Eficiência de um sistema piloto de dessalinização de água salobra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida,Juliano Penteado de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Kummer,Ana Carolina Barbosa, Carranza,Gabriel, Campos,Luiza Cintra, Széliga,Marcos Rogério, Acevedo,Miguel, Gervasoni,Ronald, Wiecheteck,Giovana Katie
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Engenharia Sanitaria e Ambiental
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522020000100107
Resumo: RESUMO Com a escassez da disponibilidade de água doce e o aumento da demanda de água no mundo e no Brasil, uma das alternativas são os sistemas de dessalinização de água, que removem os sais das águas salobra ou salgada. Este estudo teve como objetivo avaliar a eficiência de um sistema piloto de dessalinização de água salobra a qual foi obtida a partir da mistura de águas do mar e de rio até atingir concentração de sólidos dissolvidos totais (SDT) de 1.500 mg.L-1. O sistema piloto de dessalinização, com capacidade de 1,0 m3.h-1, é composto de ultrafiltração (UF) e abrandamento como pré-tratamento à osmose reversa (OR). Foram realizadas análises de qualidade da água na entrada e saída das unidades de tratamento relativas a SDT, condutividade elétrica, turbidez, pH, cor aparente, alcalinidade, dureza total, cálcio, magnésio, cloreto, sulfato e temperatura. Foram avaliadas a pressão osmótica, o fluxo de filtração e a taxa de recuperação de água no sistema de OR. Com os resultados obtidos, conclui-se que a eficiência de remoção de SDT e condutividade foi de 99%. A UF foi eficiente na remoção de turbidez, enquanto a OR apresentou maiores eficiências de remoção de sais. O sistema piloto de tratamento foi capaz de remover todos os parâmetros estudados. A taxa de recuperação na OR foi de 74,64%.
id ABES-1_37ac4ca19b681cc4858c74c46d1b8c84
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-41522020000100107
network_acronym_str ABES-1
network_name_str Engenharia Sanitaria e Ambiental
repository_id_str
spelling Eficiência de um sistema piloto de dessalinização de água salobraágua salobradessalinizaçãoultrafiltraçãoosmose reversatratamento de água por membranasRESUMO Com a escassez da disponibilidade de água doce e o aumento da demanda de água no mundo e no Brasil, uma das alternativas são os sistemas de dessalinização de água, que removem os sais das águas salobra ou salgada. Este estudo teve como objetivo avaliar a eficiência de um sistema piloto de dessalinização de água salobra a qual foi obtida a partir da mistura de águas do mar e de rio até atingir concentração de sólidos dissolvidos totais (SDT) de 1.500 mg.L-1. O sistema piloto de dessalinização, com capacidade de 1,0 m3.h-1, é composto de ultrafiltração (UF) e abrandamento como pré-tratamento à osmose reversa (OR). Foram realizadas análises de qualidade da água na entrada e saída das unidades de tratamento relativas a SDT, condutividade elétrica, turbidez, pH, cor aparente, alcalinidade, dureza total, cálcio, magnésio, cloreto, sulfato e temperatura. Foram avaliadas a pressão osmótica, o fluxo de filtração e a taxa de recuperação de água no sistema de OR. Com os resultados obtidos, conclui-se que a eficiência de remoção de SDT e condutividade foi de 99%. A UF foi eficiente na remoção de turbidez, enquanto a OR apresentou maiores eficiências de remoção de sais. O sistema piloto de tratamento foi capaz de remover todos os parâmetros estudados. A taxa de recuperação na OR foi de 74,64%.Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522020000100107Engenharia Sanitaria e Ambiental v.25 n.1 2020reponame:Engenharia Sanitaria e Ambientalinstname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)instacron:ABES10.1590/s1413-41522020181646info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Juliano Penteado deKummer,Ana Carolina BarbosaCarranza,GabrielCampos,Luiza CintraSzéliga,Marcos RogérioAcevedo,MiguelGervasoni,RonaldWiecheteck,Giovana Katiepor2020-03-12T00:00:00Zoai:scielo:S1413-41522020000100107Revistahttp://www.scielo.br/esaONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||esa@abes-dn.org.br1809-44571413-4152opendoar:2020-03-12T00:00Engenharia Sanitaria e Ambiental - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)false
