Tamanho de amostra para avaliação de caracteres de cenoura em sistemas de cultivo agroecológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Giovani Olegário da
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Vieira,Jairo V, Villela,Michelle S
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horticultura Brasileira
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362009000200008
Resumo: O correto dimensionamento de experimentos deve ser utilizado para que se possa reduzir o erro experimental e com isso, maximizar a precisão das informações obtidas. O objetivo deste trabalho foi estimar o número mínimo de famílias e de plantas por parcela para avaliação de caracteres de raiz em uma população de cenoura cultivada em sistema agroecológico. Os ensaios foram conduzidos no verão de 2006/2007 em duas propriedades com cultivo agroecológico em Brasília: Associação Mokiti Okada, que segue modelo de Agricultura Natural em Brazlândia-DF e Núcleo Rural Taguatinga, seguindo modelo de Agricultura Orgânica em Taguatinga-DF. Foram avaliadas 100 famílias de meio-irmãos de cenoura dispostas em delineamento de blocos casualizados com duas repetições e parcelas de 1 m². Foram colhidas 20 plantas competitivas por parcela e avaliadas individualmente para os caracteres comprimento de raiz, diâmetro da raiz, massa da raiz, diâmetro do xilema da raiz, relação diâmetro do xilema/diâmetro da raiz, tipo de ponta da raiz, tipo de ombro da raiz, parâmetro a* para os tecidos xilema e floema. Foi realizada análise de variância conjunta e para cada sistema, com informação entre e dentro de parcelas. Foram realizadas ainda análises de representatividade do número mínimo de famílias e de plantas para representar uma população de cenoura. Foi verificado que uma amostra de 18 plantas competitivas/parcela coletadas em ensaios com 2 repetições, bem como de 74 famílias, são suficientes para garantir uma adequada avaliação de famílias meio-irmãos de cenoura para os caracteres estudados.
id ABH-1_b09f26e5bb3fbb14f92497dbf9489db1
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-05362009000200008
network_acronym_str ABH-1
network_name_str Horticultura Brasileira
repository_id_str
spelling Tamanho de amostra para avaliação de caracteres de cenoura em sistemas de cultivo agroecológicoDaucus carota L.número mínimo de plantasnúmero mínimo de famíliassimulaçãoO correto dimensionamento de experimentos deve ser utilizado para que se possa reduzir o erro experimental e com isso, maximizar a precisão das informações obtidas. O objetivo deste trabalho foi estimar o número mínimo de famílias e de plantas por parcela para avaliação de caracteres de raiz em uma população de cenoura cultivada em sistema agroecológico. Os ensaios foram conduzidos no verão de 2006/2007 em duas propriedades com cultivo agroecológico em Brasília: Associação Mokiti Okada, que segue modelo de Agricultura Natural em Brazlândia-DF e Núcleo Rural Taguatinga, seguindo modelo de Agricultura Orgânica em Taguatinga-DF. Foram avaliadas 100 famílias de meio-irmãos de cenoura dispostas em delineamento de blocos casualizados com duas repetições e parcelas de 1 m². Foram colhidas 20 plantas competitivas por parcela e avaliadas individualmente para os caracteres comprimento de raiz, diâmetro da raiz, massa da raiz, diâmetro do xilema da raiz, relação diâmetro do xilema/diâmetro da raiz, tipo de ponta da raiz, tipo de ombro da raiz, parâmetro a* para os tecidos xilema e floema. Foi realizada análise de variância conjunta e para cada sistema, com informação entre e dentro de parcelas. Foram realizadas ainda análises de representatividade do número mínimo de famílias e de plantas para representar uma população de cenoura. Foi verificado que uma amostra de 18 plantas competitivas/parcela coletadas em ensaios com 2 repetições, bem como de 74 famílias, são suficientes para garantir uma adequada avaliação de famílias meio-irmãos de cenoura para os caracteres estudados.Associação Brasileira de Horticultura2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362009000200008Horticultura Brasileira v.27 n.2 2009reponame:Horticultura Brasileirainstname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)instacron:ABH10.1590/S0102-05362009000200008info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Giovani Olegário daVieira,Jairo VVillela,Michelle Spor2009-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S0102-05362009000200008Revistahttp://cms.horticulturabrasileira.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hortbras@gmail.com1806-99910102-0536opendoar:2009-10-09T00:00Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)false
dc.title.none.fl_str_mv Tamanho de amostra para avaliação de caracteres de cenoura em sistemas de cultivo agroecológico
title Tamanho de amostra para avaliação de caracteres de cenoura em sistemas de cultivo agroecológico
spellingShingle Tamanho de amostra para avaliação de caracteres de cenoura em sistemas de cultivo agroecológico
Silva,Giovani Olegário da
Daucus carota L.
