Metodologias Ativas em Fisioterapia: Estudo de Confiabilidade Interexaminador do Método Osce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cacho,Roberta de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Baroni,Marina Pegoraro, Ruaro,João Afonso, Lopes,Johnnatas Mikael, Britto,Heloisa Maria Jácome de Sousa, Ferreira,Thaiana Barbosa, Guedes,Marcello Barbosa Otoni Gonçalves, Oliveira,Débora Carvalho de
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000100128
Resumo: RESUMO O presente estudo relata a experiência da aplicação do Exame Clínico Objetivo Estruturado (do inglês Objective Structured Clinical Examination – Osce) em um curso de Fisioterapia e demonstrar a confiabilidade interexaminador dos instrumentos de avaliação da simulação de atendimento fisioterapêutico. Participaram do estudo 29 estudantes regularmente matriculados no sétimo período do curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Facisa/UFRN). Foram elaboradas quatro estações de casos clínicos referentes à área de aparelho locomotor; para cada estação, havia um instrumento de avaliação da simulação do atendimento fisioterapêutico com as opções de resposta “sim”, “não” e “insuficiente”, com avaliação realizada por dois docentes em cada estação. O aluno teve sete minutos em cada estação para realizar a tarefa clínica, sendo que quatro alunos foram avaliados simultaneamente. Houve diferença significativa na distribuição de notas entre as estações 1 e 2 (p < 0,001) e 1 e 3 (p = 0,001). Verificou-se confiabilidade interexaminador excelente nas estações 1 (CCI = 0,89), 2 (CCI = 0,99) e 3 (CCI = 0,99), enquanto na estação 4 a confiabilidade interexaminador foi satisfatória (CCI = 0,73). Dessa forma, os achados indicam que o Osce na prática fisioterapêutica possui confiabilidade interexaminador de satisfatória a excelente, independentemente do perfil de ensino-aprendizagem e do instrumento de avaliação adotado, podendo ser um método útil para o processo avaliativo da formação profissional em saúde.
id ABEM-1_55bb05de7eefc73a7f40c637996dc794
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022016000100128
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Metodologias Ativas em Fisioterapia: Estudo de Confiabilidade Interexaminador do Método OsceAprendizagemAvaliação EducacionalFisioterapiaEducação MédicaRESUMO O presente estudo relata a experiência da aplicação do Exame Clínico Objetivo Estruturado (do inglês Objective Structured Clinical Examination – Osce) em um curso de Fisioterapia e demonstrar a confiabilidade interexaminador dos instrumentos de avaliação da simulação de atendimento fisioterapêutico. Participaram do estudo 29 estudantes regularmente matriculados no sétimo período do curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Facisa/UFRN). Foram elaboradas quatro estações de casos clínicos referentes à área de aparelho locomotor; para cada estação, havia um instrumento de avaliação da simulação do atendimento fisioterapêutico com as opções de resposta “sim”, “não” e “insuficiente”, com avaliação realizada por dois docentes em cada estação. O aluno teve sete minutos em cada estação para realizar a tarefa clínica, sendo que quatro alunos foram avaliados simultaneamente. Houve diferença significativa na distribuição de notas entre as estações 1 e 2 (p < 0,001) e 1 e 3 (p = 0,001). Verificou-se confiabilidade interexaminador excelente nas estações 1 (CCI = 0,89), 2 (CCI = 0,99) e 3 (CCI = 0,99), enquanto na estação 4 a confiabilidade interexaminador foi satisfatória (CCI = 0,73). Dessa forma, os achados indicam que o Osce na prática fisioterapêutica possui confiabilidade interexaminador de satisfatória a excelente, independentemente do perfil de ensino-aprendizagem e do instrumento de avaliação adotado, podendo ser um método útil para o processo avaliativo da formação profissional em saúde.Associação Brasileira de Educação Médica2016-03-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000100128Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.1 2016reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v40n1e01582014info:eu-repo/semantics/openAccessCacho,Roberta de OliveiraBaroni,Marina PegoraroRuaro,João AfonsoLopes,Johnnatas MikaelBritto,Heloisa Maria Jácome de SousaFerreira,Thaiana BarbosaGuedes,Marcello Barbosa Otoni GonçalvesOliveira,Débora Carvalho depor2016-05-06T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022016000100128Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2016-05-06T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias Ativas em Fisioterapia: Estudo de Confiabilidade Interexaminador do Método Osce
