Programas Educacionais Inovadores em Escolas Médicas: Capacitação Docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venturelli,José
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Fiorini,Vânia M. L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022001000300007
Resumo: Resumo: A pesquisa em Capacitação Docente e Educação Médica visa formar profissionais de saúde com novas atitudes, habilidades, conhecimentos e competências, que realmente contribuirão para ampliar a equidade, a qualidade, a eficiência e a relevância no processo global de atenção à saúde. O Brasil ingressou no movimento inovador de educação em saúde: a capacitação docente é necessária para favorecer a evolução em educação, não havendo mais justificativas aceitáveis que a impeçam, nem para persistir numa educação baseada unicamente na repetição de fórmulas comprovadamente ultrapassadas. A capacitação de tutores, orientadores, consultores, preceptores e de outros docente comprometidos com os novos modelos educacionais deve reconhecer que aprender é mais importante que ensinar, e que os estudantes devem ser ativos e guiados por problemas de saúde reais e prioritários. A atenção às competências profissionais esperadas e necessárias permitirá que os futuros profissionais obtenham conhecimentos e habilidades para abordar problemas de saúde e participar das soluções dos mesmos. Numa educação de vanguarda em saúde é necessário incluir a prevenção de doenças, o estabelecimento de prioridades, o desenvolvimento de habilidades para o trabalho interdisciplinar e a responsabilidade no estabelecimento de um melhor sistema de saúde, onde todos possam ser incluídos. Iniciativas impetuosas voltadas para a promoção de mudanças educacionais baseadas em simples cópia de modelos educacionais importados são imprudentes e perigosas. Os autores discutem alguns aspectos gerais da capacitação docente voltada para o desenvolvimento da educação em saúde no contexto da América Latina.
id ABEM-1_edb57a8627a40df0a8a46981763331ea
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022001000300007
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Programas Educacionais Inovadores em Escolas Médicas: Capacitação DocenteEducação médica - tendênciasEducação continuadaAprendizado Baseado em ProblemasCapacitaçãoDocenteResumo: A pesquisa em Capacitação Docente e Educação Médica visa formar profissionais de saúde com novas atitudes, habilidades, conhecimentos e competências, que realmente contribuirão para ampliar a equidade, a qualidade, a eficiência e a relevância no processo global de atenção à saúde. O Brasil ingressou no movimento inovador de educação em saúde: a capacitação docente é necessária para favorecer a evolução em educação, não havendo mais justificativas aceitáveis que a impeçam, nem para persistir numa educação baseada unicamente na repetição de fórmulas comprovadamente ultrapassadas. A capacitação de tutores, orientadores, consultores, preceptores e de outros docente comprometidos com os novos modelos educacionais deve reconhecer que aprender é mais importante que ensinar, e que os estudantes devem ser ativos e guiados por problemas de saúde reais e prioritários. A atenção às competências profissionais esperadas e necessárias permitirá que os futuros profissionais obtenham conhecimentos e habilidades para abordar problemas de saúde e participar das soluções dos mesmos. Numa educação de vanguarda em saúde é necessário incluir a prevenção de doenças, o estabelecimento de prioridades, o desenvolvimento de habilidades para o trabalho interdisciplinar e a responsabilidade no estabelecimento de um melhor sistema de saúde, onde todos possam ser incluídos. Iniciativas impetuosas voltadas para a promoção de mudanças educacionais baseadas em simples cópia de modelos educacionais importados são imprudentes e perigosas. Os autores discutem alguns aspectos gerais da capacitação docente voltada para o desenvolvimento da educação em saúde no contexto da América Latina.Associação Brasileira de Educação Médica2001-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022001000300007Revista Brasileira de Educação Médica v.25 n.3 2001reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v25.3-002info:eu-repo/semantics/openAccessVenturelli,JoséFiorini,Vânia M. L.por2021-06-24T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022001000300007Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-06-24T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Programas Educacionais Inovadores em Escolas Médicas: Capacitação Docente
title Programas Educacionais Inovadores em Escolas Médicas: Capacitação Docente
spellingShingle Programas Educacionais Inovadores em Escolas Médicas: Capacitação Docente
Venturelli,José
Educação médica - tendências
Educação continuada
Aprendizado Baseado em Problemas
Capacitação
Docente
title_short Programas Educacionais Inovadores em Escolas Médicas: Capacitação Docente
title_full Programas Educacionais Inovadores em Escolas Médicas: Capacitação Docente
title_fullStr Programas Educacionais Inovadores em Escolas Médicas: Capacitação Docente
title_full_unstemmed Programas Educacionais Inovadores em Escolas Médicas: Capacitação Docente
title_sort Programas Educacionais Inovadores em Escolas Médicas: Capacitação Docente
author Venturelli,José
author_facet Venturelli,José
Fiorini,Vânia M. L.
author_role author
author2 Fiorini,Vânia M. L.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Venturelli,José
Fiorini,Vânia M. L.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação médica - tendências
Educação continuada
Aprendizado Baseado em Problemas
Capacitação
Docente
topic Educação médica - tendências
Educação continuada
Aprendizado Baseado em Problemas
Capacitação
Docente
description Resumo: A pesquisa em Capacitação Docente e Educação Médica visa formar profissionais de saúde com novas atitudes, habilidades, conhecimentos e competências, que realmente contribuirão para ampliar a equidade, a qualidade, a eficiência e a relevância no processo global de atenção à saúde. O Brasil ingressou no movimento inovador de educação em saúde: a capacitação docente é necessária para favorecer a evolução em educação, não havendo mais justificativas aceitáveis que a impeçam, nem para persistir numa educação baseada unicamente na repetição de fórmulas comprovadamente ultrapassadas. A capacitação de tutores, orientadores, consultores, preceptores e de outros docente comprometidos com os novos modelos educacionais deve reconhecer que aprender é mais importante que ensinar, e que os estudantes devem ser ativos e guiados por problemas de saúde reais e prioritários. A atenção às competências profissionais esperadas e necessárias permitirá que os futuros profissionais obtenham conhecimentos e habilidades para abordar problemas de saúde e participar das soluções dos mesmos. Numa educação de vanguarda em saúde é necessário incluir a prevenção de doenças, o estabelecimento de prioridades, o desenvolvimento de habilidades para o trabalho interdisciplinar e a responsabilidade no estabelecimento de um melhor sistema de saúde, onde todos possam ser incluídos. Iniciativas impetuosas voltadas para a promoção de mudanças educacionais baseadas em simples cópia de modelos educacionais importados são imprudentes e perigosas. Os autores discutem alguns aspectos gerais da capacitação docente voltada para o desenvolvimento da educação em saúde no contexto da América Latina.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022001000300007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022001000300007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v25.3-002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.25 n.3 2001
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003089698816