Rede de colaboração e educação aberta no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Maria do Carmo Duarte
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Wille de Aguiar, Rafaela, Fornari , Aline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
Texto Completo: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/129
Resumo: Objetiva criar um modelo de rede de colaboração e educação aberta no ensino superior visando torná-lo sustentável. Entre as situações observadas que justificam o projeto estão a evasão dos estudantes em cursos de grade fechada que não ofertam disciplinas optativas; a oferta de disciplina optativa sem opção de escolha pelo estudante; e a oferta diversificada enquanto trilhas a serem escolhidas pelo estudante, motivada pela necessidade de aproveitar os recursos humanos, tecnológicos, físicos e estruturais disponíveis. Nesse ponto se formula a questão: Como tornar sustentáveis as Instituições de Ensino Superior por meio do compartilhamento dos recursos e práticas abertas no ensino superior? A pesquisa é aplicada, explicativa e experimental. A ideia é eleger um grupo específico e um tema e a partir deste reunir todo o conteúdo pesquisado sobre o tema, organizar os diferentes fragmentos educacionais como Recursos Educacionais Abertos para então estruturá-lo nos Massive Open Online Courses, validar entre especialistas o conhecimento e disseminá-lo. Uma vez feito isso, a expectativa é convidar outros pesquisadores de diferentes universidades que têm o interesse em transferir o conhecimento gerado pelo seu grupo a partir do modelo piloto. Entende-se que a educação aberta seja a forma mais rápida de transferir o que foi desenvolvido na academia. Espera-se que essa transformação permita repensar os currículos acadêmicos para a criação de disciplinas compartilhadas entre as universidades para os cursos de graduação, pós-graduação, educação continuada e comunidade de forma aberta e convalidado em cada curso independentemente da Universidade. Entenda-se esse compartilhar de recursos econômicos e estruturais, além da colaboração entre os professores como conceito de smart university.
id ABECIN-1_888b6f92e7c1cfbe90d36c0a992df797
oai_identifier_str oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/129
network_acronym_str ABECIN-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository_id_str
spelling Rede de colaboração e educação aberta no ensino superiorRede de ColaboraçãoRecursos Educacionais AbertosEducação AbertaMOOC.Objetiva criar um modelo de rede de colaboração e educação aberta no ensino superior visando torná-lo sustentável. Entre as situações observadas que justificam o projeto estão a evasão dos estudantes em cursos de grade fechada que não ofertam disciplinas optativas; a oferta de disciplina optativa sem opção de escolha pelo estudante; e a oferta diversificada enquanto trilhas a serem escolhidas pelo estudante, motivada pela necessidade de aproveitar os recursos humanos, tecnológicos, físicos e estruturais disponíveis. Nesse ponto se formula a questão: Como tornar sustentáveis as Instituições de Ensino Superior por meio do compartilhamento dos recursos e práticas abertas no ensino superior? A pesquisa é aplicada, explicativa e experimental. A ideia é eleger um grupo específico e um tema e a partir deste reunir todo o conteúdo pesquisado sobre o tema, organizar os diferentes fragmentos educacionais como Recursos Educacionais Abertos para então estruturá-lo nos Massive Open Online Courses, validar entre especialistas o conhecimento e disseminá-lo. Uma vez feito isso, a expectativa é convidar outros pesquisadores de diferentes universidades que têm o interesse em transferir o conhecimento gerado pelo seu grupo a partir do modelo piloto. Entende-se que a educação aberta seja a forma mais rápida de transferir o que foi desenvolvido na academia. Espera-se que essa transformação permita repensar os currículos acadêmicos para a criação de disciplinas compartilhadas entre as universidades para os cursos de graduação, pós-graduação, educação continuada e comunidade de forma aberta e convalidado em cada curso independentemente da Universidade. Entenda-se esse compartilhar de recursos econômicos e estruturais, além da colaboração entre os professores como conceito de smart university.ABECIN2019-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/129Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 6 No. 1 (2019); 77-86Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 6 Núm. 1 (2019); 77-86Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 6 n. 1 (2019); 77-862358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/129/pdfFreitas, Maria do Carmo DuarteWille de Aguiar, Rafaela Fornari , Aline info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-05T23:09:17Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/129Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-10-05T23:09:17Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false
dc.title.none.fl_str_mv Rede de colaboração e educação aberta no ensino superior
title Rede de colaboração e educação aberta no ensino superior
spellingShingle Rede de colaboração e educação aberta no ensino superior
Freitas, Maria do Carmo Duarte
Rede de Colaboração
Recursos Educacionais Abertos
Educação Aberta
MOOC.
title_short Rede de colaboração e educação aberta no ensino superior
title_full Rede de colaboração e educação aberta no ensino superior
title_fullStr Rede de colaboração e educação aberta no ensino superior
title_full_unstemmed Rede de colaboração e educação aberta no ensino superior
title_sort Rede de colaboração e educação aberta no ensino superior
author Freitas, Maria do Carmo Duarte
author_facet Freitas, Maria do Carmo Duarte
Wille de Aguiar, Rafaela
Fornari , Aline
author_role author
author2 Wille de Aguiar, Rafaela
Fornari , Aline
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Maria do Carmo Duarte
Wille de Aguiar, Rafaela
Fornari , Aline
dc.subject.por.fl_str_mv Rede de Colaboração
Recursos Educacionais Abertos
Educação Aberta
MOOC.
topic Rede de Colaboração
Recursos Educacionais Abertos
Educação Aberta
MOOC.
description Objetiva criar um modelo de rede de colaboração e educação aberta no ensino superior visando torná-lo sustentável. Entre as situações observadas que justificam o projeto estão a evasão dos estudantes em cursos de grade fechada que não ofertam disciplinas optativas; a oferta de disciplina optativa sem opção de escolha pelo estudante; e a oferta diversificada enquanto trilhas a serem escolhidas pelo estudante, motivada pela necessidade de aproveitar os recursos humanos, tecnológicos, físicos e estruturais disponíveis. Nesse ponto se formula a questão: Como tornar sustentáveis as Instituições de Ensino Superior por meio do compartilhamento dos recursos e práticas abertas no ensino superior? A pesquisa é aplicada, explicativa e experimental. A ideia é eleger um grupo específico e um tema e a partir deste reunir todo o conteúdo pesquisado sobre o tema, organizar os diferentes fragmentos educacionais como Recursos Educacionais Abertos para então estruturá-lo nos Massive Open Online Courses, validar entre especialistas o conhecimento e disseminá-lo. Uma vez feito isso, a expectativa é convidar outros pesquisadores de diferentes universidades que têm o interesse em transferir o conhecimento gerado pelo seu grupo a partir do modelo piloto. Entende-se que a educação aberta seja a forma mais rápida de transferir o que foi desenvolvido na academia. Espera-se que essa transformação permita repensar os currículos acadêmicos para a criação de disciplinas compartilhadas entre as universidades para os cursos de graduação, pós-graduação, educação continuada e comunidade de forma aberta e convalidado em cada curso independentemente da Universidade. Entenda-se esse compartilhar de recursos econômicos e estruturais, além da colaboração entre os professores como conceito de smart university.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/129
url https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/129/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABECIN
publisher.none.fl_str_mv ABECIN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 6 No. 1 (2019); 77-86
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 6 Núm. 1 (2019); 77-86
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 6 n. 1 (2019); 77-86
2358-3193
reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron:ABECIN
instname_str Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron_str ABECIN
institution ABECIN
reponame_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
collection Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
repository.mail.fl_str_mv ||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com
_version_ 1798325207431118848