Conhecimento de Alunos de Medicina do Centro Universitário do Estado do Pará sobre a Residência Médica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Nicole Maués Flexa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Barreto,Bruno, Furlaneto,Ismari Perini, Borges Neto,Francisco das Chagas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022019000100032
Resumo: RESUMO A residência médica (RM) é um curso de pós-graduação cujo ensino se baseia principalmente na prática voltada a determinada especialidade. Ao decidir se especializar, o acadêmico de Medicina precisa entender como funciona o processo de seleção, o número de vagas, as fases, a necessidade de se matricular em um curso preparatório para residência, quais as especialidades de cada serviço, seus pontos negativos e positivos, entre outros aspectos. Dessa forma, este estudo tem como objetivo identificar o conhecimento de alunos de Medicina do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA) sobre a residência médica, as principais fontes de informação a respeito do assunto e as lacunas nesse conhecimento. Foi realizado um estudo observacional do tipo transversal, exploratório, de caráter descritivo e analítico, com uso de um questionário próprio, com 259 acadêmicos do curso de Medicina do CESUPA. Observou-se que 99,6% dos participantes desejam cursar residência médica, tendo a maioria se declarado com baixo e médio conhecimento sobre o tema (49% e 42%, respectivamente). Mais de 60% já realizaram algum tipo de pesquisa sobre o assunto, sendo a internet a fonte de informações mais utilizada. Foi identificado que apenas 6,6% dos participantes sabem corretamente o número de fases obrigatórias do processo seletivo e 89,6% acham necessária a realização de curso preparatório. Conclui-se que ainda existem lacunas no conhecimento dos acadêmicos de Medicina a respeito dos programas de residência médica, devendo este assunto ser mais explorado no meio acadêmico mediante intervenções que possam ampliar os horizontes dos alunos, deixando-os mais aptos e críticos no momento de decidir onde irão fazer a residência médica e como irão se preparar para ela.
id ABEM-1_74649109ba4ae52e41683e9ce174a0bf
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022019000100032
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Conhecimento de Alunos de Medicina do Centro Universitário do Estado do Pará sobre a Residência MédicaInternato e ResidênciaEstudantes de MedicinaEducação de Pós-Graduação em MedicinaEducação MédicaEspecializaçãoRESUMO A residência médica (RM) é um curso de pós-graduação cujo ensino se baseia principalmente na prática voltada a determinada especialidade. Ao decidir se especializar, o acadêmico de Medicina precisa entender como funciona o processo de seleção, o número de vagas, as fases, a necessidade de se matricular em um curso preparatório para residência, quais as especialidades de cada serviço, seus pontos negativos e positivos, entre outros aspectos. Dessa forma, este estudo tem como objetivo identificar o conhecimento de alunos de Medicina do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA) sobre a residência médica, as principais fontes de informação a respeito do assunto e as lacunas nesse conhecimento. Foi realizado um estudo observacional do tipo transversal, exploratório, de caráter descritivo e analítico, com uso de um questionário próprio, com 259 acadêmicos do curso de Medicina do CESUPA. Observou-se que 99,6% dos participantes desejam cursar residência médica, tendo a maioria se declarado com baixo e médio conhecimento sobre o tema (49% e 42%, respectivamente). Mais de 60% já realizaram algum tipo de pesquisa sobre o assunto, sendo a internet a fonte de informações mais utilizada. Foi identificado que apenas 6,6% dos participantes sabem corretamente o número de fases obrigatórias do processo seletivo e 89,6% acham necessária a realização de curso preparatório. Conclui-se que ainda existem lacunas no conhecimento dos acadêmicos de Medicina a respeito dos programas de residência médica, devendo este assunto ser mais explorado no meio acadêmico mediante intervenções que possam ampliar os horizontes dos alunos, deixando-os mais aptos e críticos no momento de decidir onde irão fazer a residência médica e como irão se preparar para ela.Associação Brasileira de Educação Médica2019-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022019000100032Revista Brasileira de Educação Médica v.43 n.1 2019reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v43n1rb20180045info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Nicole Maués FlexaBarreto,BrunoFurlaneto,Ismari PeriniBorges Neto,Francisco das Chagaspor2019-01-08T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022019000100032Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2019-01-08T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento de Alunos de Medicina do Centro Universitário do Estado do Pará sobre a Residência Médica
