
title_short Deformidades flexurais em equinos
title_full Deformidades flexurais em equinos
title_fullStr Deformidades flexurais em equinos
title_full_unstemmed Deformidades flexurais em equinos
title_sort Deformidades flexurais em equinos
author SILVA, Josiel
author_facet SILVA, Josiel
SIMÕES, Beatriz
author_role author
author2 SIMÕES, Beatriz
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTOS, João
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Josiel
SIMÕES, Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Locomotor
Articulação
Ligamentos
Veterinária
Equino
topic Locomotor
Articulação
Ligamentos
Veterinária
Equino
description O cavalo, tal como conhecemos hoje, em sua forma Equus caballus já habitava no planeta há cerca de dois milhões de anos, quando ainda possuía um porte menor, como felino (Hyracotherium sandrae). Este animal passou por diversas mudanças intrínsecas e extrínsecas, do ponto de vista anatômico, principalmente em seu sistema locomotor, que o capacitou para percorrer longas distâncias e se espalhar por quase todas as regiões do mundo. No Brasil, desde sua inserção, o cavalo já ocupou varias funções, ele já foi utilizado como o animal mais rústico que ajudava o trabalhador rural arar o solo, no entanto o cenário hoje é bastante diferente. Portanto, revisar o que for encontrado de mais atual a respeito das deformidades flexurais em equinos é de grande importância visto que é um tema pouco explorado na literatura, quando comparado a outras alterações anatômicas. Os equinos se destacam quando se fala a respeito de sistema locomotor, seu mecanismo de estática e dinâmica em ambos os membros, faz com que possam sustentar o peso corporal elevado sem que haja um grande esforço muscular, além de ocorrer redução das fadigas. No entanto, quando ocorre uma falha no desenvolvimento ou o equino sofre algum trauma no sistema locomotor, gera o flexionamento restrito ou a inabilidade de uma articulação estender-se completamente que denominada se deformidade flexural e pode classificar-se em congênitas ou adquiridas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-04T00:04:24Z
2021-12-04T00:04:24Z
2021-11-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18009
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 19
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Guanambi
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415826991808512