MODELOS BIOCLIMÁTICOS DE VERÃO E INVERNO PARA CIDADE MÉDIA EM CLIMA SUBTROPICAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gobo, João Paulo Assis
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Faria, Marlon Resende, Galvani, Emerson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Climatologia (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/66084
Resumo: Há uma lacuna existente quanto a estudos direcionados a análise do conforto térmico humano em ambientes urbanos de médio e pequeno porte, onde quase metade da população urbana mundial vive. No Brasil, tais estudos são fundamentais pela expressão que as cidades pequenas e médias tomaram nos últimos anos, além de desempenharem papel importante na dinâmica econômica e espacial do país. Deste modo, o presente estudo propôs a definição de dois modelos empíricos sazonais baseado em entrevistas transversais realizadas na cidade de médio porte de Santa Maria - RS, com base nos dados meteorológicos de temperatura do ar, umidade relativa do ar, velocidade do vento e temperatura radiante média, nos dados subjetivos observados nas entrevistas, e nos dados fisiológicos de Índice de Massa Corporal (I.M.C.) obtidos a partir do peso e da altura dos entrevistados. Para tanto, foram obtidos dados meteorológicos por meio de uma estação meteorológica automática instalada no centro da cidade, onde também foram entrevistadas 1720 pessoas por meio de um questionário adaptado do modelo estabelecido pela norma ISO 10551, e, para a obtenção dos modelos, executou-se regressões lineares a partir dos dados separados de verão e inverno. Em seguida foi executada a validação dos modelos propostos por meio da comparação entre modelos já tradicionais na literatura, tais como o PET, SET e PMV, os quais foram calibrados para a área de estudo. Os resultados observados propuseram os novos modelos empíricos para áreas urbanas de médio porte em clima subtropical, o Modelo Subtropical de Verão (MSV) e o Modelo Subtropical de Inverno (MSI), os quais foram validados e apresentaram taxa de acerto superior a 80%, superior às taxas de acertos encontradas para índices tradicionais como o PET, SET e o PMV também testados para área de estudo.
id ABCLIMA-1_3ad5e871a81e5f3b409c6475737830fc
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/66084
network_acronym_str ABCLIMA-1
network_name_str Revista Brasileira de Climatologia (Online)
repository_id_str
spelling MODELOS BIOCLIMÁTICOS DE VERÃO E INVERNO PARA CIDADE MÉDIA EM CLIMA SUBTROPICALconforto térmico; clima urbano; Modelo Subtropical de Verão; Modelo Subtropical de InvernoHá uma lacuna existente quanto a estudos direcionados a análise do conforto térmico humano em ambientes urbanos de médio e pequeno porte, onde quase metade da população urbana mundial vive. No Brasil, tais estudos são fundamentais pela expressão que as cidades pequenas e médias tomaram nos últimos anos, além de desempenharem papel importante na dinâmica econômica e espacial do país. Deste modo, o presente estudo propôs a definição de dois modelos empíricos sazonais baseado em entrevistas transversais realizadas na cidade de médio porte de Santa Maria - RS, com base nos dados meteorológicos de temperatura do ar, umidade relativa do ar, velocidade do vento e temperatura radiante média, nos dados subjetivos observados nas entrevistas, e nos dados fisiológicos de Índice de Massa Corporal (I.M.C.) obtidos a partir do peso e da altura dos entrevistados. Para tanto, foram obtidos dados meteorológicos por meio de uma estação meteorológica automática instalada no centro da cidade, onde também foram entrevistadas 1720 pessoas por meio de um questionário adaptado do modelo estabelecido pela norma ISO 10551, e, para a obtenção dos modelos, executou-se regressões lineares a partir dos dados separados de verão e inverno. Em seguida foi executada a validação dos modelos propostos por meio da comparação entre modelos já tradicionais na literatura, tais como o PET, SET e PMV, os quais foram calibrados para a área de estudo. Os resultados observados propuseram os novos modelos empíricos para áreas urbanas de médio porte em clima subtropical, o Modelo Subtropical de Verão (MSV) e o Modelo Subtropical de Inverno (MSI), os quais foram validados e apresentaram taxa de acerto superior a 80%, superior às taxas de acertos encontradas para índices tradicionais como o PET, SET e o PMV também testados para área de estudo.Universidade Federal do ParanáConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoGobo, João Paulo AssisFaria, Marlon ResendeGalvani, Emerson2020-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/6608410.5380/abclima.v26i0.66084Revista Brasileira de Climatologia; v. 26 (2020)2237-86421980-055X10.5380/abclima.v26i0reponame:Revista Brasileira de Climatologia (Online)instname:ABClimainstacron:ABCLIMAporhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/66084/40334SubtropicalDireitos autorais 2020 João Paulo Assis Gobo, Marlon Resende Faria, Emerson Galvaniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-26T11:00:15Zoai:revistas.ufpr.br:article/66084Revistahttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/oaiegalvani@usp.br || rbclima2014@gmail.com2237-86421980-055Xopendoar:2020-03-26T11:00:15Revista Brasileira de Climatologia (Online) - ABClimafalse