title Conhecimento de Alunos de Medicina do Centro Universitário do Estado do Pará sobre a Residência Médica
spellingShingle Conhecimento de Alunos de Medicina do Centro Universitário do Estado do Pará sobre a Residência Médica
Oliveira,Nicole Maués Flexa
Internato e Residência
Estudantes de Medicina
Educação de Pós-Graduação em Medicina
Educação Médica
Especialização
title_short Conhecimento de Alunos de Medicina do Centro Universitário do Estado do Pará sobre a Residência Médica
title_full Conhecimento de Alunos de Medicina do Centro Universitário do Estado do Pará sobre a Residência Médica
title_fullStr Conhecimento de Alunos de Medicina do Centro Universitário do Estado do Pará sobre a Residência Médica
title_full_unstemmed Conhecimento de Alunos de Medicina do Centro Universitário do Estado do Pará sobre a Residência Médica
title_sort Conhecimento de Alunos de Medicina do Centro Universitário do Estado do Pará sobre a Residência Médica
author Oliveira,Nicole Maués Flexa
author_facet Oliveira,Nicole Maués Flexa
Barreto,Bruno
Furlaneto,Ismari Perini
Borges Neto,Francisco das Chagas
author_role author
author2 Barreto,Bruno
Furlaneto,Ismari Perini
Borges Neto,Francisco das Chagas
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Nicole Maués Flexa
Barreto,Bruno
Furlaneto,Ismari Perini
Borges Neto,Francisco das Chagas
dc.subject.por.fl_str_mv Internato e Residência
Estudantes de Medicina
Educação de Pós-Graduação em Medicina
Educação Médica
Especialização
topic Internato e Residência
Estudantes de Medicina
Educação de Pós-Graduação em Medicina
Educação Médica
Especialização
description RESUMO A residência médica (RM) é um curso de pós-graduação cujo ensino se baseia principalmente na prática voltada a determinada especialidade. Ao decidir se especializar, o acadêmico de Medicina precisa entender como funciona o processo de seleção, o número de vagas, as fases, a necessidade de se matricular em um curso preparatório para residência, quais as especialidades de cada serviço, seus pontos negativos e positivos, entre outros aspectos. Dessa forma, este estudo tem como objetivo identificar o conhecimento de alunos de Medicina do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA) sobre a residência médica, as principais fontes de informação a respeito do assunto e as lacunas nesse conhecimento. Foi realizado um estudo observacional do tipo transversal, exploratório, de caráter descritivo e analítico, com uso de um questionário próprio, com 259 acadêmicos do curso de Medicina do CESUPA. Observou-se que 99,6% dos participantes desejam cursar residência médica, tendo a maioria se declarado com baixo e médio conhecimento sobre o tema (49% e 42%, respectivamente). Mais de 60% já realizaram algum tipo de pesquisa sobre o assunto, sendo a internet a fonte de informações mais utilizada. Foi identificado que apenas 6,6% dos participantes sabem corretamente o número de fases obrigatórias do processo seletivo e 89,6% acham necessária a realização de curso preparatório. Conclui-se que ainda existem lacunas no conhecimento dos acadêmicos de Medicina a respeito dos programas de residência médica, devendo este assunto ser mais explorado no meio acadêmico mediante intervenções que possam ampliar os horizontes dos alunos, deixando-os mais aptos e críticos no momento de decidir onde irão fazer a residência médica e como irão se preparar para ela.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022019000100032
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022019000100032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-52712015v43n1rb20180045
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.43 n.1 2019
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303007294488576