Paralisias múltiplas de nervos encefálicos produzidas por neoplasias da base do crânio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canelas,Horacio M.
Data de Publicação: 1961
Outros Autores: Julião,Oswaldo Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X1961000300002
Resumo: São apresentadas as observações de 9 pacientes, cuja sintomatologia neurológica era circunscrita aos territórios dependentes de nervos cranianos, acometidos de maneira múltipla e, na quase totalidade dos casos, unilateralmente. Distúrbios neurológicos nos membros e sinais de hipertensão intracraniana não existiam. Pronunciadas alterações radiológicas da base do crânio, especialmente localizadas na fossa média, foram evidenciadas em 7 casos. Quatro das observações enquadram-se na síndrome de Garcin, a paralisia comprometendo globalmente os nervos cranianos de um mesmo lado; nas demais observações ocorreram paralisias associadas de determinados nervos, geralmente os do andar médio do crânio. Em face do quadro clínico observado, o diagnóstico de tumor da base craniana pôde ser estabelecido, apurando-se, em quatro casos, a origem rino-faríngea da neoplasia. Quanto à natureza do tumor, exames histopatológicos demonstraram tratar-se, em 5 casos, de carcinoma e, em 3, de sarcoma; no caso restante, tratava-se de tumor glômico. É ainda apresentada a observação de um paciente no qual a sintomatologia se limitava também, pràticamente, à paralisia múltipla de nervos cranianos, e no qual o diagnóstico diferencial entre tumor basilar e neoplasia do tronco encefálico foi especialmente discutido; o exame necroscópico positivou a última hipótese, revelando tratar-se de um granuloma micótico da ponte. A propósito dos casos relatados, os autores fazem revisão do assunto, considerando o histórico, natureza, sintomatologia, diagnóstico, diagnóstico diferencial, tratamento e prognóstico dos processos tumorais da base do crânio.
id ABNEURO-1_bc3d26baf5304db6b3195a1019b87010
oai_identifier_str oai:scielo:S0004-282X1961000300002
network_acronym_str ABNEURO-1
network_name_str Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
repository_id_str
spelling Paralisias múltiplas de nervos encefálicos produzidas por neoplasias da base do crânioSão apresentadas as observações de 9 pacientes, cuja sintomatologia neurológica era circunscrita aos territórios dependentes de nervos cranianos, acometidos de maneira múltipla e, na quase totalidade dos casos, unilateralmente. Distúrbios neurológicos nos membros e sinais de hipertensão intracraniana não existiam. Pronunciadas alterações radiológicas da base do crânio, especialmente localizadas na fossa média, foram evidenciadas em 7 casos. Quatro das observações enquadram-se na síndrome de Garcin, a paralisia comprometendo globalmente os nervos cranianos de um mesmo lado; nas demais observações ocorreram paralisias associadas de determinados nervos, geralmente os do andar médio do crânio. Em face do quadro clínico observado, o diagnóstico de tumor da base craniana pôde ser estabelecido, apurando-se, em quatro casos, a origem rino-faríngea da neoplasia. Quanto à natureza do tumor, exames histopatológicos demonstraram tratar-se, em 5 casos, de carcinoma e, em 3, de sarcoma; no caso restante, tratava-se de tumor glômico. É ainda apresentada a observação de um paciente no qual a sintomatologia se limitava também, pràticamente, à paralisia múltipla de nervos cranianos, e no qual o diagnóstico diferencial entre tumor basilar e neoplasia do tronco encefálico foi especialmente discutido; o exame necroscópico positivou a última hipótese, revelando tratar-se de um granuloma micótico da ponte. A propósito dos casos relatados, os autores fazem revisão do assunto, considerando o histórico, natureza, sintomatologia, diagnóstico, diagnóstico diferencial, tratamento e prognóstico dos processos tumorais da base do crânio.Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO1961-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X1961000300002Arquivos de Neuro-Psiquiatria v.19 n.3 1961reponame:Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)instname:Academia Brasileira de Neurologiainstacron:ABNEURO10.1590/S0004-282X1961000300002info:eu-repo/semantics/openAccessCanelas,Horacio M.Julião,Oswaldo Freitaspor2013-12-05T00:00:00Zoai:scielo:S0004-282X1961000300002Revistahttp://www.scielo.br/anphttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.arquivos@abneuro.org1678-42270004-282Xopendoar:2013-12-05T00:00Arquivos de neuro-psiquiatria (Online) - Academia Brasileira de Neurologiafalse
dc.title.none.fl_str_mv Paralisias múltiplas de nervos encefálicos produzidas por neoplasias da base do crânio
title Paralisias múltiplas de nervos encefálicos produzidas por neoplasias da base do crânio
spellingShingle Paralisias múltiplas de nervos encefálicos produzidas por neoplasias da base do crânio
Canelas,Horacio M.
