Tamanhos de amostra e de parcela para variáveis de crescimento e produtivas de tomateiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lúcio,Alessandro D
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Haesbaert,Fernando M, Santos,Daniel, Schwertner,Diogo V, Brunes,Rélia R
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horticultura Brasileira
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362012000400016
Resumo: O objetivo desse trabalho foi estimar o tamanho de amostra e de parcela para caracteres de crescimento e produtivos em diferentes períodos de desenvolvimento da cultura do tomateiro, conduzida em túnel alto e em campo na primavera-verão e no outono-inverno. As variáveis de crescimento analisadas foram altura de planta, número de folhas, diâmetro do caule no colo e diâmetro do caule na altura da primeira inflorescência; as variáveis produtivas foram número de inflorescências/infrutescências e número de frutos por planta, avaliadas em períodos distintos de desenvolvimento da cultura. Quando as variâncias entre linhas de cultivo foram heterogêneas, o tamanho de amostra foi calculado com o maior coeficiente de variação (CV) obtido entre as linhas de cultivo e, quando foram homogêneas, o tamanho de amostra foi calculado com o CV médio. Os tamanhos de parcela foram calculados pelos métodos da máxima curvatura modificada e curvatura máxima do coeficiente de variação e as diferenças em porcentagem da média pelo método de Hatheway. Para uma única recomendação de tamanho de amostra, considerando a semiamplitude do intervalo de confiança de 10%, o tamanho de amostra na linha de cultivo é de 9 e 22 plantas respectivamente para as características de crescimento e produtivas em túnel alto, e de 7 e 16 plantas na linha de cultivo, respectivamente para caracteristicas de crescimento e produtivas, em campo. O tamanho de parcela para caracteristicas de crescimento é de 3 plantas na linha de cultivo e para caracteristicas produtivas, parcelas de 7 plantas na linha de cultivo.
id ABH-1_ade827684ff89308459617023184e018
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-05362012000400016
network_acronym_str ABH-1
network_name_str Horticultura Brasileira
repository_id_str
spelling Tamanhos de amostra e de parcela para variáveis de crescimento e produtivas de tomateiroSolanum licopersicumprecisão experimentalplanejamento experimentalensaio de uniformidadeO objetivo desse trabalho foi estimar o tamanho de amostra e de parcela para caracteres de crescimento e produtivos em diferentes períodos de desenvolvimento da cultura do tomateiro, conduzida em túnel alto e em campo na primavera-verão e no outono-inverno. As variáveis de crescimento analisadas foram altura de planta, número de folhas, diâmetro do caule no colo e diâmetro do caule na altura da primeira inflorescência; as variáveis produtivas foram número de inflorescências/infrutescências e número de frutos por planta, avaliadas em períodos distintos de desenvolvimento da cultura. Quando as variâncias entre linhas de cultivo foram heterogêneas, o tamanho de amostra foi calculado com o maior coeficiente de variação (CV) obtido entre as linhas de cultivo e, quando foram homogêneas, o tamanho de amostra foi calculado com o CV médio. Os tamanhos de parcela foram calculados pelos métodos da máxima curvatura modificada e curvatura máxima do coeficiente de variação e as diferenças em porcentagem da média pelo método de Hatheway. Para uma única recomendação de tamanho de amostra, considerando a semiamplitude do intervalo de confiança de 10%, o tamanho de amostra na linha de cultivo é de 9 e 22 plantas respectivamente para as características de crescimento e produtivas em túnel alto, e de 7 e 16 plantas na linha de cultivo, respectivamente para caracteristicas de crescimento e produtivas, em campo. O tamanho de parcela para caracteristicas de crescimento é de 3 plantas na linha de cultivo e para caracteristicas produtivas, parcelas de 7 plantas na linha de cultivo.Associação Brasileira de Horticultura2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362012000400016Horticultura Brasileira v.30 n.4 2012reponame:Horticultura Brasileirainstname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)instacron:ABH10.1590/S0102-05362012000400016info:eu-repo/semantics/openAccessLúcio,Alessandro DHaesbaert,Fernando MSantos,DanielSchwertner,Diogo VBrunes,Rélia Rpor2013-01-07T00:00:00Zoai:scielo:S0102-05362012000400016Revistahttp://cms.horticulturabrasileira.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hortbras@gmail.com1806-99910102-0536opendoar:2013-01-07T00:00Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)false
