Diversidade genética em quiabeiro baseada em marcadores RAPD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinello,Gilmar E.
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Leal,Nilton R., Amaral Júnior,Antônio T. do, Pereira,Messias G., Daher,Rogério F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horticultura Brasileira
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362003000100004
Resumo: Avaliou-se a utilização de marcadores RAPD para estimar a diversidade em 42 acessos do gênero Abelmoschus e um de Hibiscus. As estimativas das distâncias genéticas foram feitas com base no complemento aritmético do Índice de Jaccard. Foram utilizadas as técnicas de análise multivariada, através de agrupamento hierárquico do vizinho mais próximo e método de Tocher, para estudar os arranjos dos grupos de genótipos, bem como analisar os métodos de agrupamentos empregados. Trinta e um iniciadores foram utilizados para amplificar fragmentos de DNA pela reação de polimerização em cadeia (PCR) e foram gerados 103 fragmentos RAPD. O agrupamento hierárquico dos 43 genótipos com base no método do vizinho mais próximo separou os acessos, de modo geral, conforme as espécies botânicas, formando 6 grupos distintos. Isto foi confirmado pela projeção das distâncias genéticas no plano bidimensional, onde o primeiro e maior dos grupos reuniu os acessos de A. esculentus e A. caillei. Por outro lado, o método de Tocher reuniu 90% do germoplasma no grupo I incluindo, neste, os acessos de A. moschatus e A. manihot, além das outras duas espécies anteriores. O método de otimização de Tocher permitiu a formação de apenas 4 grupos de genótipos, mostrando-se coerente apenas em parte à análise de agrupamento hierárquico. Porém, o reagrupamento dos acessos do grupo I de Tocher pelo método hierárquico, revelou a existência de maior heterogeneidade genética no germoplasma estudado.
id ABH-1_41a893334649dfa65f9f65eb128a1ebb
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-05362003000100004
network_acronym_str ABH-1
network_name_str Horticultura Brasileira
repository_id_str
spelling Diversidade genética em quiabeiro baseada em marcadores RAPDAbelmoschus esculentusanálise multivariadadistâncias genéticasrecursos genéticosAvaliou-se a utilização de marcadores RAPD para estimar a diversidade em 42 acessos do gênero Abelmoschus e um de Hibiscus. As estimativas das distâncias genéticas foram feitas com base no complemento aritmético do Índice de Jaccard. Foram utilizadas as técnicas de análise multivariada, através de agrupamento hierárquico do vizinho mais próximo e método de Tocher, para estudar os arranjos dos grupos de genótipos, bem como analisar os métodos de agrupamentos empregados. Trinta e um iniciadores foram utilizados para amplificar fragmentos de DNA pela reação de polimerização em cadeia (PCR) e foram gerados 103 fragmentos RAPD. O agrupamento hierárquico dos 43 genótipos com base no método do vizinho mais próximo separou os acessos, de modo geral, conforme as espécies botânicas, formando 6 grupos distintos. Isto foi confirmado pela projeção das distâncias genéticas no plano bidimensional, onde o primeiro e maior dos grupos reuniu os acessos de A. esculentus e A. caillei. Por outro lado, o método de Tocher reuniu 90% do germoplasma no grupo I incluindo, neste, os acessos de A. moschatus e A. manihot, além das outras duas espécies anteriores. O método de otimização de Tocher permitiu a formação de apenas 4 grupos de genótipos, mostrando-se coerente apenas em parte à análise de agrupamento hierárquico. Porém, o reagrupamento dos acessos do grupo I de Tocher pelo método hierárquico, revelou a existência de maior heterogeneidade genética no germoplasma estudado.Associação Brasileira de Horticultura2003-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362003000100004Horticultura Brasileira v.21 n.1 2003reponame:Horticultura Brasileirainstname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)instacron:ABH10.1590/S0102-05362003000100004info:eu-repo/semantics/openAccessMartinello,Gilmar E.Leal,Nilton R.Amaral Júnior,Antônio T. doPereira,Messias G.Daher,Rogério F.por2003-06-11T00:00:00Zoai:scielo:S0102-05362003000100004Revistahttp://cms.horticulturabrasileira.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hortbras@gmail.com1806-99910102-0536opendoar:2003-06-11T00:00Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)false
dc.title.none.fl_str_mv Diversidade genética em quiabeiro baseada em marcadores RAPD
title Diversidade genética em quiabeiro baseada em marcadores RAPD
spellingShingle Diversidade genética em quiabeiro baseada em marcadores RAPD
Martinello,Gilmar E.
Abelmoschus esculentus
análise multivariada
distâncias genéticas
recursos genéticos
title_short Diversidade genética em quiabeiro baseada em marcadores RAPD
title_full Diversidade genética em quiabeiro baseada em marcadores RAPD
title_fullStr Diversidade genética em quiabeiro baseada em marcadores RAPD
title_full_unstemmed Diversidade genética em quiabeiro baseada em marcadores RAPD
title_sort Diversidade genética em quiabeiro baseada em marcadores RAPD
author Martinello,Gilmar E.
author_facet Martinello,Gilmar E.
Leal,Nilton R.
Amaral Júnior,Antônio T. do
Pereira,Messias G.
Daher,Rogério F.
author_role author
author2 Leal,Nilton R.
Amaral Júnior,Antônio T. do
Pereira,Messias G.
Daher,Rogério F.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinello,Gilmar E.
Leal,Nilton R.
Amaral Júnior,Antônio T. do
Pereira,Messias G.
Daher,Rogério F.
dc.subject.por.fl_str_mv Abelmoschus esculentus
análise multivariada
distâncias genéticas
recursos genéticos
topic Abelmoschus esculentus
análise multivariada
distâncias genéticas
recursos genéticos
description Avaliou-se a utilização de marcadores RAPD para estimar a diversidade em 42 acessos do gênero Abelmoschus e um de Hibiscus. As estimativas das distâncias genéticas foram feitas com base no complemento aritmético do Índice de Jaccard. Foram utilizadas as técnicas de análise multivariada, através de agrupamento hierárquico do vizinho mais próximo e método de Tocher, para estudar os arranjos dos grupos de genótipos, bem como analisar os métodos de agrupamentos empregados. Trinta e um iniciadores foram utilizados para amplificar fragmentos de DNA pela reação de polimerização em cadeia (PCR) e foram gerados 103 fragmentos RAPD. O agrupamento hierárquico dos 43 genótipos com base no método do vizinho mais próximo separou os acessos, de modo geral, conforme as espécies botânicas, formando 6 grupos distintos. Isto foi confirmado pela projeção das distâncias genéticas no plano bidimensional, onde o primeiro e maior dos grupos reuniu os acessos de A. esculentus e A. caillei. Por outro lado, o método de Tocher reuniu 90% do germoplasma no grupo I incluindo, neste, os acessos de A. moschatus e A. manihot, além das outras duas espécies anteriores. O método de otimização de Tocher permitiu a formação de apenas 4 grupos de genótipos, mostrando-se coerente apenas em parte à análise de agrupamento hierárquico. Porém, o reagrupamento dos acessos do grupo I de Tocher pelo método hierárquico, revelou a existência de maior heterogeneidade genética no germoplasma estudado.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362003000100004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362003000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-05362003000100004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
dc.source.none.fl_str_mv Horticultura Brasileira v.21 n.1 2003
reponame:Horticultura Brasileira
instname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron:ABH
instname_str Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron_str ABH
institution ABH
reponame_str Horticultura Brasileira
collection Horticultura Brasileira
repository.name.fl_str_mv Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
repository.mail.fl_str_mv ||hortbras@gmail.com
_version_ 1754213077028438016