A formação de educadores em saúde da família: uma agenda para atividades futuras em Odontologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da ABENO (Online) |
Texto Completo: | https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/153 |
Resumo: | A residência multiprofissional é uma modalidade de pós-graduação que agrega graduados de diversas áreas da saúde e que visa a consonância da formação com as necessidades do serviço público, tendo como cenário de prática a atenção primária, principalmente por meio da Estratégia de Saúde da Família. Este estudo tem como objetivo analisar a percepção de cirurgiões-dentistas, egressos da residência multiprofissional, sobre a atuação de dois tipos de educadores desse processo: os tutores e preceptores. O estudo, de abordagem qualitativa, constituiu-se em duas etapas: a análise documental do curso da Residência Multiprofissional da Faculdade Santa Marcelina de São Paulo e a realização de entrevistas semies-truturadas com os cirurgiões-dentistas egressos do curso em questão. Após a análise, foi possível concluir que o papel do tutor e do preceptor não estava bem definido no processo de formação dos residentes, situação que dificulta a atuação dos mesmos na prática do serviço. Torna-se evidente a necessidade de um melhor preparo e definição do papel destes profissionais para que as práticas pedagógicas sejam operadas a contento. Da mesma forma, se evidencia a necessidade da institucionalização da formação de recursos humanos em saúde de nível multiprofissional, nas agendas das instituições de ensino superior, a fim de que se alcance o fortalecimento da proposta na atenção primária com vistas à promoção, prevenção e recuperação da saúde da população. |
id |
ABENO-2_9345806cc716200eb8e6000e01328dd2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revabeno.emnuvens.com.br:article/153 |
network_acronym_str |
ABENO-2 |
network_name_str |
Revista da ABENO (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação de educadores em saúde da família: uma agenda para atividades futuras em OdontologiaResidênciaSaúde da FamíliaAtenção Primária à SaúdeOdontologia.A residência multiprofissional é uma modalidade de pós-graduação que agrega graduados de diversas áreas da saúde e que visa a consonância da formação com as necessidades do serviço público, tendo como cenário de prática a atenção primária, principalmente por meio da Estratégia de Saúde da Família. Este estudo tem como objetivo analisar a percepção de cirurgiões-dentistas, egressos da residência multiprofissional, sobre a atuação de dois tipos de educadores desse processo: os tutores e preceptores. O estudo, de abordagem qualitativa, constituiu-se em duas etapas: a análise documental do curso da Residência Multiprofissional da Faculdade Santa Marcelina de São Paulo e a realização de entrevistas semies-truturadas com os cirurgiões-dentistas egressos do curso em questão. Após a análise, foi possível concluir que o papel do tutor e do preceptor não estava bem definido no processo de formação dos residentes, situação que dificulta a atuação dos mesmos na prática do serviço. Torna-se evidente a necessidade de um melhor preparo e definição do papel destes profissionais para que as práticas pedagógicas sejam operadas a contento. Da mesma forma, se evidencia a necessidade da institucionalização da formação de recursos humanos em saúde de nível multiprofissional, nas agendas das instituições de ensino superior, a fim de que se alcance o fortalecimento da proposta na atenção primária com vistas à promoção, prevenção e recuperação da saúde da população. Associação Brasileira de Ensino Odontológico2015-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/15310.30979/rev.abeno.v15i2.153Revista da ABENO; Vol. 15 No. 2 (2015); 20-27Revista da ABENO; Vol. 15 Núm. 2 (2015); 20-27Revista da ABENO; v. 15 n. 2 (2015); 20-272595-02741679-5954reponame:Revista da ABENO (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)instacron:ABENOporhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/153/162Copyright (c) 2015 Revista da ABENOinfo:eu-repo/semantics/openAccessWanderley, Luciana Coutinho SimõesAlmeida, Fernanda Campos Sousa deJunqueira, Cilene RennóGabriel, Marianade Araujo, Maria Ercilia2015-08-10T02:16:08Zoai:ojs.revabeno.emnuvens.com.br:article/153Revistahttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/indexONGhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/oairevabeno@gmail.com2595-02741679-5954opendoar:2023-01-13T09:47:53.249324Revista da ABENO (Online) - Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de educadores em saúde da família: uma agenda para atividades futuras em Odontologia |
