Percepções do Processo de Diagnóstico por Estudantes de Medicina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000100007 |
Resumo: | Resumo: O propósito deste estudo foi analisar o espectro de respostas dos alunos de medicina da Universidade de Brasília ao Inventário de Raciocínio Diagnóstico (IRD). O inventário foi aplicado na fase de iniciação clínica a 677 alunos de ambos os sexos, no decorrer de 11 anos. Foram utilizados procedimentos estatísticos para identificar conjuntos de itens inter-relacionados e grupos com respostas similares, bem como diferenças entre grupos e suas relações com atributos distintos. Os resultados das análises revelaram seis dimensões relevantes do IRD, denominadas: procedimento diligente, apreensão fácil, flexibilidade de concepção, verificação comparativa, abstração de significado e percepção de incerteza. Seis grupos de classificação foram identificados pelo espectro de variação das dimensões. Os valores dos índices do IRD e as respectivas afiliações dos alunos aos grupos se relacionaram com a época de inserção no estudo, o gradiente de rendimento cognitivo na iniciação clínica, o nível de eficácia percebida e a frequência de atividade de monitoria nos dois semestres seguintes à aplicação do IRD. Em conclusão, os estudantes diferem nas percepções, do processo diagnóstico, inclusas no IRD e as percepções configuradas em relações significativas com o progresso e as opções na aprendizagem. |
id |
ABEM-1_c54182717f757003e1a7cbc6d360fb76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022004000100007 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções do Processo de Diagnóstico por Estudantes de MedicinaDiagnósticoEstudantes de MedicinaEducação MédicaAvaliaçãoResumo: O propósito deste estudo foi analisar o espectro de respostas dos alunos de medicina da Universidade de Brasília ao Inventário de Raciocínio Diagnóstico (IRD). O inventário foi aplicado na fase de iniciação clínica a 677 alunos de ambos os sexos, no decorrer de 11 anos. Foram utilizados procedimentos estatísticos para identificar conjuntos de itens inter-relacionados e grupos com respostas similares, bem como diferenças entre grupos e suas relações com atributos distintos. Os resultados das análises revelaram seis dimensões relevantes do IRD, denominadas: procedimento diligente, apreensão fácil, flexibilidade de concepção, verificação comparativa, abstração de significado e percepção de incerteza. Seis grupos de classificação foram identificados pelo espectro de variação das dimensões. Os valores dos índices do IRD e as respectivas afiliações dos alunos aos grupos se relacionaram com a época de inserção no estudo, o gradiente de rendimento cognitivo na iniciação clínica, o nível de eficácia percebida e a frequência de atividade de monitoria nos dois semestres seguintes à aplicação do IRD. Em conclusão, os estudantes diferem nas percepções, do processo diagnóstico, inclusas no IRD e as percepções configuradas em relações significativas com o progresso e as opções na aprendizagem.Associação Brasileira de Educação Médica2004-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000100007Revista Brasileira de Educação Médica v.28 n.1 2004reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v28.1-002info:eu-repo/semantics/openAccessSobral,Dejano T.por2020-06-11T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022004000100007Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-06-11T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções do Processo de Diagnóstico por Estudantes de Medicina |
title |
Percepções do Processo de Diagnóstico por Estudantes de Medicina |
spellingShingle |
Percepções do Processo de Diagnóstico por Estudantes de Medicina Sobral,Dejano T. Diagnóstico Estudantes de Medicina Educação Médica Avaliação |
title_short |
Percepções do Processo de Diagnóstico por Estudantes de Medicina |
title_full |
Percepções do Processo de Diagnóstico por Estudantes de Medicina |
title_fullStr |
Percepções do Processo de Diagnóstico por Estudantes de Medicina |
title_full_unstemmed |
Percepções do Processo de Diagnóstico por Estudantes de Medicina |
title_sort |
Percepções do Processo de Diagnóstico por Estudantes de Medicina |
author |
Sobral,Dejano T. |
author_facet |
Sobral,Dejano T. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sobral,Dejano T. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diagnóstico Estudantes de Medicina Educação Médica Avaliação |
topic |
Diagnóstico Estudantes de Medicina Educação Médica Avaliação |
description |
Resumo: O propósito deste estudo foi analisar o espectro de respostas dos alunos de medicina da Universidade de Brasília ao Inventário de Raciocínio Diagnóstico (IRD). O inventário foi aplicado na fase de iniciação clínica a 677 alunos de ambos os sexos, no decorrer de 11 anos. Foram utilizados procedimentos estatísticos para identificar conjuntos de itens inter-relacionados e grupos com respostas similares, bem como diferenças entre grupos e suas relações com atributos distintos. Os resultados das análises revelaram seis dimensões relevantes do IRD, denominadas: procedimento diligente, apreensão fácil, flexibilidade de concepção, verificação comparativa, abstração de significado e percepção de incerteza. Seis grupos de classificação foram identificados pelo espectro de variação das dimensões. Os valores dos índices do IRD e as respectivas afiliações dos alunos aos grupos se relacionaram com a época de inserção no estudo, o gradiente de rendimento cognitivo na iniciação clínica, o nível de eficácia percebida e a frequência de atividade de monitoria nos dois semestres seguintes à aplicação do IRD. Em conclusão, os estudantes diferem nas percepções, do processo diagnóstico, inclusas no IRD e as percepções configuradas em relações significativas com o progresso e as opções na aprendizagem. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000100007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000100007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v28.1-002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.28 n.1 2004 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303003183022080 |