Inserção do aluno de odontologia no SUS: contribuições do Pró-Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palmier,Andréa Clemente
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Amaral,João Henrique Lara do, Werneck,Marcos Azeredo Furquim, Senna,Maria Inês Barreiros, Lucas,Simone Dutra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000300022
Resumo: O objetivo deste trabalho é descrever a experiência da disciplina Ciências Sociais Aplicadas à Saúde (CSAS) da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (FO-UFMG). Em resposta às recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Odontologia e do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), desde 2004, a FO-UFMG tem-se mobilizado para mudar seu currí­culo, dando atenção especial à diversificação dos cenários de aprendizagem. Em 2007, a disciplina de CSAS foi reformulada, permitindo a inserção dos discentes no Sistema Único de Saúde (SUS) no iní­cio de sua formação profissional, quando a realidade e a prática do SUS são os objetos de ensino. Esse movimento reforçou as expectativas de que essa inserção é viável. Espera-se que as mudanças na disciplina funcionem como um projeto piloto, subsidiando outras iniciativas que destinem a uma maior aproximação dos estudantes com a prática profissional, e que sirva de parâmetro na organização e planejamento de outros conteúdos vinculados à saúde coletiva a serem incluí­dos na formação profissional.
id ABEM-1_8ed728253e22adafc5ee7781ea2c0366
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022012000300022
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Inserção do aluno de odontologia no SUS: contribuições do Pró-SaúdeCiências SociaisCurrículoEnsinoOdontologiaSistema Único de SaúdeO objetivo deste trabalho é descrever a experiência da disciplina Ciências Sociais Aplicadas à Saúde (CSAS) da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (FO-UFMG). Em resposta às recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Odontologia e do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), desde 2004, a FO-UFMG tem-se mobilizado para mudar seu currí­culo, dando atenção especial à diversificação dos cenários de aprendizagem. Em 2007, a disciplina de CSAS foi reformulada, permitindo a inserção dos discentes no Sistema Único de Saúde (SUS) no iní­cio de sua formação profissional, quando a realidade e a prática do SUS são os objetos de ensino. Esse movimento reforçou as expectativas de que essa inserção é viável. Espera-se que as mudanças na disciplina funcionem como um projeto piloto, subsidiando outras iniciativas que destinem a uma maior aproximação dos estudantes com a prática profissional, e que sirva de parâmetro na organização e planejamento de outros conteúdos vinculados à saúde coletiva a serem incluí­dos na formação profissional.Associação Brasileira de Educação Médica2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000300022Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.1 suppl.2 2012reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022012000300022info:eu-repo/semantics/openAccessPalmier,Andréa ClementeAmaral,João Henrique Lara doWerneck,Marcos Azeredo FurquimSenna,Maria Inês BarreirosLucas,Simone Dutrapor2012-08-23T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022012000300022Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2012-08-23T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Inserção do aluno de odontologia no SUS: contribuições do Pró-Saúde
title Inserção do aluno de odontologia no SUS: contribuições do Pró-Saúde
spellingShingle Inserção do aluno de odontologia no SUS: contribuições do Pró-Saúde
Palmier,Andréa Clemente
Ciências Sociais
Currículo
Ensino
Odontologia
Sistema Único de Saúde
title_short Inserção do aluno de odontologia no SUS: contribuições do Pró-Saúde
title_full Inserção do aluno de odontologia no SUS: contribuições do Pró-Saúde
title_fullStr Inserção do aluno de odontologia no SUS: contribuições do Pró-Saúde
title_full_unstemmed Inserção do aluno de odontologia no SUS: contribuições do Pró-Saúde
title_sort Inserção do aluno de odontologia no SUS: contribuições do Pró-Saúde
author Palmier,Andréa Clemente
author_facet Palmier,Andréa Clemente
Amaral,João Henrique Lara do
Werneck,Marcos Azeredo Furquim
Senna,Maria Inês Barreiros
Lucas,Simone Dutra
author_role author
author2 Amaral,João Henrique Lara do
Werneck,Marcos Azeredo Furquim
Senna,Maria Inês Barreiros
Lucas,Simone Dutra
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Palmier,Andréa Clemente
Amaral,João Henrique Lara do
Werneck,Marcos Azeredo Furquim
Senna,Maria Inês Barreiros
Lucas,Simone Dutra
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais
Currículo
Ensino
Odontologia
Sistema Único de Saúde
topic Ciências Sociais
Currículo
Ensino
Odontologia
Sistema Único de Saúde
description O objetivo deste trabalho é descrever a experiência da disciplina Ciências Sociais Aplicadas à Saúde (CSAS) da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (FO-UFMG). Em resposta às recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Odontologia e do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), desde 2004, a FO-UFMG tem-se mobilizado para mudar seu currí­culo, dando atenção especial à diversificação dos cenários de aprendizagem. Em 2007, a disciplina de CSAS foi reformulada, permitindo a inserção dos discentes no Sistema Único de Saúde (SUS) no iní­cio de sua formação profissional, quando a realidade e a prática do SUS são os objetos de ensino. Esse movimento reforçou as expectativas de que essa inserção é viável. Espera-se que as mudanças na disciplina funcionem como um projeto piloto, subsidiando outras iniciativas que destinem a uma maior aproximação dos estudantes com a prática profissional, e que sirva de parâmetro na organização e planejamento de outros conteúdos vinculados à saúde coletiva a serem incluí­dos na formação profissional.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000300022
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000300022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022012000300022
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.1 suppl.2 2012
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303005007544320