Os Saberes dos Professores e o Ensino da Radiologia no Curso de Graduação em Medicina da UFRJ: Experiência de Vida ou um "Simples" Exercício da Docência?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Comes,Maria de Fátima do O' Corrêa
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Sousa,Evandro Guimarães de, Koch,Hilton Augusto
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000300264
Resumo: Resumo: Este trabalho é um relato da experiência que o docente do Departamento de Radiologia da faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Hospital Universitário Clementina Fraga Filho tem com o ensino da disciplina. A partir de entrevistas semi-estruturadas junto aos vinte quatro docentes, através das quais foram coletados os dados que permitiram classificar os diferentes saberes acumulados pelo corpo docente na UFRJ. Concluiu-se com a pesquisa que, os saberes dos professores sempre implicam em uma relação social, seja ela com os seus alunos, seus pares, sua família e com todos que trabalham e convivem direta ou indiretamente no seu cotidiano de ensino.
id ABEM-1_95c0b907d776482ef1e7a3ebe383eba9
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022004000300264
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Os Saberes dos Professores e o Ensino da Radiologia no Curso de Graduação em Medicina da UFRJ: Experiência de Vida ou um "Simples" Exercício da Docência?Educação MédicaRadiologia - educaçãoDocentes de MedicinaConhecimentoResumo: Este trabalho é um relato da experiência que o docente do Departamento de Radiologia da faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Hospital Universitário Clementina Fraga Filho tem com o ensino da disciplina. A partir de entrevistas semi-estruturadas junto aos vinte quatro docentes, através das quais foram coletados os dados que permitiram classificar os diferentes saberes acumulados pelo corpo docente na UFRJ. Concluiu-se com a pesquisa que, os saberes dos professores sempre implicam em uma relação social, seja ela com os seus alunos, seus pares, sua família e com todos que trabalham e convivem direta ou indiretamente no seu cotidiano de ensino.Associação Brasileira de Educação Médica2004-12-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000300264Revista Brasileira de Educação Médica v.28 n.3 2004reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v28.3-034info:eu-repo/semantics/openAccessComes,Maria de Fátima do O' CorrêaSousa,Evandro Guimarães deKoch,Hilton Augustopor2020-07-14T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022004000300264Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-07-14T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Os Saberes dos Professores e o Ensino da Radiologia no Curso de Graduação em Medicina da UFRJ: Experiência de Vida ou um "Simples" Exercício da Docência?
title Os Saberes dos Professores e o Ensino da Radiologia no Curso de Graduação em Medicina da UFRJ: Experiência de Vida ou um "Simples" Exercício da Docência?
spellingShingle Os Saberes dos Professores e o Ensino da Radiologia no Curso de Graduação em Medicina da UFRJ: Experiência de Vida ou um "Simples" Exercício da Docência?
Comes,Maria de Fátima do O' Corrêa
Educação Médica
Radiologia - educação
Docentes de Medicina
Conhecimento
title_short Os Saberes dos Professores e o Ensino da Radiologia no Curso de Graduação em Medicina da UFRJ: Experiência de Vida ou um "Simples" Exercício da Docência?
title_full Os Saberes dos Professores e o Ensino da Radiologia no Curso de Graduação em Medicina da UFRJ: Experiência de Vida ou um "Simples" Exercício da Docência?
title_fullStr Os Saberes dos Professores e o Ensino da Radiologia no Curso de Graduação em Medicina da UFRJ: Experiência de Vida ou um "Simples" Exercício da Docência?
title_full_unstemmed Os Saberes dos Professores e o Ensino da Radiologia no Curso de Graduação em Medicina da UFRJ: Experiência de Vida ou um "Simples" Exercício da Docência?
title_sort Os Saberes dos Professores e o Ensino da Radiologia no Curso de Graduação em Medicina da UFRJ: Experiência de Vida ou um "Simples" Exercício da Docência?
author Comes,Maria de Fátima do O' Corrêa
author_facet Comes,Maria de Fátima do O' Corrêa
Sousa,Evandro Guimarães de
Koch,Hilton Augusto
author_role author
author2 Sousa,Evandro Guimarães de
Koch,Hilton Augusto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Comes,Maria de Fátima do O' Corrêa
Sousa,Evandro Guimarães de
Koch,Hilton Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Radiologia - educação
Docentes de Medicina
Conhecimento
topic Educação Médica
Radiologia - educação
Docentes de Medicina
Conhecimento
description Resumo: Este trabalho é um relato da experiência que o docente do Departamento de Radiologia da faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Hospital Universitário Clementina Fraga Filho tem com o ensino da disciplina. A partir de entrevistas semi-estruturadas junto aos vinte quatro docentes, através das quais foram coletados os dados que permitiram classificar os diferentes saberes acumulados pelo corpo docente na UFRJ. Concluiu-se com a pesquisa que, os saberes dos professores sempre implicam em uma relação social, seja ela com os seus alunos, seus pares, sua família e com todos que trabalham e convivem direta ou indiretamente no seu cotidiano de ensino.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000300264
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000300264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v28.3-034
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.28 n.3 2004
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003448311808