Metodologias de aprendizagem ativa na formação do bibliotecário : inovações no ensino de Gestão da Informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prudencio, Dayanne da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Luisi Maria Costa de, Matos, Elesbão de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
Texto Completo: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/180
Resumo: Descreve a experiência de aplicação de metodologias problematizadoras no ensino da disciplina Gestão Estratégica da Informação e do Conhecimento que integra o currículo do curso de bacharelado em Biblioteconomia. Objetiva demonstrar como as metodologias ativas de aprendizagem podem ser aplicadas no ensino de Biblioteconomia e quais são os benefícios para os discentes no processo de aprendizagem. Durante o processo, foram utilizadas estratégias como a gamificação, aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas e aprendizagem baseada em pesquisa. Caracteriza-se como pesquisa descritiva e de abordagem qualitativa no que tange à análise dos dados coletados.  A experiência contou com a participação de discentes-monitores que atuaram no planejamento e desenvolvimento de bibliografia sobre a temática abordada na disciplina, mediação das equipes durante aplicação das técnicas e no suporte aos alunos de modo presencial e remoto. O Google Classroom foi utilizado como ambiente virtual de aprendizado (AVA) para comunicação entre a docente, discentes e os discentes-monitores e neste foram incluídos os planos de aula, material instrucional, lista de exercícios e bibliografia complementar. As atividades avaliativas foram realizadas propondo resolução de problemas informacionais e produção de produtos informacionais e atividades de socialização de conhecimentos. A problematização tem se constituído como uma ferramenta de motivação, instrumentalização e capacitação dos futuros profissionais para a resolução de problemas reais. Além disso, proporciona aos alunos o desenvolvimento de habilidades de comunicação, relacionamento interpessoal, argumentação e correlação teórico-prática. O processo de monitoria permitiu ressignificar a gestão da informação e do conhecimento como práticas profissionais, identificar a eficácia dos métodos adotados e permitir um melhor aproveitamento da disciplina e alcance dos objetivos propostos no programa da disciplina.
id ABECIN-1_564a9f8a3a70f546d48e60048e9e8a50
oai_identifier_str oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/180
network_acronym_str ABECIN-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository_id_str
spelling Metodologias de aprendizagem ativa na formação do bibliotecário : inovações no ensino de Gestão da InformaçãoEnsino em biblioteconomiaMetodologias de aprendizagem ativaInovação pedagógicaGestão da Informação.Descreve a experiência de aplicação de metodologias problematizadoras no ensino da disciplina Gestão Estratégica da Informação e do Conhecimento que integra o currículo do curso de bacharelado em Biblioteconomia. Objetiva demonstrar como as metodologias ativas de aprendizagem podem ser aplicadas no ensino de Biblioteconomia e quais são os benefícios para os discentes no processo de aprendizagem. Durante o processo, foram utilizadas estratégias como a gamificação, aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas e aprendizagem baseada em pesquisa. Caracteriza-se como pesquisa descritiva e de abordagem qualitativa no que tange à análise dos dados coletados.  A experiência contou com a participação de discentes-monitores que atuaram no planejamento e desenvolvimento de bibliografia sobre a temática abordada na disciplina, mediação das equipes durante aplicação das técnicas e no suporte aos alunos de modo presencial e remoto. O Google Classroom foi utilizado como ambiente virtual de aprendizado (AVA) para comunicação entre a docente, discentes e os discentes-monitores e neste foram incluídos os planos de aula, material instrucional, lista de exercícios e bibliografia complementar. As atividades avaliativas foram realizadas propondo resolução de problemas informacionais e produção de produtos informacionais e atividades de socialização de conhecimentos. A problematização tem se constituído como uma ferramenta de motivação, instrumentalização e capacitação dos futuros profissionais para a resolução de problemas reais. Além disso, proporciona aos alunos o desenvolvimento de habilidades de comunicação, relacionamento interpessoal, argumentação e correlação teórico-prática. O processo de monitoria permitiu ressignificar a gestão da informação e do conhecimento como práticas profissionais, identificar a eficácia dos métodos adotados e permitir um melhor aproveitamento da disciplina e alcance dos objetivos propostos no programa da disciplina.ABECIN2020-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/18010.24208/rebecin.v6i2.180Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 6 No. 2 (2019); 82-96Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 6 Núm. 2 (2019); 82-96Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 6 n. 2 (2019); 82-962358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/180/184Prudencio, Dayanne da SilvaOliveira, Luisi Maria Costa deMatos, Elesbão de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-14T02:33:44Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/180Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-08-14T02:33:44Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias de aprendizagem ativa na formação do bibliotecário : inovações no ensino de Gestão da Informação
title Metodologias de aprendizagem ativa na formação do bibliotecário : inovações no ensino de Gestão da Informação
spellingShingle Metodologias de aprendizagem ativa na formação do bibliotecário : inovações no ensino de Gestão da Informação
Prudencio, Dayanne da Silva
Ensino em biblioteconomia
Metodologias de aprendizagem ativa
Inovação pedagógica
Gestão da Informação.
