Violência sob o olhar de adolescentes: intervenção educativa com Círculos de Cultura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000400617 |
Resumo: | RESUMO Objetivo: aplicar a metodologia de Círculos de Cultura junto a adolescentes escolares como estratégia de educação em saúde da enfermeira na construção do conhecimento coletivo da temática violência. Método: estudo qualitativo do tipo pesquisa-ação em que participaram 11 adolescentes de uma escola pública estadual de Recife-PE. A produção dos dados no Círculo de Cultura abrangeu a observação participante com diário de campo, registro fotográfico e filmagem, além da técnica photovoice. A análise foi realizada pela triangulação de dados em diálogo com a literatura. Resultados: foi evidenciado que a ação problematizadora proporcionada pelo Círculo de Cultura possibilitou criar situações nas quais os adolescentes sentiam-se convidados a refl etir criticamente sobre o fenômeno da violência em sua complexidade. Conclusão: a intervenção de educação em saúde, realizada por meio de Círculos de Cultura, agregou aprendizado e crescimento mútuo subsidiando ações de cuidado em enfermagem que primem pelo protagonismo e autonomia dos adolescentes. |
id |
ABEN-1_f384cc34ef7fd743a7317b05989716d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-71672015000400617 |
network_acronym_str |
ABEN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Violência sob o olhar de adolescentes: intervenção educativa com Círculos de CulturaAdolescenteViolênciaEducação em SaúdePromoção da SaúdeServiços de Enfermagem EscolarRESUMO Objetivo: aplicar a metodologia de Círculos de Cultura junto a adolescentes escolares como estratégia de educação em saúde da enfermeira na construção do conhecimento coletivo da temática violência. Método: estudo qualitativo do tipo pesquisa-ação em que participaram 11 adolescentes de uma escola pública estadual de Recife-PE. A produção dos dados no Círculo de Cultura abrangeu a observação participante com diário de campo, registro fotográfico e filmagem, além da técnica photovoice. A análise foi realizada pela triangulação de dados em diálogo com a literatura. Resultados: foi evidenciado que a ação problematizadora proporcionada pelo Círculo de Cultura possibilitou criar situações nas quais os adolescentes sentiam-se convidados a refl etir criticamente sobre o fenômeno da violência em sua complexidade. Conclusão: a intervenção de educação em saúde, realizada por meio de Círculos de Cultura, agregou aprendizado e crescimento mútuo subsidiando ações de cuidado em enfermagem que primem pelo protagonismo e autonomia dos adolescentes.Associação Brasileira de Enfermagem2015-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000400617Revista Brasileira de Enfermagem v.68 n.4 2015reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/0034-7167.2015680407iinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrandão Neto,WaldemarSilva,Marta Angélica IossiAquino,Jael Maria deLima,Luciane Soares deMonteiro,Estela Maria Leite Meirellespor2016-01-29T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672015000400617Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2016-01-29T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Violência sob o olhar de adolescentes: intervenção educativa com Círculos de Cultura |
title |
Violência sob o olhar de adolescentes: intervenção educativa com Círculos de Cultura |
spellingShingle |
Violência sob o olhar de adolescentes: intervenção educativa com Círculos de Cultura Brandão Neto,Waldemar Adolescente Violência Educação em Saúde Promoção da Saúde Serviços de Enfermagem Escolar |
title_short |
Violência sob o olhar de adolescentes: intervenção educativa com Círculos de Cultura |
title_full |
Violência sob o olhar de adolescentes: intervenção educativa com Círculos de Cultura |
title_fullStr |
Violência sob o olhar de adolescentes: intervenção educativa com Círculos de Cultura |
title_full_unstemmed |
Violência sob o olhar de adolescentes: intervenção educativa com Círculos de Cultura |
title_sort |
Violência sob o olhar de adolescentes: intervenção educativa com Círculos de Cultura |
author |
Brandão Neto,Waldemar |
author_facet |
Brandão Neto,Waldemar Silva,Marta Angélica Iossi Aquino,Jael Maria de Lima,Luciane Soares de Monteiro,Estela Maria Leite Meirelles |
author_role |
author |
author2 |
Silva,Marta Angélica Iossi Aquino,Jael Maria de Lima,Luciane Soares de Monteiro,Estela Maria Leite Meirelles |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brandão Neto,Waldemar Silva,Marta Angélica Iossi Aquino,Jael Maria de Lima,Luciane Soares de Monteiro,Estela Maria Leite Meirelles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescente Violência Educação em Saúde Promoção da Saúde Serviços de Enfermagem Escolar |
topic |
Adolescente Violência Educação em Saúde Promoção da Saúde Serviços de Enfermagem Escolar |
description |
RESUMO Objetivo: aplicar a metodologia de Círculos de Cultura junto a adolescentes escolares como estratégia de educação em saúde da enfermeira na construção do conhecimento coletivo da temática violência. Método: estudo qualitativo do tipo pesquisa-ação em que participaram 11 adolescentes de uma escola pública estadual de Recife-PE. A produção dos dados no Círculo de Cultura abrangeu a observação participante com diário de campo, registro fotográfico e filmagem, além da técnica photovoice. A análise foi realizada pela triangulação de dados em diálogo com a literatura. Resultados: foi evidenciado que a ação problematizadora proporcionada pelo Círculo de Cultura possibilitou criar situações nas quais os adolescentes sentiam-se convidados a refl etir criticamente sobre o fenômeno da violência em sua complexidade. Conclusão: a intervenção de educação em saúde, realizada por meio de Círculos de Cultura, agregou aprendizado e crescimento mútuo subsidiando ações de cuidado em enfermagem que primem pelo protagonismo e autonomia dos adolescentes. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000400617 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000400617 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0034-7167.2015680407i |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem v.68 n.4 2015 reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online) instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) instacron:ABEN |
instname_str |
Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
instacron_str |
ABEN |
institution |
ABEN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br |
_version_ |
1754303032589287424 |