Processo de diagnóstico da surdez em crianças na percepção de familiares e gestores

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Main Author: Silva,Luciana Santos Gerosino da
Publication Date: 2013
Other Authors: Gonçalves,Claudia Giglio de Oliveira
Format: Article
Language: por
Source: Audiology - Communication Research
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Summary: OBJETIVO: Analisar a percepção de familiares e gestores (educação e saúde) sobre o processo de diagnóstico da surdez em crianças de um município do Paraná. MÉTODOS: A coleta de dados deu-se a partir da técnica de grupo focal formado por dez pais e por entrevista aberta individual com gestores. A análise do material extraído foi feita por meio do estudo do conteúdo na modalidade temática. A discussão dos dados foi organizada pela análise das falas dos sujeitos. RESULTADOS: Foi possível extrair duas grandes categorias temáticas: frustração no processo de diagnóstico, acolhimento e orientação; dificuldades na relação intersetorial Saúde e Educação. CONCLUSÃO: Os desdobramentos da surdez diagnosticada tardiamente permearam os âmbitos relacionados à saúde e à educação das crianças com surdez. O diagnóstico precoce e o acolhimento adequado não ocorreu na maioria das crianças e verificou-se que a relação intersetorial (saúde e educação) é insatisfatória.
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