Prevalência do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade numa escola pública primária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos,Marcio M.
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Werner Jr.,Jairo, Malheiros,Ana Flávia de Araújo, Lima,Daniel Fampa Negreiros, Santos,Ítalo Souza Oliveira, Barbosa,Jane Bardawil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X2003000100012
Resumo: OBJETIVO: Definir a prevalência do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) numa amostra de crianças escolares de uma única escola primária pública. MÉTODO: A população do estudo foi composta por todos os alunos das classes de alfabetização à quarta série de uma escola. No primeiro estágio da pesquisa, as professoras e os pais preencheram um questionário padronizado de 18 sintomas definidos no DSM-IV. No segundo estágio, os alunos com triagem positiva foram convidados para um atendimento na escola. Após assinatura de consentimento esclarecido, preencheram-se o questionário de sintomas do DSM-IV, uma anamnese dirigida e um questionário psicossocial concebido para a pesquisa e realizaram-se exames físico e neurológico completos. O diagnóstico de TDAH admitia três subtipos: hiperativo predominante (H), desatento predominante (TDA), ou misto (TDA+ H). RESULTADOS: De 403 alunos avaliados no início, 108 tiveram triagem positiva. Destes, avaliaram-se 101 alunos. Havia 68 meninos e 33 meninas. A idade mediana foi 9 anos (faixa, 6-15 anos; desvio padrão, 1,99). O diagnóstico de TDAH foi definido em 69 alunos (17,1%), incluindo 27 crianças (39,1%) com TDA sem H, 26 crianças (37,7%) com TDA + H e 16 (23,2%) com H sem TDA. Dentre as crianças diagnosticadas, 45 (65,2%) eram meninos e 24 (34,8%) meninas (razão 1,9:1). CONCLUSÃO: A prevalência de TDAH em 403 crianças escolares de uma escola primária pública foi 17,1%.
id ABNEURO-1_2a7d6a2a963b3446308070eb351db7a0
oai_identifier_str oai:scielo:S0004-282X2003000100012
network_acronym_str ABNEURO-1
network_name_str Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
repository_id_str
spelling Prevalência do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade numa escola pública primáriatranstorno de déficit de atençãohiperatividadecriançaprevalênciaOBJETIVO: Definir a prevalência do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) numa amostra de crianças escolares de uma única escola primária pública. MÉTODO: A população do estudo foi composta por todos os alunos das classes de alfabetização à quarta série de uma escola. No primeiro estágio da pesquisa, as professoras e os pais preencheram um questionário padronizado de 18 sintomas definidos no DSM-IV. No segundo estágio, os alunos com triagem positiva foram convidados para um atendimento na escola. Após assinatura de consentimento esclarecido, preencheram-se o questionário de sintomas do DSM-IV, uma anamnese dirigida e um questionário psicossocial concebido para a pesquisa e realizaram-se exames físico e neurológico completos. O diagnóstico de TDAH admitia três subtipos: hiperativo predominante (H), desatento predominante (TDA), ou misto (TDA+ H). RESULTADOS: De 403 alunos avaliados no início, 108 tiveram triagem positiva. Destes, avaliaram-se 101 alunos. Havia 68 meninos e 33 meninas. A idade mediana foi 9 anos (faixa, 6-15 anos; desvio padrão, 1,99). O diagnóstico de TDAH foi definido em 69 alunos (17,1%), incluindo 27 crianças (39,1%) com TDA sem H, 26 crianças (37,7%) com TDA + H e 16 (23,2%) com H sem TDA. Dentre as crianças diagnosticadas, 45 (65,2%) eram meninos e 24 (34,8%) meninas (razão 1,9:1). CONCLUSÃO: A prevalência de TDAH em 403 crianças escolares de uma escola primária pública foi 17,1%.Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO2003-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X2003000100012Arquivos de Neuro-Psiquiatria v.61 n.1 2003reponame:Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)instname:Academia Brasileira de Neurologiainstacron:ABNEURO10.1590/S0004-282X2003000100012info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos,Marcio M.Werner Jr.,JairoMalheiros,Ana Flávia de AraújoLima,Daniel Fampa NegreirosSantos,Ítalo Souza OliveiraBarbosa,Jane Bardawilpor2003-04-16T00:00:00Zoai:scielo:S0004-282X2003000100012Revistahttp://www.scielo.br/anphttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.arquivos@abneuro.org1678-42270004-282Xopendoar:2003-04-16T00:00Arquivos de neuro-psiquiatria (Online) - Academia Brasileira de Neurologiafalse
dc.title.none.fl_str_mv Prevalência do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade numa escola pública primária
title Prevalência do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade numa escola pública primária
spellingShingle Prevalência do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade numa escola pública primária
Vasconcelos,Marcio M.
