GESTÃO INTEGRADA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: ESTUDO DE CASO DO PARQUE ESTADUAL DE PORTO FERREIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Mayra Cristina Prado de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Mello, Kaline de, Toppa, Rogério Hartung
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
Texto Completo: https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/232
Resumo: Este estudo analisou a configuração da paisagem na Zona de Amortecimento (ZA) doParque Estadual de Porto Ferreira (PEPF) destacando as implicações para aconservação. O PEPF possui uma área de 611,55 ha, com entornopredominantemente agrícola, sendo 63% da paisagem composta por cana-de-açúcare citricultura. A cobertura florestal corresponde a 12% da ZA com 60 fragmentos depequeno tamanho (83% ≤ 10 ha). O isolamento do parque, a proximidade com ocentro urbano, as monoculturas, a extração de argila e a circulação de veículosrepresentam ameaças à conservação da biodiversidade. O aumento da conectividadedo entorno por meio da recomposição de APP e reservas legais, bem como práticasagrícolas sustentáveis, devem ser metas para dirimir os impactos das monoculturasexistentes na ZA. A participação da população no processo de atualização do planode manejo, bem como na implantação de seus programas, é fundamental para aefetividade da gestão integrada.
id ABES-2_9cfd7cb0bb551bb3a1c5bf160cefc284
oai_identifier_str oai:ojs.www.rbciamb.com.br:article/232
network_acronym_str ABES-2
network_name_str Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
repository_id_str
spelling GESTÃO INTEGRADA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: ESTUDO DE CASO DO PARQUE ESTADUAL DE PORTO FERREIRAfragmentação florestal; área protegida; plano de manejo; zona de amortecimento; uso e cobertura da terra; conservação da biodiversidade.Este estudo analisou a configuração da paisagem na Zona de Amortecimento (ZA) doParque Estadual de Porto Ferreira (PEPF) destacando as implicações para aconservação. O PEPF possui uma área de 611,55 ha, com entornopredominantemente agrícola, sendo 63% da paisagem composta por cana-de-açúcare citricultura. A cobertura florestal corresponde a 12% da ZA com 60 fragmentos depequeno tamanho (83% ≤ 10 ha). O isolamento do parque, a proximidade com ocentro urbano, as monoculturas, a extração de argila e a circulação de veículosrepresentam ameaças à conservação da biodiversidade. O aumento da conectividadedo entorno por meio da recomposição de APP e reservas legais, bem como práticasagrícolas sustentáveis, devem ser metas para dirimir os impactos das monoculturasexistentes na ZA. A participação da população no processo de atualização do planode manejo, bem como na implantação de seus programas, é fundamental para aefetividade da gestão integrada.Zeppelini Publishers2014-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/232Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online); n. 33 (2014): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - Setembro; 45-59Brazilian Journal of Environmental Sciences (Online); No. 33 (2014): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - September; 45-592176-94781808-4524reponame:Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)instacron:ABESporhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/232/193Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Mayra Cristina Prado deMello, Kaline deToppa, Rogério Hartung2020-10-18T22:11:07Zoai:ojs.www.rbciamb.com.br:article/232Revistahttp://www.rbciamb.com.br/index.php/Publicacoes_RBCIAMBhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/oairbciamb@abes-dn.org.br||2176-94781804-4524opendoar:2020-10-18T22:11:07Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)false
dc.title.none.fl_str_mv GESTÃO INTEGRADA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: ESTUDO DE CASO DO PARQUE ESTADUAL DE PORTO FERREIRA
title GESTÃO INTEGRADA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: ESTUDO DE CASO DO PARQUE ESTADUAL DE PORTO FERREIRA
spellingShingle GESTÃO INTEGRADA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: ESTUDO DE CASO DO PARQUE ESTADUAL DE PORTO FERREIRA
Moraes, Mayra Cristina Prado de
fragmentação florestal; área protegida; plano de manejo; zona de amortecimento; uso e cobertura da terra; conservação da biodiversidade.
title_short GESTÃO INTEGRADA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: ESTUDO DE CASO DO PARQUE ESTADUAL DE PORTO FERREIRA
title_full GESTÃO INTEGRADA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: ESTUDO DE CASO DO PARQUE ESTADUAL DE PORTO FERREIRA
title_fullStr GESTÃO INTEGRADA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: ESTUDO DE CASO DO PARQUE ESTADUAL DE PORTO FERREIRA
title_full_unstemmed GESTÃO INTEGRADA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: ESTUDO DE CASO DO PARQUE ESTADUAL DE PORTO FERREIRA
title_sort GESTÃO INTEGRADA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: ESTUDO DE CASO DO PARQUE ESTADUAL DE PORTO FERREIRA
author Moraes, Mayra Cristina Prado de
author_facet Moraes, Mayra Cristina Prado de
Mello, Kaline de
Toppa, Rogério Hartung
author_role author
author2 Mello, Kaline de
Toppa, Rogério Hartung
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Mayra Cristina Prado de
Mello, Kaline de
Toppa, Rogério Hartung
dc.subject.por.fl_str_mv fragmentação florestal; área protegida; plano de manejo; zona de amortecimento; uso e cobertura da terra; conservação da biodiversidade.
topic fragmentação florestal; área protegida; plano de manejo; zona de amortecimento; uso e cobertura da terra; conservação da biodiversidade.
description Este estudo analisou a configuração da paisagem na Zona de Amortecimento (ZA) doParque Estadual de Porto Ferreira (PEPF) destacando as implicações para aconservação. O PEPF possui uma área de 611,55 ha, com entornopredominantemente agrícola, sendo 63% da paisagem composta por cana-de-açúcare citricultura. A cobertura florestal corresponde a 12% da ZA com 60 fragmentos depequeno tamanho (83% ≤ 10 ha). O isolamento do parque, a proximidade com ocentro urbano, as monoculturas, a extração de argila e a circulação de veículosrepresentam ameaças à conservação da biodiversidade. O aumento da conectividadedo entorno por meio da recomposição de APP e reservas legais, bem como práticasagrícolas sustentáveis, devem ser metas para dirimir os impactos das monoculturasexistentes na ZA. A participação da população no processo de atualização do planode manejo, bem como na implantação de seus programas, é fundamental para aefetividade da gestão integrada.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/232
url https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/232/193
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Zeppelini Publishers
publisher.none.fl_str_mv Zeppelini Publishers
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online); n. 33 (2014): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - Setembro; 45-59
Brazilian Journal of Environmental Sciences (Online); No. 33 (2014): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - September; 45-59
2176-9478
1808-4524
reponame:Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron:ABES
instname_str Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron_str ABES
institution ABES
reponame_str Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
repository.mail.fl_str_mv rbciamb@abes-dn.org.br||
_version_ 1797068920776032256