A inclusão da disciplina de Libras nos cursos de licenciatura: visão do futuro docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iachinski,Luci Teixeira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Berberian,Ana Paula, Pereira,Adriano de Souza, Guarinello,Ana Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Audiology - Communication Research
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100305
Resumo: RESUMO Objetivo Descrever a percepção de acadêmicos de licenciatura a respeito da disciplina Língua Brasileira de Sinais - Libras, quanto à sua organização e importância na formação profissional, bem como o entendimento dos acadêmicos sobre a Libras e a surdez. Métodos Foi realizada uma pesquisa com 59 acadêmicos de duas universidades localizadas em uma cidade no Sul do Brasil, que cursavam licenciaturas e que já haviam finalizado essa disciplina. A coleta dos dados ocorreu por meio da aplicação de questionário sobre a disciplina de Libras, sua organização e propósito. Resultados Notou-se, nas respostas dos discentes, que a organização e o funcionamento da disciplina, pelos docentes, parecem seguir uma tendência de ensino de vocabulário e gramática da língua, em detrimento de questões mais abrangentes sobre a surdez, os surdos e sua própria inclusão. A maioria dos participantes afirmou que a disciplina teve um impacto importante na sua visão com relação aos surdos e à Libras. Conclusão Destaca-se a necessidade de mais estudos relacionados à inserção da disciplina de Libras nos cursos de licenciatura, para que os discentes não tenham contato apenas com a língua de sinais, enquanto sistema linguístico, mas sim com discussões mais abrangentes a respeito da educação de surdos.
id ABAU-1_f9b93a99d9dc04b31d7bf302ec1b2d0b
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-64312019000100305
network_acronym_str ABAU-1
network_name_str Audiology - Communication Research
repository_id_str
spelling A inclusão da disciplina de Libras nos cursos de licenciatura: visão do futuro docenteLinguagem de sinaisEnsino superiorSurdezLegislaçãoInclusão educacionalRESUMO Objetivo Descrever a percepção de acadêmicos de licenciatura a respeito da disciplina Língua Brasileira de Sinais - Libras, quanto à sua organização e importância na formação profissional, bem como o entendimento dos acadêmicos sobre a Libras e a surdez. Métodos Foi realizada uma pesquisa com 59 acadêmicos de duas universidades localizadas em uma cidade no Sul do Brasil, que cursavam licenciaturas e que já haviam finalizado essa disciplina. A coleta dos dados ocorreu por meio da aplicação de questionário sobre a disciplina de Libras, sua organização e propósito. Resultados Notou-se, nas respostas dos discentes, que a organização e o funcionamento da disciplina, pelos docentes, parecem seguir uma tendência de ensino de vocabulário e gramática da língua, em detrimento de questões mais abrangentes sobre a surdez, os surdos e sua própria inclusão. A maioria dos participantes afirmou que a disciplina teve um impacto importante na sua visão com relação aos surdos e à Libras. Conclusão Destaca-se a necessidade de mais estudos relacionados à inserção da disciplina de Libras nos cursos de licenciatura, para que os discentes não tenham contato apenas com a língua de sinais, enquanto sistema linguístico, mas sim com discussões mais abrangentes a respeito da educação de surdos.Academia Brasileira de Audiologia2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100305Audiology - Communication Research v.24 2019reponame:Audiology - Communication Researchinstname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)instacron:ABAU10.1590/2317-6431-2018-2070info:eu-repo/semantics/openAccessIachinski,Luci TeixeiraBerberian,Ana PaulaPereira,Adriano de SouzaGuarinello,Ana Cristinapor2019-03-25T00:00:00Zoai:scielo:S2317-64312019000100305Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2317-6431&lng=pt&nrm=isoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@audiologiabrasil.org.br2317-64312317-6431opendoar:2019-03-25T00:00Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)false
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão da disciplina de Libras nos cursos de licenciatura: visão do futuro docente
title A inclusão da disciplina de Libras nos cursos de licenciatura: visão do futuro docente
spellingShingle A inclusão da disciplina de Libras nos cursos de licenciatura: visão do futuro docente
Iachinski,Luci Teixeira
Linguagem de sinais
Ensino superior
Surdez
Legislação
Inclusão educacional
title_short A inclusão da disciplina de Libras nos cursos de licenciatura: visão do futuro docente
title_full A inclusão da disciplina de Libras nos cursos de licenciatura: visão do futuro docente
title_fullStr A inclusão da disciplina de Libras nos cursos de licenciatura: visão do futuro docente
title_full_unstemmed A inclusão da disciplina de Libras nos cursos de licenciatura: visão do futuro docente
title_sort A inclusão da disciplina de Libras nos cursos de licenciatura: visão do futuro docente
author Iachinski,Luci Teixeira
author_facet Iachinski,Luci Teixeira
Berberian,Ana Paula
Pereira,Adriano de Souza
Guarinello,Ana Cristina
author_role author
author2 Berberian,Ana Paula
Pereira,Adriano de Souza
Guarinello,Ana Cristina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Iachinski,Luci Teixeira
Berberian,Ana Paula
Pereira,Adriano de Souza
Guarinello,Ana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem de sinais
Ensino superior
Surdez
Legislação
Inclusão educacional
topic Linguagem de sinais
Ensino superior
Surdez
Legislação
Inclusão educacional
description RESUMO Objetivo Descrever a percepção de acadêmicos de licenciatura a respeito da disciplina Língua Brasileira de Sinais - Libras, quanto à sua organização e importância na formação profissional, bem como o entendimento dos acadêmicos sobre a Libras e a surdez. Métodos Foi realizada uma pesquisa com 59 acadêmicos de duas universidades localizadas em uma cidade no Sul do Brasil, que cursavam licenciaturas e que já haviam finalizado essa disciplina. A coleta dos dados ocorreu por meio da aplicação de questionário sobre a disciplina de Libras, sua organização e propósito. Resultados Notou-se, nas respostas dos discentes, que a organização e o funcionamento da disciplina, pelos docentes, parecem seguir uma tendência de ensino de vocabulário e gramática da língua, em detrimento de questões mais abrangentes sobre a surdez, os surdos e sua própria inclusão. A maioria dos participantes afirmou que a disciplina teve um impacto importante na sua visão com relação aos surdos e à Libras. Conclusão Destaca-se a necessidade de mais estudos relacionados à inserção da disciplina de Libras nos cursos de licenciatura, para que os discentes não tenham contato apenas com a língua de sinais, enquanto sistema linguístico, mas sim com discussões mais abrangentes a respeito da educação de surdos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100305
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2317-6431-2018-2070
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Audiologia
publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Audiologia
dc.source.none.fl_str_mv Audiology - Communication Research v.24 2019
reponame:Audiology - Communication Research
instname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
instacron:ABAU
instname_str Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
instacron_str ABAU
institution ABAU
reponame_str Audiology - Communication Research
collection Audiology - Communication Research
repository.name.fl_str_mv Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
repository.mail.fl_str_mv revista@audiologiabrasil.org.br
_version_ 1754302982170607616