Avaliação da Produção Científica em Áreas da Medicina: um Estudo Comparativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022017000200290 |
Resumo: | RESUMO Objetivo Produção de conhecimento, geração de tecnologia e formação de recursos humanos para pesquisa são temas que têm se destacado nos ambientes acadêmico e governamental. O objetivo deste estudo foi comparar a produtividade científica, formação de recursos humanos e o perfil de pesquisadores contemplados com bolsas de produtividade em pesquisa pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Técnico e Científico (CNPq), provenientes de cinco áreas de conhecimento médicas. Métodos Este é um estudo descritivo e comparativo entre pesquisadores, com bolsas das áreas de Cardiologia, Hematologia/Oncologia, Nefrologia/ Urologia, Neurociência Clínica e Pediatria, obtido por meio de estudos prévios. As variáveis analisadas foram: gênero, instituição de origem do pesquisador, tempo de doutoramento, instituição de doutoramento, orientações de iniciação científica, mestrado e doutorado, e publicações em periódicos. Os pesquisadores contemplados com bolsas de produtividade científica (PQ) foram também divididos nas categorias do CNPq em: 2, 1A, 1B, 1C e 1D. Resultados Do total de 411 pesquisadores em Medicina, 192 (46,7%) foram identificados como pertencentes a áreas dos cinco estudos envolvidos, com predominância do sexo masculino (71,3%), concentrando-se nas categorias 2 e 1A. As regiões Sudeste e Sul, juntas, concentram a maioria dos pesquisadores (mais de 90,0%), sendo São Paulo responsável por 63% dos pesquisadores, sediando também as duas principais instituições – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade de São Paulo (USP) –, que continham 49,5% dos bolsistas. Houve prevalência na formação de mestres (1.846 orientações), seguida de 1.674 alunos de iniciação científica e de 1.115 alunos de doutorado. Foram publicados 18.456 artigos em periódicos, sendo 56,0% deles indexados na base ISI e 78,0% na base Scopus. Conclusões Em todas as áreas médicas analisadas há uma crescente produtividade científica, com destaque para a Neurociência Clínica, e expressiva formação de recursos humanos, com uma preocupação constante em melhorar o desempenho qualitativo. Entretanto, há uma disparidade regional quanto à concentração de pesquisadores, bem como não se verifica produção de patentes. |
id |
ABEM-1_448f7e4643ad16cf46ab51f66e09b0a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022017000200290 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da Produção Científica em Áreas da Medicina: um Estudo ComparativoIndicadores de Produção CientíficaMedicinaCiências da SaúdePesquisadoresRESUMO Objetivo Produção de conhecimento, geração de tecnologia e formação de recursos humanos para pesquisa são temas que têm se destacado nos ambientes acadêmico e governamental. O objetivo deste estudo foi comparar a produtividade científica, formação de recursos humanos e o perfil de pesquisadores contemplados com bolsas de produtividade em pesquisa pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Técnico e Científico (CNPq), provenientes de cinco áreas de conhecimento médicas. Métodos Este é um estudo descritivo e comparativo entre pesquisadores, com bolsas das áreas de Cardiologia, Hematologia/Oncologia, Nefrologia/ Urologia, Neurociência Clínica e Pediatria, obtido por meio de estudos prévios. As variáveis analisadas foram: gênero, instituição de origem do pesquisador, tempo de doutoramento, instituição de doutoramento, orientações de iniciação científica, mestrado e doutorado, e publicações em periódicos. Os pesquisadores contemplados com bolsas de produtividade científica (PQ) foram também divididos nas categorias do CNPq em: 2, 1A, 1B, 1C e 1D. Resultados Do total de 411 pesquisadores em Medicina, 192 (46,7%) foram identificados como pertencentes a áreas dos cinco estudos envolvidos, com predominância do sexo masculino (71,3%), concentrando-se nas categorias 2 e 1A. As regiões Sudeste e Sul, juntas, concentram a maioria dos pesquisadores (mais de 90,0%), sendo São Paulo responsável por 63% dos pesquisadores, sediando também as duas principais instituições – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade de São Paulo (USP) –, que continham 49,5% dos bolsistas. Houve prevalência na formação de mestres (1.846 orientações), seguida de 1.674 alunos de iniciação científica e de 1.115 alunos de doutorado. Foram publicados 18.456 artigos em periódicos, sendo 56,0% deles indexados na base ISI e 78,0% na base Scopus. Conclusões Em todas as áreas médicas analisadas há uma crescente produtividade científica, com destaque para a Neurociência Clínica, e expressiva formação de recursos humanos, com uma preocupação constante em melhorar o desempenho qualitativo. Entretanto, há uma disparidade regional quanto à concentração de pesquisadores, bem como não se verifica produção de patentes.Associação Brasileira de Educação Médica2017-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022017000200290Revista Brasileira de Educação Médica v.41 n.2 2017reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v41n2rb20160099info:eu-repo/semantics/openAccessSales,Galeno HassenMartelli,Daniella Reis BarbosaOliveira,Eduardo Araújo deDias,Verônica OliveiraOliveira,Maria Christina Lopes AraújoMartelli Júnior,Hercíliopor2017-08-15T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022017000200290Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2017-08-15T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da Produção Científica em Áreas da Medicina: um Estudo Comparativo |
