Esquistossomose com lesões meningo-radículo-medulares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canelas,Horacio M.
Data de Publicação: 1951
Outros Autores: Aidar,Orlando, Pimenta de Campos,E.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X1951000100006
Resumo: Os autores apresentam o caso de um paciente originário de Pernambuco, com antecedentes sugestivos de contaminação por furcocercárias e portador de hepatosplenomegalia, no qual se desenvolveu déficit motor generalizado, predominando nos membros inferiores, com arreflexia e hipotonia, hipoestesia superficial nas mãos e membros inferiores, e desordens da sensibilidade profunda consciente nos segmentos distais dos membros. O diagnóstico de esquistossomose sistêmica foi confirmado pelo encontro de ovos de Schistosoma mansoni nas fezes e pela positividade das reações intradèrmica e de fixação de complemento no sangue. O diagnóstico clínico de provável esquistossomose medular foi reforçado pelas alterações meningo-parenquimatosas do liqüido cefalorraqueano, destacando-se hiperci-tose média com eosinofilorraquia e, particularmente, a alta positividade da reação de fixação de complemento para bilharziose. Antes que pudesse ser instituído tratamento antimonial o paciente faleceu. À necropsia foram verificadas lesões que costumam ocorrer na esquistossomose visceral, mantendo-se o diagnóstico clínico, apesar de não terem sido encontrados ovos nos tecidos. Encèfalo normal; na medula foi comprovada a existência de aracnoidite produtiva, radiculite, degeneração bilateral de raízes da cauda eqüina e degeneração secundária dos fascículos gráceis.
id ABNEURO-1_3158e650dc5000c2a7b0fdb920af4656
oai_identifier_str oai:scielo:S0004-282X1951000100006
network_acronym_str ABNEURO-1
network_name_str Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
repository_id_str
spelling Esquistossomose com lesões meningo-radículo-medularesOs autores apresentam o caso de um paciente originário de Pernambuco, com antecedentes sugestivos de contaminação por furcocercárias e portador de hepatosplenomegalia, no qual se desenvolveu déficit motor generalizado, predominando nos membros inferiores, com arreflexia e hipotonia, hipoestesia superficial nas mãos e membros inferiores, e desordens da sensibilidade profunda consciente nos segmentos distais dos membros. O diagnóstico de esquistossomose sistêmica foi confirmado pelo encontro de ovos de Schistosoma mansoni nas fezes e pela positividade das reações intradèrmica e de fixação de complemento no sangue. O diagnóstico clínico de provável esquistossomose medular foi reforçado pelas alterações meningo-parenquimatosas do liqüido cefalorraqueano, destacando-se hiperci-tose média com eosinofilorraquia e, particularmente, a alta positividade da reação de fixação de complemento para bilharziose. Antes que pudesse ser instituído tratamento antimonial o paciente faleceu. À necropsia foram verificadas lesões que costumam ocorrer na esquistossomose visceral, mantendo-se o diagnóstico clínico, apesar de não terem sido encontrados ovos nos tecidos. Encèfalo normal; na medula foi comprovada a existência de aracnoidite produtiva, radiculite, degeneração bilateral de raízes da cauda eqüina e degeneração secundária dos fascículos gráceis.Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO1951-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X1951000100006Arquivos de Neuro-Psiquiatria v.9 n.1 1951reponame:Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)instname:Academia Brasileira de Neurologiainstacron:ABNEURO10.1590/S0004-282X1951000100006info:eu-repo/semantics/openAccessCanelas,Horacio M.Aidar,OrlandoPimenta de Campos,E.por2015-02-06T00:00:00Zoai:scielo:S0004-282X1951000100006Revistahttp://www.scielo.br/anphttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.arquivos@abneuro.org1678-42270004-282Xopendoar:2015-02-06T00:00Arquivos de neuro-psiquiatria (Online) - Academia Brasileira de Neurologiafalse
dc.title.none.fl_str_mv Esquistossomose com lesões meningo-radículo-medulares
title Esquistossomose com lesões meningo-radículo-medulares
spellingShingle Esquistossomose com lesões meningo-radículo-medulares
Canelas,Horacio M.
title_short Esquistossomose com lesões meningo-radículo-medulares
title_full Esquistossomose com lesões meningo-radículo-medulares
title_fullStr Esquistossomose com lesões meningo-radículo-medulares
title_full_unstemmed Esquistossomose com lesões meningo-radículo-medulares
title_sort Esquistossomose com lesões meningo-radículo-medulares
author Canelas,Horacio M.
author_facet Canelas,Horacio M.
Aidar,Orlando
Pimenta de Campos,E.
author_role author
author2 Aidar,Orlando
Pimenta de Campos,E.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canelas,Horacio M.
Aidar,Orlando
Pimenta de Campos,E.
description Os autores apresentam o caso de um paciente originário de Pernambuco, com antecedentes sugestivos de contaminação por furcocercárias e portador de hepatosplenomegalia, no qual se desenvolveu déficit motor generalizado, predominando nos membros inferiores, com arreflexia e hipotonia, hipoestesia superficial nas mãos e membros inferiores, e desordens da sensibilidade profunda consciente nos segmentos distais dos membros. O diagnóstico de esquistossomose sistêmica foi confirmado pelo encontro de ovos de Schistosoma mansoni nas fezes e pela positividade das reações intradèrmica e de fixação de complemento no sangue. O diagnóstico clínico de provável esquistossomose medular foi reforçado pelas alterações meningo-parenquimatosas do liqüido cefalorraqueano, destacando-se hiperci-tose média com eosinofilorraquia e, particularmente, a alta positividade da reação de fixação de complemento para bilharziose. Antes que pudesse ser instituído tratamento antimonial o paciente faleceu. À necropsia foram verificadas lesões que costumam ocorrer na esquistossomose visceral, mantendo-se o diagnóstico clínico, apesar de não terem sido encontrados ovos nos tecidos. Encèfalo normal; na medula foi comprovada a existência de aracnoidite produtiva, radiculite, degeneração bilateral de raízes da cauda eqüina e degeneração secundária dos fascículos gráceis.
publishDate 1951
dc.date.none.fl_str_mv 1951-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X1951000100006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X1951000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0004-282X1951000100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO
publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Neuro-Psiquiatria v.9 n.1 1951
reponame:Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
instname:Academia Brasileira de Neurologia
instacron:ABNEURO
instname_str Academia Brasileira de Neurologia
instacron_str ABNEURO
institution ABNEURO
reponame_str Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
collection Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de neuro-psiquiatria (Online) - Academia Brasileira de Neurologia
repository.mail.fl_str_mv ||revista.arquivos@abneuro.org
_version_ 1754212741283840001