title Metodologias Ativas em Fisioterapia: Estudo de Confiabilidade Interexaminador do Método Osce
spellingShingle Metodologias Ativas em Fisioterapia: Estudo de Confiabilidade Interexaminador do Método Osce
Cacho,Roberta de Oliveira
Aprendizagem
Avaliação Educacional
Fisioterapia
Educação Médica
title_short Metodologias Ativas em Fisioterapia: Estudo de Confiabilidade Interexaminador do Método Osce
title_full Metodologias Ativas em Fisioterapia: Estudo de Confiabilidade Interexaminador do Método Osce
title_fullStr Metodologias Ativas em Fisioterapia: Estudo de Confiabilidade Interexaminador do Método Osce
title_full_unstemmed Metodologias Ativas em Fisioterapia: Estudo de Confiabilidade Interexaminador do Método Osce
title_sort Metodologias Ativas em Fisioterapia: Estudo de Confiabilidade Interexaminador do Método Osce
author Cacho,Roberta de Oliveira
author_facet Cacho,Roberta de Oliveira
Baroni,Marina Pegoraro
Ruaro,João Afonso
Lopes,Johnnatas Mikael
Britto,Heloisa Maria Jácome de Sousa
Ferreira,Thaiana Barbosa
Guedes,Marcello Barbosa Otoni Gonçalves
Oliveira,Débora Carvalho de
author_role author
author2 Baroni,Marina Pegoraro
Ruaro,João Afonso
Lopes,Johnnatas Mikael
Britto,Heloisa Maria Jácome de Sousa
Ferreira,Thaiana Barbosa
Guedes,Marcello Barbosa Otoni Gonçalves
Oliveira,Débora Carvalho de
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cacho,Roberta de Oliveira
Baroni,Marina Pegoraro
Ruaro,João Afonso
Lopes,Johnnatas Mikael
Britto,Heloisa Maria Jácome de Sousa
Ferreira,Thaiana Barbosa
Guedes,Marcello Barbosa Otoni Gonçalves
Oliveira,Débora Carvalho de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Avaliação Educacional
Fisioterapia
Educação Médica
topic Aprendizagem
Avaliação Educacional
Fisioterapia
Educação Médica
description RESUMO O presente estudo relata a experiência da aplicação do Exame Clínico Objetivo Estruturado (do inglês Objective Structured Clinical Examination – Osce) em um curso de Fisioterapia e demonstrar a confiabilidade interexaminador dos instrumentos de avaliação da simulação de atendimento fisioterapêutico. Participaram do estudo 29 estudantes regularmente matriculados no sétimo período do curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Facisa/UFRN). Foram elaboradas quatro estações de casos clínicos referentes à área de aparelho locomotor; para cada estação, havia um instrumento de avaliação da simulação do atendimento fisioterapêutico com as opções de resposta “sim”, “não” e “insuficiente”, com avaliação realizada por dois docentes em cada estação. O aluno teve sete minutos em cada estação para realizar a tarefa clínica, sendo que quatro alunos foram avaliados simultaneamente. Houve diferença significativa na distribuição de notas entre as estações 1 e 2 (p < 0,001) e 1 e 3 (p = 0,001). Verificou-se confiabilidade interexaminador excelente nas estações 1 (CCI = 0,89), 2 (CCI = 0,99) e 3 (CCI = 0,99), enquanto na estação 4 a confiabilidade interexaminador foi satisfatória (CCI = 0,73). Dessa forma, os achados indicam que o Osce na prática fisioterapêutica possui confiabilidade interexaminador de satisfatória a excelente, independentemente do perfil de ensino-aprendizagem e do instrumento de avaliação adotado, podendo ser um método útil para o processo avaliativo da formação profissional em saúde.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000100128
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000100128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-52712015v40n1e01582014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.1 2016
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303006123229184