transtorno de déficit de atenção
hiperatividade
criança
prevalência
title_short Prevalência do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade numa escola pública primária
title_full Prevalência do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade numa escola pública primária
title_fullStr Prevalência do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade numa escola pública primária
title_full_unstemmed Prevalência do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade numa escola pública primária
title_sort Prevalência do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade numa escola pública primária
author Vasconcelos,Marcio M.
author_facet Vasconcelos,Marcio M.
Werner Jr.,Jairo
Malheiros,Ana Flávia de Araújo
Lima,Daniel Fampa Negreiros
Santos,Ítalo Souza Oliveira
Barbosa,Jane Bardawil
author_role author
author2 Werner Jr.,Jairo
Malheiros,Ana Flávia de Araújo
Lima,Daniel Fampa Negreiros
Santos,Ítalo Souza Oliveira
Barbosa,Jane Bardawil
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos,Marcio M.
Werner Jr.,Jairo
Malheiros,Ana Flávia de Araújo
Lima,Daniel Fampa Negreiros
Santos,Ítalo Souza Oliveira
Barbosa,Jane Bardawil
dc.subject.por.fl_str_mv transtorno de déficit de atenção
hiperatividade
criança
prevalência
topic transtorno de déficit de atenção
hiperatividade
criança
prevalência
description OBJETIVO: Definir a prevalência do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) numa amostra de crianças escolares de uma única escola primária pública. MÉTODO: A população do estudo foi composta por todos os alunos das classes de alfabetização à quarta série de uma escola. No primeiro estágio da pesquisa, as professoras e os pais preencheram um questionário padronizado de 18 sintomas definidos no DSM-IV. No segundo estágio, os alunos com triagem positiva foram convidados para um atendimento na escola. Após assinatura de consentimento esclarecido, preencheram-se o questionário de sintomas do DSM-IV, uma anamnese dirigida e um questionário psicossocial concebido para a pesquisa e realizaram-se exames físico e neurológico completos. O diagnóstico de TDAH admitia três subtipos: hiperativo predominante (H), desatento predominante (TDA), ou misto (TDA+ H). RESULTADOS: De 403 alunos avaliados no início, 108 tiveram triagem positiva. Destes, avaliaram-se 101 alunos. Havia 68 meninos e 33 meninas. A idade mediana foi 9 anos (faixa, 6-15 anos; desvio padrão, 1,99). O diagnóstico de TDAH foi definido em 69 alunos (17,1%), incluindo 27 crianças (39,1%) com TDA sem H, 26 crianças (37,7%) com TDA + H e 16 (23,2%) com H sem TDA. Dentre as crianças diagnosticadas, 45 (65,2%) eram meninos e 24 (34,8%) meninas (razão 1,9:1). CONCLUSÃO: A prevalência de TDAH em 403 crianças escolares de uma escola primária pública foi 17,1%.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X2003000100012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X2003000100012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0004-282X2003000100012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO
publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Neuro-Psiquiatria v.61 n.1 2003
reponame:Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
instname:Academia Brasileira de Neurologia
instacron:ABNEURO
instname_str Academia Brasileira de Neurologia
instacron_str ABNEURO
institution ABNEURO
reponame_str Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
collection Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de neuro-psiquiatria (Online) - Academia Brasileira de Neurologia
repository.mail.fl_str_mv ||revista.arquivos@abneuro.org
_version_ 1754212755091488768