O processo de aprendizagem do residente de anestesiologia: uma reflexão sobre o cuidado ao paciente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000300008 |
Resumo: | Pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. O objetivo do estudo é identificar o cuidado com o paciente cirúrgico dispensado pelo residente de anestesiologia e o compartilhamento deste cuidado com a equipe cirúrgica, bem como as percepções desse residente sobre o autocuidado. A análise dos discursos dos nove residentes entrevistados resultou na construção de seis categorias: (a) escolha da especialidade: proximidade com o intensivista, imediatismo das ações e analgesia; (b) cuidados com o paciente cirúrgico: apresentação de ações de rotina e da técnica anestésica empregada; (c) compartilhamento do cuidado com os outros profissionais: o residente compreende sua importância, mas compartilha pouco; (d) preceptoria médica: existe uma ambivalência de sentimentos − satisfação pela proximidade com o docente, pela orientação e resolução de problemas, e insatisfação pelo pouco tempo dedicado às atividades acadêmicas e despreparo docente; (e) autocuidado: os residentes negligenciam o autocuidado, devido principalmente à extensa carga horária. As repercussões desta postura são relatadas como nervosismo, impaciência, diminuição da criatividade e do humor, e propensão a erros. |
id |
ABEM-1_ff22f4a9a30b97190cec331ba133003d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022011000300008 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo de aprendizagem do residente de anestesiologia: uma reflexão sobre o cuidado ao pacienteResidência MédicaAnestesiologiaAssistência MédicaAssistência ao PacienteRelações Médico-PacientePesquisa QualitativaPesquisa descritiva de abordagem qualitativa. O objetivo do estudo é identificar o cuidado com o paciente cirúrgico dispensado pelo residente de anestesiologia e o compartilhamento deste cuidado com a equipe cirúrgica, bem como as percepções desse residente sobre o autocuidado. A análise dos discursos dos nove residentes entrevistados resultou na construção de seis categorias: (a) escolha da especialidade: proximidade com o intensivista, imediatismo das ações e analgesia; (b) cuidados com o paciente cirúrgico: apresentação de ações de rotina e da técnica anestésica empregada; (c) compartilhamento do cuidado com os outros profissionais: o residente compreende sua importância, mas compartilha pouco; (d) preceptoria médica: existe uma ambivalência de sentimentos − satisfação pela proximidade com o docente, pela orientação e resolução de problemas, e insatisfação pelo pouco tempo dedicado às atividades acadêmicas e despreparo docente; (e) autocuidado: os residentes negligenciam o autocuidado, devido principalmente à extensa carga horária. As repercussões desta postura são relatadas como nervosismo, impaciência, diminuição da criatividade e do humor, e propensão a erros.Associação Brasileira de Educação Médica2011-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000300008Revista Brasileira de Educação Médica v.35 n.3 2011reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022011000300008info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento,Leonel Alves doTramontini,Cibele CristinaGaranhani,Mara Lúciapor2011-08-29T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022011000300008Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2011-08-29T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de aprendizagem do residente de anestesiologia: uma reflexão sobre o cuidado ao paciente |
title |
O processo de aprendizagem do residente de anestesiologia: uma reflexão sobre o cuidado ao paciente |
spellingShingle |
O processo de aprendizagem do residente de anestesiologia: uma reflexão sobre o cuidado ao paciente Nascimento,Leonel Alves do Residência Médica Anestesiologia Assistência Médica Assistência ao Paciente Relações Médico-Paciente Pesquisa Qualitativa |
title_short |
O processo de aprendizagem do residente de anestesiologia: uma reflexão sobre o cuidado ao paciente |
title_full |
O processo de aprendizagem do residente de anestesiologia: uma reflexão sobre o cuidado ao paciente |
title_fullStr |
O processo de aprendizagem do residente de anestesiologia: uma reflexão sobre o cuidado ao paciente |
title_full_unstemmed |
O processo de aprendizagem do residente de anestesiologia: uma reflexão sobre o cuidado ao paciente |
title_sort |
O processo de aprendizagem do residente de anestesiologia: uma reflexão sobre o cuidado ao paciente |
author |
Nascimento,Leonel Alves do |
author_facet |
Nascimento,Leonel Alves do Tramontini,Cibele Cristina Garanhani,Mara Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Tramontini,Cibele Cristina Garanhani,Mara Lúcia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento,Leonel Alves do Tramontini,Cibele Cristina Garanhani,Mara Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Residência Médica Anestesiologia Assistência Médica Assistência ao Paciente Relações Médico-Paciente Pesquisa Qualitativa |
topic |
Residência Médica Anestesiologia Assistência Médica Assistência ao Paciente Relações Médico-Paciente Pesquisa Qualitativa |
description |
Pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. O objetivo do estudo é identificar o cuidado com o paciente cirúrgico dispensado pelo residente de anestesiologia e o compartilhamento deste cuidado com a equipe cirúrgica, bem como as percepções desse residente sobre o autocuidado. A análise dos discursos dos nove residentes entrevistados resultou na construção de seis categorias: (a) escolha da especialidade: proximidade com o intensivista, imediatismo das ações e analgesia; (b) cuidados com o paciente cirúrgico: apresentação de ações de rotina e da técnica anestésica empregada; (c) compartilhamento do cuidado com os outros profissionais: o residente compreende sua importância, mas compartilha pouco; (d) preceptoria médica: existe uma ambivalência de sentimentos − satisfação pela proximidade com o docente, pela orientação e resolução de problemas, e insatisfação pelo pouco tempo dedicado às atividades acadêmicas e despreparo docente; (e) autocuidado: os residentes negligenciam o autocuidado, devido principalmente à extensa carga horária. As repercussões desta postura são relatadas como nervosismo, impaciência, diminuição da criatividade e do humor, e propensão a erros. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000300008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000300008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022011000300008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.35 n.3 2011 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303004632154112 |