title |
A formação de educadores em saúde da família: uma agenda para atividades futuras em Odontologia |
spellingShingle |
A formação de educadores em saúde da família: uma agenda para atividades futuras em Odontologia Wanderley, Luciana Coutinho Simões Residência Saúde da Família Atenção Primária à Saúde Odontologia. |
title_short |
A formação de educadores em saúde da família: uma agenda para atividades futuras em Odontologia |
title_full |
A formação de educadores em saúde da família: uma agenda para atividades futuras em Odontologia |
title_fullStr |
A formação de educadores em saúde da família: uma agenda para atividades futuras em Odontologia |
title_full_unstemmed |
A formação de educadores em saúde da família: uma agenda para atividades futuras em Odontologia |
title_sort |
A formação de educadores em saúde da família: uma agenda para atividades futuras em Odontologia |
author |
Wanderley, Luciana Coutinho Simões |
author_facet |
Wanderley, Luciana Coutinho Simões Almeida, Fernanda Campos Sousa de Junqueira, Cilene Rennó Gabriel, Mariana de Araujo, Maria Ercilia |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Fernanda Campos Sousa de Junqueira, Cilene Rennó Gabriel, Mariana de Araujo, Maria Ercilia |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wanderley, Luciana Coutinho Simões Almeida, Fernanda Campos Sousa de Junqueira, Cilene Rennó Gabriel, Mariana de Araujo, Maria Ercilia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Residência Saúde da Família Atenção Primária à Saúde Odontologia. |
topic |
Residência Saúde da Família Atenção Primária à Saúde Odontologia. |
description |
A residência multiprofissional é uma modalidade de pós-graduação que agrega graduados de diversas áreas da saúde e que visa a consonância da formação com as necessidades do serviço público, tendo como cenário de prática a atenção primária, principalmente por meio da Estratégia de Saúde da Família. Este estudo tem como objetivo analisar a percepção de cirurgiões-dentistas, egressos da residência multiprofissional, sobre a atuação de dois tipos de educadores desse processo: os tutores e preceptores. O estudo, de abordagem qualitativa, constituiu-se em duas etapas: a análise documental do curso da Residência Multiprofissional da Faculdade Santa Marcelina de São Paulo e a realização de entrevistas semies-truturadas com os cirurgiões-dentistas egressos do curso em questão. Após a análise, foi possível concluir que o papel do tutor e do preceptor não estava bem definido no processo de formação dos residentes, situação que dificulta a atuação dos mesmos na prática do serviço. Torna-se evidente a necessidade de um melhor preparo e definição do papel destes profissionais para que as práticas pedagógicas sejam operadas a contento. Da mesma forma, se evidencia a necessidade da institucionalização da formação de recursos humanos em saúde de nível multiprofissional, nas agendas das instituições de ensino superior, a fim de que se alcance o fortalecimento da proposta na atenção primária com vistas à promoção, prevenção e recuperação da saúde da população. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/153 10.30979/rev.abeno.v15i2.153 |
url |
https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/153 |
identifier_str_mv |
10.30979/rev.abeno.v15i2.153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/153/162 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista da ABENO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista da ABENO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Ensino Odontológico |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Ensino Odontológico |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da ABENO; Vol. 15 No. 2 (2015); 20-27 Revista da ABENO; Vol. 15 Núm. 2 (2015); 20-27 Revista da ABENO; v. 15 n. 2 (2015); 20-27 2595-0274 1679-5954 reponame:Revista da ABENO (Online) instname:Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) instacron:ABENO |
instname_str |
Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) |
instacron_str |
ABENO |
institution |
ABENO |
reponame_str |
Revista da ABENO (Online) |
collection |
Revista da ABENO (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da ABENO (Online) - Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) |
repository.mail.fl_str_mv |
revabeno@gmail.com |
_version_ |
1797051145935388672 |