Intervenções vocais diretas e indiretas em professores: revisão sistemática da literatura
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Audiology - Communication Research |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312013000400019 |
Resumo: | OBJETIVO: Verificar a eficácia das intervenções vocais diretas e indiretas, de forma isolada e combinada, na prevenção de distúrbios vocais em professores, por meio de revisão sistemática da literatura. ESTRATÉGIAS DE PESQUISA: Foram pesquisados artigos de janeiro de 1980 a abril de 2013, nas bases de dados eletrônicas MEDLINE (acessado pelo PubMed), PubMed, LILACS, SciELO, Scopus e Web of Science. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: Foram incluídos todos os artigos que tinham como objetivo principal algum tipo de intervenção com professores e que fossem ensaios controlados randomizados. Excluíram-se artigos que apresentavam indivíduos com alterações de laringe e voz e que estivessem afastados de sua profissão. RESULTADOS: Como resultado da busca inicial, foram identificados 677 estudos, dentre os quais, cinco atendiam aos critérios de inclusão. Somou-se a esses mais quatro artigos, encontrados nas referências bibliográficas dos estudos selecionados para a fase de leitura do texto completo. CONCLUSÃO: A intervenção combinada (direta e indireta) apresentou melhora significativa em parâmetros da qualidade vocal e na autoavaliação da voz, mesmo em curto período de tempo. Em outros estudos, cujo foco era a comparação entre a intervenção combinada e intervenções isoladas (direta ou indireta), não foram observadas diferenças significativas, apesar de serem descritas melhoras em alguns dos parâmetros vocais avaliados. Como limitação desta revisão, pode-se incluir a restrição quanto ao desenho metodológico dos estudos, incluindo apenas ensaios clínicos randomizados. A intervenção vocal combinada apresenta resultados mais expressivos do que a intervenção isolada. |
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