title_short Metodologias de aprendizagem ativa na formação do bibliotecário : inovações no ensino de Gestão da Informação
title_full Metodologias de aprendizagem ativa na formação do bibliotecário : inovações no ensino de Gestão da Informação
title_fullStr Metodologias de aprendizagem ativa na formação do bibliotecário : inovações no ensino de Gestão da Informação
title_full_unstemmed Metodologias de aprendizagem ativa na formação do bibliotecário : inovações no ensino de Gestão da Informação
title_sort Metodologias de aprendizagem ativa na formação do bibliotecário : inovações no ensino de Gestão da Informação
author Prudencio, Dayanne da Silva
author_facet Prudencio, Dayanne da Silva
Oliveira, Luisi Maria Costa de
Matos, Elesbão de Oliveira
author_role author
author2 Oliveira, Luisi Maria Costa de
Matos, Elesbão de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prudencio, Dayanne da Silva
Oliveira, Luisi Maria Costa de
Matos, Elesbão de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino em biblioteconomia
Metodologias de aprendizagem ativa
Inovação pedagógica
Gestão da Informação.
topic Ensino em biblioteconomia
Metodologias de aprendizagem ativa
Inovação pedagógica
Gestão da Informação.
description Descreve a experiência de aplicação de metodologias problematizadoras no ensino da disciplina Gestão Estratégica da Informação e do Conhecimento que integra o currículo do curso de bacharelado em Biblioteconomia. Objetiva demonstrar como as metodologias ativas de aprendizagem podem ser aplicadas no ensino de Biblioteconomia e quais são os benefícios para os discentes no processo de aprendizagem. Durante o processo, foram utilizadas estratégias como a gamificação, aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas e aprendizagem baseada em pesquisa. Caracteriza-se como pesquisa descritiva e de abordagem qualitativa no que tange à análise dos dados coletados.  A experiência contou com a participação de discentes-monitores que atuaram no planejamento e desenvolvimento de bibliografia sobre a temática abordada na disciplina, mediação das equipes durante aplicação das técnicas e no suporte aos alunos de modo presencial e remoto. O Google Classroom foi utilizado como ambiente virtual de aprendizado (AVA) para comunicação entre a docente, discentes e os discentes-monitores e neste foram incluídos os planos de aula, material instrucional, lista de exercícios e bibliografia complementar. As atividades avaliativas foram realizadas propondo resolução de problemas informacionais e produção de produtos informacionais e atividades de socialização de conhecimentos. A problematização tem se constituído como uma ferramenta de motivação, instrumentalização e capacitação dos futuros profissionais para a resolução de problemas reais. Além disso, proporciona aos alunos o desenvolvimento de habilidades de comunicação, relacionamento interpessoal, argumentação e correlação teórico-prática. O processo de monitoria permitiu ressignificar a gestão da informação e do conhecimento como práticas profissionais, identificar a eficácia dos métodos adotados e permitir um melhor aproveitamento da disciplina e alcance dos objetivos propostos no programa da disciplina.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/180
10.24208/rebecin.v6i2.180
url https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/180
identifier_str_mv 10.24208/rebecin.v6i2.180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/180/184
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABECIN
publisher.none.fl_str_mv ABECIN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 6 No. 2 (2019); 82-96
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 6 Núm. 2 (2019); 82-96
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 6 n. 2 (2019); 82-96
2358-3193
reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron:ABECIN
instname_str Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron_str ABECIN
institution ABECIN
reponame_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
collection Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
repository.mail.fl_str_mv ||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com
_version_ 1754565314710863872