dc.title.none.fl_str_mv MODELOS BIOCLIMÁTICOS DE VERÃO E INVERNO PARA CIDADE MÉDIA EM CLIMA SUBTROPICAL
title MODELOS BIOCLIMÁTICOS DE VERÃO E INVERNO PARA CIDADE MÉDIA EM CLIMA SUBTROPICAL
spellingShingle MODELOS BIOCLIMÁTICOS DE VERÃO E INVERNO PARA CIDADE MÉDIA EM CLIMA SUBTROPICAL
Gobo, João Paulo Assis
conforto térmico; clima urbano; Modelo Subtropical de Verão; Modelo Subtropical de Inverno
title_short MODELOS BIOCLIMÁTICOS DE VERÃO E INVERNO PARA CIDADE MÉDIA EM CLIMA SUBTROPICAL
title_full MODELOS BIOCLIMÁTICOS DE VERÃO E INVERNO PARA CIDADE MÉDIA EM CLIMA SUBTROPICAL
title_fullStr MODELOS BIOCLIMÁTICOS DE VERÃO E INVERNO PARA CIDADE MÉDIA EM CLIMA SUBTROPICAL
title_full_unstemmed MODELOS BIOCLIMÁTICOS DE VERÃO E INVERNO PARA CIDADE MÉDIA EM CLIMA SUBTROPICAL
title_sort MODELOS BIOCLIMÁTICOS DE VERÃO E INVERNO PARA CIDADE MÉDIA EM CLIMA SUBTROPICAL
author Gobo, João Paulo Assis
author_facet Gobo, João Paulo Assis
Faria, Marlon Resende
Galvani, Emerson
author_role author
author2 Faria, Marlon Resende
Galvani, Emerson
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
dc.contributor.author.fl_str_mv Gobo, João Paulo Assis
Faria, Marlon Resende
Galvani, Emerson
dc.subject.por.fl_str_mv conforto térmico; clima urbano; Modelo Subtropical de Verão; Modelo Subtropical de Inverno
topic conforto térmico; clima urbano; Modelo Subtropical de Verão; Modelo Subtropical de Inverno
description Há uma lacuna existente quanto a estudos direcionados a análise do conforto térmico humano em ambientes urbanos de médio e pequeno porte, onde quase metade da população urbana mundial vive. No Brasil, tais estudos são fundamentais pela expressão que as cidades pequenas e médias tomaram nos últimos anos, além de desempenharem papel importante na dinâmica econômica e espacial do país. Deste modo, o presente estudo propôs a definição de dois modelos empíricos sazonais baseado em entrevistas transversais realizadas na cidade de médio porte de Santa Maria - RS, com base nos dados meteorológicos de temperatura do ar, umidade relativa do ar, velocidade do vento e temperatura radiante média, nos dados subjetivos observados nas entrevistas, e nos dados fisiológicos de Índice de Massa Corporal (I.M.C.) obtidos a partir do peso e da altura dos entrevistados. Para tanto, foram obtidos dados meteorológicos por meio de uma estação meteorológica automática instalada no centro da cidade, onde também foram entrevistadas 1720 pessoas por meio de um questionário adaptado do modelo estabelecido pela norma ISO 10551, e, para a obtenção dos modelos, executou-se regressões lineares a partir dos dados separados de verão e inverno. Em seguida foi executada a validação dos modelos propostos por meio da comparação entre modelos já tradicionais na literatura, tais como o PET, SET e PMV, os quais foram calibrados para a área de estudo. Os resultados observados propuseram os novos modelos empíricos para áreas urbanas de médio porte em clima subtropical, o Modelo Subtropical de Verão (MSV) e o Modelo Subtropical de Inverno (MSI), os quais foram validados e apresentaram taxa de acerto superior a 80%, superior às taxas de acertos encontradas para índices tradicionais como o PET, SET e o PMV também testados para área de estudo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-10
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/66084
10.5380/abclima.v26i0.66084
url https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/66084
identifier_str_mv 10.5380/abclima.v26i0.66084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/66084/40334
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 João Paulo Assis Gobo, Marlon Resende Faria, Emerson Galvani
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 João Paulo Assis Gobo, Marlon Resende Faria, Emerson Galvani
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Subtropical


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Climatologia; v. 26 (2020)
2237-8642
1980-055X
10.5380/abclima.v26i0
reponame:Revista Brasileira de Climatologia (Online)
instname:ABClima
instacron:ABCLIMA
instname_str ABClima
instacron_str ABCLIMA
institution ABCLIMA
reponame_str Revista Brasileira de Climatologia (Online)
collection Revista Brasileira de Climatologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Climatologia (Online) - ABClima
repository.mail.fl_str_mv egalvani@usp.br || rbclima2014@gmail.com
_version_ 1754839544036851712