O processo de aprendizagem do residente de anestesiologia: uma reflexão sobre o cuidado ao paciente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento,Leonel Alves do
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Tramontini,Cibele Cristina, Garanhani,Mara Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000300008
Resumo: Pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. O objetivo do estudo é identificar o cuidado com o paciente cirúrgico dispensado pelo residente de anestesiologia e o compartilhamento deste cuidado com a equipe cirúrgica, bem como as percepções desse residente sobre o autocuidado. A análise dos discursos dos nove residentes entrevistados resultou na construção de seis categorias: (a) escolha da especialidade: proximidade com o intensivista, imediatismo das ações e analgesia; (b) cuidados com o paciente cirúrgico: apresentação de ações de rotina e da técnica anestésica empregada; (c) compartilhamento do cuidado com os outros profissionais: o residente compreende sua importância, mas compartilha pouco; (d) preceptoria médica: existe uma ambivalência de sentimentos − satisfação pela proximidade com o docente, pela orientação e resolução de problemas, e insatisfação pelo pouco tempo dedicado às atividades acadêmicas e despreparo docente; (e) autocuidado: os residentes negligenciam o autocuidado, devido principalmente à extensa carga horária. As repercussões desta postura são relatadas como nervosismo, impaciência, diminuição da criatividade e do humor, e propensão a erros.
id ABEM-1_ff22f4a9a30b97190cec331ba133003d
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022011000300008
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling O processo de aprendizagem do residente de anestesiologia: uma reflexão sobre o cuidado ao pacienteResidência MédicaAnestesiologiaAssistência MédicaAssistência ao PacienteRelações Médico-PacientePesquisa QualitativaPesquisa descritiva de abordagem qualitativa. O objetivo do estudo é identificar o cuidado com o paciente cirúrgico dispensado pelo residente de anestesiologia e o compartilhamento deste cuidado com a equipe cirúrgica, bem como as percepções desse residente sobre o autocuidado. A análise dos discursos dos nove residentes entrevistados resultou na construção de seis categorias: (a) escolha da especialidade: proximidade com o intensivista, imediatismo das ações e analgesia; (b) cuidados com o paciente cirúrgico: apresentação de ações de rotina e da técnica anestésica empregada; (c) compartilhamento do cuidado com os outros profissionais: o residente compreende sua importância, mas compartilha pouco; (d) preceptoria médica: existe uma ambivalência de sentimentos − satisfação pela proximidade com o docente, pela orientação e resolução de problemas, e insatisfação pelo pouco tempo dedicado às atividades acadêmicas e despreparo docente; (e) autocuidado: os residentes negligenciam o autocuidado, devido principalmente à extensa carga horária. As repercussões desta postura são relatadas como nervosismo, impaciência, diminuição da criatividade e do humor, e propensão a erros.Associação Brasileira de Educação Médica2011-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000300008Revista Brasileira de Educação Médica v.35 n.3 2011reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022011000300008info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento,Leonel Alves doTramontini,Cibele CristinaGaranhani,Mara Lúciapor2011-08-29T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022011000300008Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2011-08-29T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de aprendizagem do residente de anestesiologia: uma reflexão sobre o cuidado ao paciente
title O processo de aprendizagem do residente de anestesiologia: uma reflexão sobre o cuidado ao paciente
spellingShingle O processo de aprendizagem do residente de anestesiologia: uma reflexão sobre o cuidado ao paciente
Nascimento,Leonel Alves do
Residência Médica
Anestesiologia
Assistência Médica
Assistência ao Paciente
Relações Médico-Paciente
Pesquisa Qualitativa
title_short O processo de aprendizagem do residente de anestesiologia: uma reflexão sobre o cuidado ao paciente
title_full O processo de aprendizagem do residente de anestesiologia: uma reflexão sobre o cuidado ao paciente
title_fullStr O processo de aprendizagem do residente de anestesiologia: uma reflexão sobre o cuidado ao paciente
title_full_unstemmed O processo de aprendizagem do residente de anestesiologia: uma reflexão sobre o cuidado ao paciente
title_sort O processo de aprendizagem do residente de anestesiologia: uma reflexão sobre o cuidado ao paciente
author Nascimento,Leonel Alves do
author_facet Nascimento,Leonel Alves do
Tramontini,Cibele Cristina
Garanhani,Mara Lúcia
author_role author
author2 Tramontini,Cibele Cristina
Garanhani,Mara Lúcia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento,Leonel Alves do
Tramontini,Cibele Cristina
Garanhani,Mara Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Residência Médica
Anestesiologia
Assistência Médica
Assistência ao Paciente
Relações Médico-Paciente
Pesquisa Qualitativa
topic Residência Médica
Anestesiologia
Assistência Médica
Assistência ao Paciente
Relações Médico-Paciente
Pesquisa Qualitativa
description Pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. O objetivo do estudo é identificar o cuidado com o paciente cirúrgico dispensado pelo residente de anestesiologia e o compartilhamento deste cuidado com a equipe cirúrgica, bem como as percepções desse residente sobre o autocuidado. A análise dos discursos dos nove residentes entrevistados resultou na construção de seis categorias: (a) escolha da especialidade: proximidade com o intensivista, imediatismo das ações e analgesia; (b) cuidados com o paciente cirúrgico: apresentação de ações de rotina e da técnica anestésica empregada; (c) compartilhamento do cuidado com os outros profissionais: o residente compreende sua importância, mas compartilha pouco; (d) preceptoria médica: existe uma ambivalência de sentimentos − satisfação pela proximidade com o docente, pela orientação e resolução de problemas, e insatisfação pelo pouco tempo dedicado às atividades acadêmicas e despreparo docente; (e) autocuidado: os residentes negligenciam o autocuidado, devido principalmente à extensa carga horária. As repercussões desta postura são relatadas como nervosismo, impaciência, diminuição da criatividade e do humor, e propensão a erros.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000300008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000300008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022011000300008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.35 n.3 2011
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004632154112