Formação médica na UFSB: I. Bacharelado interdisciplinar em saúde noprimeiro ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida Filho,Naomar de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santana,Luciana Alaíde Alves, Santos,Vanessa Prado dos, Coutinho,Denise, Loureiro,Sebastião
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300008
Resumo: Esta série de artigos aborda diretrizes, estrutura curricular e estratégias pedagógicas de um novo modelo de curso de Medicina proposto pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Este artigo inicial apresentao Bacharelado Interdisciplinar em Saúde como primeiro ciclo para a formação médica. Em primeiro lugar, avaliam-se resultados de uma prospecção de modelos avançados de formação médica no cenário internacional e o potencial de sua aplicação à realidade da educação médica brasileira. Em segundo lugar, descrevem-se a estrutura e o funcionamento do Bacharelado Interdisciplinar como formação geral em Artes, Saúde, Humanidades e Ciências. Em terceiro lugar, discute-se o BI-Saúde como formação específica, com especial atenção para o conceito de Área de Concentração, que pode funcionar como etapa propedêutica para o curso médico em regime de ciclos. Finalmente, avalia-se a formação em Saúde no primeiro ciclo como oportunidade de uma escolha vocacional mais madura, aprendizagem para o trabalho em equipe, atualização científica e prática, uso consciente e crítico de tecnologias de cuidado em saúde, com base em valores éticos, políticos e humanísticos.
id ABEM-1_6540e911f88b17ab9e16b5ae664223e6
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022014000300008
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Formação médica na UFSB: I. Bacharelado interdisciplinar em saúde noprimeiro cicloEducação MédicaEstudos InterdisciplinaresCurrículoSaúdeEsta série de artigos aborda diretrizes, estrutura curricular e estratégias pedagógicas de um novo modelo de curso de Medicina proposto pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Este artigo inicial apresentao Bacharelado Interdisciplinar em Saúde como primeiro ciclo para a formação médica. Em primeiro lugar, avaliam-se resultados de uma prospecção de modelos avançados de formação médica no cenário internacional e o potencial de sua aplicação à realidade da educação médica brasileira. Em segundo lugar, descrevem-se a estrutura e o funcionamento do Bacharelado Interdisciplinar como formação geral em Artes, Saúde, Humanidades e Ciências. Em terceiro lugar, discute-se o BI-Saúde como formação específica, com especial atenção para o conceito de Área de Concentração, que pode funcionar como etapa propedêutica para o curso médico em regime de ciclos. Finalmente, avalia-se a formação em Saúde no primeiro ciclo como oportunidade de uma escolha vocacional mais madura, aprendizagem para o trabalho em equipe, atualização científica e prática, uso consciente e crítico de tecnologias de cuidado em saúde, com base em valores éticos, políticos e humanísticos.Associação Brasileira de Educação Médica2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300008Revista Brasileira de Educação Médica v.38 n.3 2014reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022014000300008info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida Filho,Naomar deSantana,Luciana Alaíde AlvesSantos,Vanessa Prado dosCoutinho,DeniseLoureiro,Sebastiãopor2014-09-26T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022014000300008Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2014-09-26T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação médica na UFSB: I. Bacharelado interdisciplinar em saúde noprimeiro ciclo
title Formação médica na UFSB: I. Bacharelado interdisciplinar em saúde noprimeiro ciclo
spellingShingle Formação médica na UFSB: I. Bacharelado interdisciplinar em saúde noprimeiro ciclo
Almeida Filho,Naomar de
Educação Médica
Estudos Interdisciplinares
Currículo
Saúde
title_short Formação médica na UFSB: I. Bacharelado interdisciplinar em saúde noprimeiro ciclo
title_full Formação médica na UFSB: I. Bacharelado interdisciplinar em saúde noprimeiro ciclo
title_fullStr Formação médica na UFSB: I. Bacharelado interdisciplinar em saúde noprimeiro ciclo
title_full_unstemmed Formação médica na UFSB: I. Bacharelado interdisciplinar em saúde noprimeiro ciclo
title_sort Formação médica na UFSB: I. Bacharelado interdisciplinar em saúde noprimeiro ciclo
author Almeida Filho,Naomar de
author_facet Almeida Filho,Naomar de
Santana,Luciana Alaíde Alves
Santos,Vanessa Prado dos
Coutinho,Denise
Loureiro,Sebastião
author_role author
author2 Santana,Luciana Alaíde Alves
Santos,Vanessa Prado dos
Coutinho,Denise
Loureiro,Sebastião
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida Filho,Naomar de
Santana,Luciana Alaíde Alves
Santos,Vanessa Prado dos
Coutinho,Denise
Loureiro,Sebastião
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Estudos Interdisciplinares
Currículo
Saúde
topic Educação Médica
Estudos Interdisciplinares
Currículo
Saúde
description Esta série de artigos aborda diretrizes, estrutura curricular e estratégias pedagógicas de um novo modelo de curso de Medicina proposto pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Este artigo inicial apresentao Bacharelado Interdisciplinar em Saúde como primeiro ciclo para a formação médica. Em primeiro lugar, avaliam-se resultados de uma prospecção de modelos avançados de formação médica no cenário internacional e o potencial de sua aplicação à realidade da educação médica brasileira. Em segundo lugar, descrevem-se a estrutura e o funcionamento do Bacharelado Interdisciplinar como formação geral em Artes, Saúde, Humanidades e Ciências. Em terceiro lugar, discute-se o BI-Saúde como formação específica, com especial atenção para o conceito de Área de Concentração, que pode funcionar como etapa propedêutica para o curso médico em regime de ciclos. Finalmente, avalia-se a formação em Saúde no primeiro ciclo como oportunidade de uma escolha vocacional mais madura, aprendizagem para o trabalho em equipe, atualização científica e prática, uso consciente e crítico de tecnologias de cuidado em saúde, com base em valores éticos, políticos e humanísticos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022014000300008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.38 n.3 2014
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303005727916032