Avaliação no estágio curricular de administração em enfermagem: perspectiva dialética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado,Cláudia
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Freitas,Genival Fernandes de, Pereira,Irene Mari, Mirai,Vera Lucia, Leite,Maria Madalena Januário
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000300023
Resumo: Este relato de experiência teve por objetivo descrever o processo de avaliação no Estágio Curricular de Administração em Enfermagem do Curso de Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, à luz da metodologia dialética. Nesta perspectiva, o conhecimento é construído em três momentos: síncrese, análise e síntese, em que a tarefa pedagógica do professor é mediar as fases de mobilização, construção e síntese do conhecimento por meio da dúvida e da crítica. Concluiu-se que avaliação da aprendizagem valorizou as relações interpessoais e a participação dos sujeitos envolvidos, por meio do acolhimento e estabelecimento de vínculos em todo o processo, favorecendo a concepção do conhecimento a partir da problematização da práxis criando situações construtivas e significativas, desenvolvendo múltiplas competências.
id ABEN-1_6d97ed8473a4b811b0f19554e6ef38d6
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672010000300023
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação no estágio curricular de administração em enfermagem: perspectiva dialéticaEnfermagemEnsinoAprendizagemEste relato de experiência teve por objetivo descrever o processo de avaliação no Estágio Curricular de Administração em Enfermagem do Curso de Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, à luz da metodologia dialética. Nesta perspectiva, o conhecimento é construído em três momentos: síncrese, análise e síntese, em que a tarefa pedagógica do professor é mediar as fases de mobilização, construção e síntese do conhecimento por meio da dúvida e da crítica. Concluiu-se que avaliação da aprendizagem valorizou as relações interpessoais e a participação dos sujeitos envolvidos, por meio do acolhimento e estabelecimento de vínculos em todo o processo, favorecendo a concepção do conhecimento a partir da problematização da práxis criando situações construtivas e significativas, desenvolvendo múltiplas competências.Associação Brasileira de Enfermagem2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000300023Revista Brasileira de Enfermagem v.63 n.3 2010reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672010000300023info:eu-repo/semantics/openAccessPrado,CláudiaFreitas,Genival Fernandes dePereira,Irene MariMirai,Vera LuciaLeite,Maria Madalena Januáriopor2010-07-22T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672010000300023Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2010-07-22T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação no estágio curricular de administração em enfermagem: perspectiva dialética
title Avaliação no estágio curricular de administração em enfermagem: perspectiva dialética
spellingShingle Avaliação no estágio curricular de administração em enfermagem: perspectiva dialética
Prado,Cláudia
Enfermagem
Ensino
Aprendizagem
title_short Avaliação no estágio curricular de administração em enfermagem: perspectiva dialética
title_full Avaliação no estágio curricular de administração em enfermagem: perspectiva dialética
title_fullStr Avaliação no estágio curricular de administração em enfermagem: perspectiva dialética
title_full_unstemmed Avaliação no estágio curricular de administração em enfermagem: perspectiva dialética
title_sort Avaliação no estágio curricular de administração em enfermagem: perspectiva dialética
author Prado,Cláudia
author_facet Prado,Cláudia
Freitas,Genival Fernandes de
Pereira,Irene Mari
Mirai,Vera Lucia
Leite,Maria Madalena Januário
author_role author
author2 Freitas,Genival Fernandes de
Pereira,Irene Mari
Mirai,Vera Lucia
Leite,Maria Madalena Januário
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado,Cláudia
Freitas,Genival Fernandes de
Pereira,Irene Mari
Mirai,Vera Lucia
Leite,Maria Madalena Januário
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Ensino
Aprendizagem
topic Enfermagem
Ensino
Aprendizagem
description Este relato de experiência teve por objetivo descrever o processo de avaliação no Estágio Curricular de Administração em Enfermagem do Curso de Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, à luz da metodologia dialética. Nesta perspectiva, o conhecimento é construído em três momentos: síncrese, análise e síntese, em que a tarefa pedagógica do professor é mediar as fases de mobilização, construção e síntese do conhecimento por meio da dúvida e da crítica. Concluiu-se que avaliação da aprendizagem valorizou as relações interpessoais e a participação dos sujeitos envolvidos, por meio do acolhimento e estabelecimento de vínculos em todo o processo, favorecendo a concepção do conhecimento a partir da problematização da práxis criando situações construtivas e significativas, desenvolvendo múltiplas competências.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000300023
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000300023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71672010000300023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.63 n.3 2010
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303030073753600