Avaliação no estágio curricular de administração em enfermagem: perspectiva dialética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000300023 |
Resumo: | Este relato de experiência teve por objetivo descrever o processo de avaliação no Estágio Curricular de Administração em Enfermagem do Curso de Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, à luz da metodologia dialética. Nesta perspectiva, o conhecimento é construído em três momentos: síncrese, análise e síntese, em que a tarefa pedagógica do professor é mediar as fases de mobilização, construção e síntese do conhecimento por meio da dúvida e da crítica. Concluiu-se que avaliação da aprendizagem valorizou as relações interpessoais e a participação dos sujeitos envolvidos, por meio do acolhimento e estabelecimento de vínculos em todo o processo, favorecendo a concepção do conhecimento a partir da problematização da práxis criando situações construtivas e significativas, desenvolvendo múltiplas competências. |
id |
ABEN-1_6d97ed8473a4b811b0f19554e6ef38d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-71672010000300023 |
network_acronym_str |
ABEN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação no estágio curricular de administração em enfermagem: perspectiva dialéticaEnfermagemEnsinoAprendizagemEste relato de experiência teve por objetivo descrever o processo de avaliação no Estágio Curricular de Administração em Enfermagem do Curso de Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, à luz da metodologia dialética. Nesta perspectiva, o conhecimento é construído em três momentos: síncrese, análise e síntese, em que a tarefa pedagógica do professor é mediar as fases de mobilização, construção e síntese do conhecimento por meio da dúvida e da crítica. Concluiu-se que avaliação da aprendizagem valorizou as relações interpessoais e a participação dos sujeitos envolvidos, por meio do acolhimento e estabelecimento de vínculos em todo o processo, favorecendo a concepção do conhecimento a partir da problematização da práxis criando situações construtivas e significativas, desenvolvendo múltiplas competências.Associação Brasileira de Enfermagem2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000300023Revista Brasileira de Enfermagem v.63 n.3 2010reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672010000300023info:eu-repo/semantics/openAccessPrado,CláudiaFreitas,Genival Fernandes dePereira,Irene MariMirai,Vera LuciaLeite,Maria Madalena Januáriopor2010-07-22T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672010000300023Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2010-07-22T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação no estágio curricular de administração em enfermagem: perspectiva dialética |
title |
Avaliação no estágio curricular de administração em enfermagem: perspectiva dialética |
spellingShingle |
Avaliação no estágio curricular de administração em enfermagem: perspectiva dialética Prado,Cláudia Enfermagem Ensino Aprendizagem |
title_short |
Avaliação no estágio curricular de administração em enfermagem: perspectiva dialética |
title_full |
Avaliação no estágio curricular de administração em enfermagem: perspectiva dialética |
title_fullStr |
Avaliação no estágio curricular de administração em enfermagem: perspectiva dialética |
title_full_unstemmed |
Avaliação no estágio curricular de administração em enfermagem: perspectiva dialética |
title_sort |
Avaliação no estágio curricular de administração em enfermagem: perspectiva dialética |
author |
Prado,Cláudia |
author_facet |
Prado,Cláudia Freitas,Genival Fernandes de Pereira,Irene Mari Mirai,Vera Lucia Leite,Maria Madalena Januário |
author_role |
author |
author2 |
Freitas,Genival Fernandes de Pereira,Irene Mari Mirai,Vera Lucia Leite,Maria Madalena Januário |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prado,Cláudia Freitas,Genival Fernandes de Pereira,Irene Mari Mirai,Vera Lucia Leite,Maria Madalena Januário |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Ensino Aprendizagem |
topic |
Enfermagem Ensino Aprendizagem |
description |
Este relato de experiência teve por objetivo descrever o processo de avaliação no Estágio Curricular de Administração em Enfermagem do Curso de Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, à luz da metodologia dialética. Nesta perspectiva, o conhecimento é construído em três momentos: síncrese, análise e síntese, em que a tarefa pedagógica do professor é mediar as fases de mobilização, construção e síntese do conhecimento por meio da dúvida e da crítica. Concluiu-se que avaliação da aprendizagem valorizou as relações interpessoais e a participação dos sujeitos envolvidos, por meio do acolhimento e estabelecimento de vínculos em todo o processo, favorecendo a concepção do conhecimento a partir da problematização da práxis criando situações construtivas e significativas, desenvolvendo múltiplas competências. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000300023 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000300023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0034-71672010000300023 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem v.63 n.3 2010 reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online) instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) instacron:ABEN |
instname_str |
Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
instacron_str |
ABEN |
institution |
ABEN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br |
_version_ |
1754303030073753600 |