número mínimo de plantas
número mínimo de famílias
simulação
title_short Tamanho de amostra para avaliação de caracteres de cenoura em sistemas de cultivo agroecológico
title_full Tamanho de amostra para avaliação de caracteres de cenoura em sistemas de cultivo agroecológico
title_fullStr Tamanho de amostra para avaliação de caracteres de cenoura em sistemas de cultivo agroecológico
title_full_unstemmed Tamanho de amostra para avaliação de caracteres de cenoura em sistemas de cultivo agroecológico
title_sort Tamanho de amostra para avaliação de caracteres de cenoura em sistemas de cultivo agroecológico
author Silva,Giovani Olegário da
author_facet Silva,Giovani Olegário da
Vieira,Jairo V
Villela,Michelle S
author_role author
author2 Vieira,Jairo V
Villela,Michelle S
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Giovani Olegário da
Vieira,Jairo V
Villela,Michelle S
dc.subject.por.fl_str_mv Daucus carota L.
número mínimo de plantas
número mínimo de famílias
simulação
topic Daucus carota L.
número mínimo de plantas
número mínimo de famílias
simulação
description O correto dimensionamento de experimentos deve ser utilizado para que se possa reduzir o erro experimental e com isso, maximizar a precisão das informações obtidas. O objetivo deste trabalho foi estimar o número mínimo de famílias e de plantas por parcela para avaliação de caracteres de raiz em uma população de cenoura cultivada em sistema agroecológico. Os ensaios foram conduzidos no verão de 2006/2007 em duas propriedades com cultivo agroecológico em Brasília: Associação Mokiti Okada, que segue modelo de Agricultura Natural em Brazlândia-DF e Núcleo Rural Taguatinga, seguindo modelo de Agricultura Orgânica em Taguatinga-DF. Foram avaliadas 100 famílias de meio-irmãos de cenoura dispostas em delineamento de blocos casualizados com duas repetições e parcelas de 1 m². Foram colhidas 20 plantas competitivas por parcela e avaliadas individualmente para os caracteres comprimento de raiz, diâmetro da raiz, massa da raiz, diâmetro do xilema da raiz, relação diâmetro do xilema/diâmetro da raiz, tipo de ponta da raiz, tipo de ombro da raiz, parâmetro a* para os tecidos xilema e floema. Foi realizada análise de variância conjunta e para cada sistema, com informação entre e dentro de parcelas. Foram realizadas ainda análises de representatividade do número mínimo de famílias e de plantas para representar uma população de cenoura. Foi verificado que uma amostra de 18 plantas competitivas/parcela coletadas em ensaios com 2 repetições, bem como de 74 famílias, são suficientes para garantir uma adequada avaliação de famílias meio-irmãos de cenoura para os caracteres estudados.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362009000200008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362009000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-05362009000200008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
dc.source.none.fl_str_mv Horticultura Brasileira v.27 n.2 2009
reponame:Horticultura Brasileira
instname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron:ABH
instname_str Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron_str ABH
institution ABH
reponame_str Horticultura Brasileira
collection Horticultura Brasileira
repository.name.fl_str_mv Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
repository.mail.fl_str_mv ||hortbras@gmail.com
_version_ 1754213080008491008