title_short Paralisias múltiplas de nervos encefálicos produzidas por neoplasias da base do crânio
title_full Paralisias múltiplas de nervos encefálicos produzidas por neoplasias da base do crânio
title_fullStr Paralisias múltiplas de nervos encefálicos produzidas por neoplasias da base do crânio
title_full_unstemmed Paralisias múltiplas de nervos encefálicos produzidas por neoplasias da base do crânio
title_sort Paralisias múltiplas de nervos encefálicos produzidas por neoplasias da base do crânio
author Canelas,Horacio M.
author_facet Canelas,Horacio M.
Julião,Oswaldo Freitas
author_role author
author2 Julião,Oswaldo Freitas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canelas,Horacio M.
Julião,Oswaldo Freitas
description São apresentadas as observações de 9 pacientes, cuja sintomatologia neurológica era circunscrita aos territórios dependentes de nervos cranianos, acometidos de maneira múltipla e, na quase totalidade dos casos, unilateralmente. Distúrbios neurológicos nos membros e sinais de hipertensão intracraniana não existiam. Pronunciadas alterações radiológicas da base do crânio, especialmente localizadas na fossa média, foram evidenciadas em 7 casos. Quatro das observações enquadram-se na síndrome de Garcin, a paralisia comprometendo globalmente os nervos cranianos de um mesmo lado; nas demais observações ocorreram paralisias associadas de determinados nervos, geralmente os do andar médio do crânio. Em face do quadro clínico observado, o diagnóstico de tumor da base craniana pôde ser estabelecido, apurando-se, em quatro casos, a origem rino-faríngea da neoplasia. Quanto à natureza do tumor, exames histopatológicos demonstraram tratar-se, em 5 casos, de carcinoma e, em 3, de sarcoma; no caso restante, tratava-se de tumor glômico. É ainda apresentada a observação de um paciente no qual a sintomatologia se limitava também, pràticamente, à paralisia múltipla de nervos cranianos, e no qual o diagnóstico diferencial entre tumor basilar e neoplasia do tronco encefálico foi especialmente discutido; o exame necroscópico positivou a última hipótese, revelando tratar-se de um granuloma micótico da ponte. A propósito dos casos relatados, os autores fazem revisão do assunto, considerando o histórico, natureza, sintomatologia, diagnóstico, diagnóstico diferencial, tratamento e prognóstico dos processos tumorais da base do crânio.
publishDate 1961
dc.date.none.fl_str_mv 1961-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X1961000300002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X1961000300002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0004-282X1961000300002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO
publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Neuro-Psiquiatria v.19 n.3 1961
reponame:Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
instname:Academia Brasileira de Neurologia
instacron:ABNEURO
instname_str Academia Brasileira de Neurologia
instacron_str ABNEURO
institution ABNEURO
reponame_str Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
collection Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de neuro-psiquiatria (Online) - Academia Brasileira de Neurologia
repository.mail.fl_str_mv ||revista.arquivos@abneuro.org
_version_ 1754212742382747648