Tecnologias de informação e comunicação na educação da Odontologia: estudo transversal de uma população do sul do Brasil
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da ABENO (Online) |
Texto Completo: | https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/178 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi avaliar as competências em relação às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) de estudantes de Odontologia. Um estudo transversal foi realizado com os estudantes de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados foram coletados através de um questionário previamente validado pelo Centro de Ciências de Saúde Oral da Universidade de Malmö e submetido ao processo de adaptação transcultural para o português. Os resultados foram transformados em escores conforme literatura prévia e categorizados para as comparações. Análise descritiva, qui-quadrado e teste exato de Fischer foram utilizados. O escore de competência em relação às TICs foi considerado muito bom e apresentou relação com o nível de escolaridade materno. Já o escore de importância das TICs foi mediano e relacionado à idade. Concluiu-se que os estudantes de Odontologia apresentaram bom domínio das ferramentas de TICs e nível moderado em relação à importância atribuída ao uso odontológico dessas tecnologias. |
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