Vivência das mulheres atendidas por alunos de medicina em consulta ginecológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rio,Suzana Maria Pires do
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Trivellato,Ivana Mares, Caldeira,Natália Mares, Araujo,Silvia Ferreira, Rezende,Dilermando Fazito de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000400004
Resumo: O aprendizado por meio da interação com pacientes é vital para a educação médica. É sabido que a participação do aluno na prática médica é bem aceita pelos pacientes. Entretanto, na especialidade de Ginecologia, a natureza íntima da consulta torna a discussão do tema mais delicada. Este trabalho avaliou como as mulheres atendidas em ambulatórios do SUS percebem o atendimento ginecológico prestado por estudantes de Medicina e objetivou identificar pontos positivos e negativos da consulta relatados por elas. Foi feito um estudo de corte transversal com 360 mulheres através da realização de entrevistas. Os resultados apontaram que, embora a maioria das mulheres considerasse boa a presença do estudante, 52,7% relataram receio quanto à presença deste. A principal justificativa para o sentimento positivo foi o interesse do aluno. Dentre as que julgaram ruim a presença do estudante, a vergonha foi o principal motivo citado. A maioria avaliou que o sexo do aluno não influencia sua opinião sobre a consulta. Concluiu-se que a avaliação de como as mulheres vivenciam esse atendimento é essencial para aprimorar a relação estudante-paciente e aumentar a aceitação desse tipo de atendimento.
id ABEM-1_1379f124ada4113d868df870f11370b7
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022013000400004
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Vivência das mulheres atendidas por alunos de medicina em consulta ginecológicaEstudantesGinecologiaAtendimento MédicoAssistência ao PacienteEducação MédicaO aprendizado por meio da interação com pacientes é vital para a educação médica. É sabido que a participação do aluno na prática médica é bem aceita pelos pacientes. Entretanto, na especialidade de Ginecologia, a natureza íntima da consulta torna a discussão do tema mais delicada. Este trabalho avaliou como as mulheres atendidas em ambulatórios do SUS percebem o atendimento ginecológico prestado por estudantes de Medicina e objetivou identificar pontos positivos e negativos da consulta relatados por elas. Foi feito um estudo de corte transversal com 360 mulheres através da realização de entrevistas. Os resultados apontaram que, embora a maioria das mulheres considerasse boa a presença do estudante, 52,7% relataram receio quanto à presença deste. A principal justificativa para o sentimento positivo foi o interesse do aluno. Dentre as que julgaram ruim a presença do estudante, a vergonha foi o principal motivo citado. A maioria avaliou que o sexo do aluno não influencia sua opinião sobre a consulta. Concluiu-se que a avaliação de como as mulheres vivenciam esse atendimento é essencial para aprimorar a relação estudante-paciente e aumentar a aceitação desse tipo de atendimento.Associação Brasileira de Educação Médica2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000400004Revista Brasileira de Educação Médica v.37 n.4 2013reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022013000400004info:eu-repo/semantics/openAccessRio,Suzana Maria Pires doTrivellato,Ivana MaresCaldeira,Natália MaresAraujo,Silvia FerreiraRezende,Dilermando Fazito depor2014-05-22T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022013000400004Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2014-05-22T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivência das mulheres atendidas por alunos de medicina em consulta ginecológica
title Vivência das mulheres atendidas por alunos de medicina em consulta ginecológica
spellingShingle Vivência das mulheres atendidas por alunos de medicina em consulta ginecológica
Rio,Suzana Maria Pires do
Estudantes
Ginecologia
Atendimento Médico
Assistência ao Paciente
Educação Médica
title_short Vivência das mulheres atendidas por alunos de medicina em consulta ginecológica
title_full Vivência das mulheres atendidas por alunos de medicina em consulta ginecológica
title_fullStr Vivência das mulheres atendidas por alunos de medicina em consulta ginecológica
title_full_unstemmed Vivência das mulheres atendidas por alunos de medicina em consulta ginecológica
title_sort Vivência das mulheres atendidas por alunos de medicina em consulta ginecológica
author Rio,Suzana Maria Pires do
author_facet Rio,Suzana Maria Pires do
Trivellato,Ivana Mares
Caldeira,Natália Mares
Araujo,Silvia Ferreira
Rezende,Dilermando Fazito de
author_role author
author2 Trivellato,Ivana Mares
Caldeira,Natália Mares
Araujo,Silvia Ferreira
Rezende,Dilermando Fazito de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rio,Suzana Maria Pires do
Trivellato,Ivana Mares
Caldeira,Natália Mares
Araujo,Silvia Ferreira
Rezende,Dilermando Fazito de
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes
Ginecologia
Atendimento Médico
Assistência ao Paciente
Educação Médica
topic Estudantes
Ginecologia
Atendimento Médico
Assistência ao Paciente
Educação Médica
description O aprendizado por meio da interação com pacientes é vital para a educação médica. É sabido que a participação do aluno na prática médica é bem aceita pelos pacientes. Entretanto, na especialidade de Ginecologia, a natureza íntima da consulta torna a discussão do tema mais delicada. Este trabalho avaliou como as mulheres atendidas em ambulatórios do SUS percebem o atendimento ginecológico prestado por estudantes de Medicina e objetivou identificar pontos positivos e negativos da consulta relatados por elas. Foi feito um estudo de corte transversal com 360 mulheres através da realização de entrevistas. Os resultados apontaram que, embora a maioria das mulheres considerasse boa a presença do estudante, 52,7% relataram receio quanto à presença deste. A principal justificativa para o sentimento positivo foi o interesse do aluno. Dentre as que julgaram ruim a presença do estudante, a vergonha foi o principal motivo citado. A maioria avaliou que o sexo do aluno não influencia sua opinião sobre a consulta. Concluiu-se que a avaliação de como as mulheres vivenciam esse atendimento é essencial para aprimorar a relação estudante-paciente e aumentar a aceitação desse tipo de atendimento.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000400004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000400004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022013000400004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.37 n.4 2013
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303005644029952