dc.title.none.fl_str_mv Eficiência de um sistema piloto de dessalinização de água salobra
title Eficiência de um sistema piloto de dessalinização de água salobra
spellingShingle Eficiência de um sistema piloto de dessalinização de água salobra
Almeida,Juliano Penteado de
água salobra
dessalinização
ultrafiltração
osmose reversa
tratamento de água por membranas
title_short Eficiência de um sistema piloto de dessalinização de água salobra
title_full Eficiência de um sistema piloto de dessalinização de água salobra
title_fullStr Eficiência de um sistema piloto de dessalinização de água salobra
title_full_unstemmed Eficiência de um sistema piloto de dessalinização de água salobra
title_sort Eficiência de um sistema piloto de dessalinização de água salobra
author Almeida,Juliano Penteado de
author_facet Almeida,Juliano Penteado de
Kummer,Ana Carolina Barbosa
Carranza,Gabriel
Campos,Luiza Cintra
Széliga,Marcos Rogério
Acevedo,Miguel
Gervasoni,Ronald
Wiecheteck,Giovana Katie
author_role author
author2 Kummer,Ana Carolina Barbosa
Carranza,Gabriel
Campos,Luiza Cintra
Széliga,Marcos Rogério
Acevedo,Miguel
Gervasoni,Ronald
Wiecheteck,Giovana Katie
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida,Juliano Penteado de
Kummer,Ana Carolina Barbosa
Carranza,Gabriel
Campos,Luiza Cintra
Széliga,Marcos Rogério
Acevedo,Miguel
Gervasoni,Ronald
Wiecheteck,Giovana Katie
dc.subject.por.fl_str_mv água salobra
dessalinização
ultrafiltração
osmose reversa
tratamento de água por membranas
topic água salobra
dessalinização
ultrafiltração
osmose reversa
tratamento de água por membranas
description RESUMO Com a escassez da disponibilidade de água doce e o aumento da demanda de água no mundo e no Brasil, uma das alternativas são os sistemas de dessalinização de água, que removem os sais das águas salobra ou salgada. Este estudo teve como objetivo avaliar a eficiência de um sistema piloto de dessalinização de água salobra a qual foi obtida a partir da mistura de águas do mar e de rio até atingir concentração de sólidos dissolvidos totais (SDT) de 1.500 mg.L-1. O sistema piloto de dessalinização, com capacidade de 1,0 m3.h-1, é composto de ultrafiltração (UF) e abrandamento como pré-tratamento à osmose reversa (OR). Foram realizadas análises de qualidade da água na entrada e saída das unidades de tratamento relativas a SDT, condutividade elétrica, turbidez, pH, cor aparente, alcalinidade, dureza total, cálcio, magnésio, cloreto, sulfato e temperatura. Foram avaliadas a pressão osmótica, o fluxo de filtração e a taxa de recuperação de água no sistema de OR. Com os resultados obtidos, conclui-se que a eficiência de remoção de SDT e condutividade foi de 99%. A UF foi eficiente na remoção de turbidez, enquanto a OR apresentou maiores eficiências de remoção de sais. O sistema piloto de tratamento foi capaz de remover todos os parâmetros estudados. A taxa de recuperação na OR foi de 74,64%.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522020000100107
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522020000100107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-41522020181646
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES
dc.source.none.fl_str_mv Engenharia Sanitaria e Ambiental v.25 n.1 2020
reponame:Engenharia Sanitaria e Ambiental
instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron:ABES
instname_str Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron_str ABES
institution ABES
reponame_str Engenharia Sanitaria e Ambiental
collection Engenharia Sanitaria e Ambiental
repository.name.fl_str_mv Engenharia Sanitaria e Ambiental - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
repository.mail.fl_str_mv ||esa@abes-dn.org.br
_version_ 1754213196228460544