title |
Avaliação da Produção Científica em Áreas da Medicina: um Estudo Comparativo |
spellingShingle |
Avaliação da Produção Científica em Áreas da Medicina: um Estudo Comparativo Sales,Galeno Hassen Indicadores de Produção Científica Medicina Ciências da Saúde Pesquisadores |
title_short |
Avaliação da Produção Científica em Áreas da Medicina: um Estudo Comparativo |
title_full |
Avaliação da Produção Científica em Áreas da Medicina: um Estudo Comparativo |
title_fullStr |
Avaliação da Produção Científica em Áreas da Medicina: um Estudo Comparativo |
title_full_unstemmed |
Avaliação da Produção Científica em Áreas da Medicina: um Estudo Comparativo |
title_sort |
Avaliação da Produção Científica em Áreas da Medicina: um Estudo Comparativo |
author |
Sales,Galeno Hassen |
author_facet |
Sales,Galeno Hassen Martelli,Daniella Reis Barbosa Oliveira,Eduardo Araújo de Dias,Verônica Oliveira Oliveira,Maria Christina Lopes Araújo Martelli Júnior,Hercílio |
author_role |
author |
author2 |
Martelli,Daniella Reis Barbosa Oliveira,Eduardo Araújo de Dias,Verônica Oliveira Oliveira,Maria Christina Lopes Araújo Martelli Júnior,Hercílio |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sales,Galeno Hassen Martelli,Daniella Reis Barbosa Oliveira,Eduardo Araújo de Dias,Verônica Oliveira Oliveira,Maria Christina Lopes Araújo Martelli Júnior,Hercílio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indicadores de Produção Científica Medicina Ciências da Saúde Pesquisadores |
topic |
Indicadores de Produção Científica Medicina Ciências da Saúde Pesquisadores |
description |
RESUMO Objetivo Produção de conhecimento, geração de tecnologia e formação de recursos humanos para pesquisa são temas que têm se destacado nos ambientes acadêmico e governamental. O objetivo deste estudo foi comparar a produtividade científica, formação de recursos humanos e o perfil de pesquisadores contemplados com bolsas de produtividade em pesquisa pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Técnico e Científico (CNPq), provenientes de cinco áreas de conhecimento médicas. Métodos Este é um estudo descritivo e comparativo entre pesquisadores, com bolsas das áreas de Cardiologia, Hematologia/Oncologia, Nefrologia/ Urologia, Neurociência Clínica e Pediatria, obtido por meio de estudos prévios. As variáveis analisadas foram: gênero, instituição de origem do pesquisador, tempo de doutoramento, instituição de doutoramento, orientações de iniciação científica, mestrado e doutorado, e publicações em periódicos. Os pesquisadores contemplados com bolsas de produtividade científica (PQ) foram também divididos nas categorias do CNPq em: 2, 1A, 1B, 1C e 1D. Resultados Do total de 411 pesquisadores em Medicina, 192 (46,7%) foram identificados como pertencentes a áreas dos cinco estudos envolvidos, com predominância do sexo masculino (71,3%), concentrando-se nas categorias 2 e 1A. As regiões Sudeste e Sul, juntas, concentram a maioria dos pesquisadores (mais de 90,0%), sendo São Paulo responsável por 63% dos pesquisadores, sediando também as duas principais instituições – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade de São Paulo (USP) –, que continham 49,5% dos bolsistas. Houve prevalência na formação de mestres (1.846 orientações), seguida de 1.674 alunos de iniciação científica e de 1.115 alunos de doutorado. Foram publicados 18.456 artigos em periódicos, sendo 56,0% deles indexados na base ISI e 78,0% na base Scopus. Conclusões Em todas as áreas médicas analisadas há uma crescente produtividade científica, com destaque para a Neurociência Clínica, e expressiva formação de recursos humanos, com uma preocupação constante em melhorar o desempenho qualitativo. Entretanto, há uma disparidade regional quanto à concentração de pesquisadores, bem como não se verifica produção de patentes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022017000200290 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022017000200290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-52712015v41n2rb20160099 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.41 n.2 2017 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303006549999616 |