dc.title.none.fl_str_mv Tamanhos de amostra e de parcela para variáveis de crescimento e produtivas de tomateiro
title Tamanhos de amostra e de parcela para variáveis de crescimento e produtivas de tomateiro
spellingShingle Tamanhos de amostra e de parcela para variáveis de crescimento e produtivas de tomateiro
Lúcio,Alessandro D
Solanum licopersicum
precisão experimental
planejamento experimental
ensaio de uniformidade
title_short Tamanhos de amostra e de parcela para variáveis de crescimento e produtivas de tomateiro
title_full Tamanhos de amostra e de parcela para variáveis de crescimento e produtivas de tomateiro
title_fullStr Tamanhos de amostra e de parcela para variáveis de crescimento e produtivas de tomateiro
title_full_unstemmed Tamanhos de amostra e de parcela para variáveis de crescimento e produtivas de tomateiro
title_sort Tamanhos de amostra e de parcela para variáveis de crescimento e produtivas de tomateiro
author Lúcio,Alessandro D
author_facet Lúcio,Alessandro D
Haesbaert,Fernando M
Santos,Daniel
Schwertner,Diogo V
Brunes,Rélia R
author_role author
author2 Haesbaert,Fernando M
Santos,Daniel
Schwertner,Diogo V
Brunes,Rélia R
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lúcio,Alessandro D
Haesbaert,Fernando M
Santos,Daniel
Schwertner,Diogo V
Brunes,Rélia R
dc.subject.por.fl_str_mv Solanum licopersicum
precisão experimental
planejamento experimental
ensaio de uniformidade
topic Solanum licopersicum
precisão experimental
planejamento experimental
ensaio de uniformidade
description O objetivo desse trabalho foi estimar o tamanho de amostra e de parcela para caracteres de crescimento e produtivos em diferentes períodos de desenvolvimento da cultura do tomateiro, conduzida em túnel alto e em campo na primavera-verão e no outono-inverno. As variáveis de crescimento analisadas foram altura de planta, número de folhas, diâmetro do caule no colo e diâmetro do caule na altura da primeira inflorescência; as variáveis produtivas foram número de inflorescências/infrutescências e número de frutos por planta, avaliadas em períodos distintos de desenvolvimento da cultura. Quando as variâncias entre linhas de cultivo foram heterogêneas, o tamanho de amostra foi calculado com o maior coeficiente de variação (CV) obtido entre as linhas de cultivo e, quando foram homogêneas, o tamanho de amostra foi calculado com o CV médio. Os tamanhos de parcela foram calculados pelos métodos da máxima curvatura modificada e curvatura máxima do coeficiente de variação e as diferenças em porcentagem da média pelo método de Hatheway. Para uma única recomendação de tamanho de amostra, considerando a semiamplitude do intervalo de confiança de 10%, o tamanho de amostra na linha de cultivo é de 9 e 22 plantas respectivamente para as características de crescimento e produtivas em túnel alto, e de 7 e 16 plantas na linha de cultivo, respectivamente para caracteristicas de crescimento e produtivas, em campo. O tamanho de parcela para caracteristicas de crescimento é de 3 plantas na linha de cultivo e para caracteristicas produtivas, parcelas de 7 plantas na linha de cultivo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362012000400016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362012000400016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-05362012000400016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
dc.source.none.fl_str_mv Horticultura Brasileira v.30 n.4 2012
reponame:Horticultura Brasileira
instname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron:ABH
instname_str Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron_str ABH
institution ABH
reponame_str Horticultura Brasileira
collection Horticultura Brasileira
repository.name.fl_str_mv Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
repository.mail.fl_str_mv ||hortbras@gmail.com
_version_ 1754213081654755328