Efeito do óxido nítrico no transporte mucociliar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Blanco,Eleonora Elisia Abra
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Pinge,Marli Cardoso Martins, Andrade Neto,Otavio André, Pessoa,Nathália Gardin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942009000600016
Resumo: As vias aéreas, constituídas por epitélio ciliado e secretor de muco, promovem ao trato respiratório mecanismo de defesa que livra esta superfície das partículas inaladas durante a respiração. É de fundamental importância o entendimento da fisiologia e dos mecanismos envolvidos com a atividade mucociliar. A literatura sugere que o NO, em especial o produzido pela expressão da iNOS, mantém a função mucociliar e a defesa imune da cavidade nasal. OBJETIVO: Avaliar o envolvimento do NO e das vias enzimáticas da produção do NO no transporte mucociliar, utilizando inibidores da NO sintase constitutiva e indutiva, L-NAME e aminoguanidina, respectivamente. MATERIAIS E MÉTODOS: Preparações de palatos de rã foram imersos em soluções de ringer (controle), L-NAME ou aminoguanidina. Os palatos foram imersos nestas soluções por quatro períodos de 15 minutos. Medidas da velocidade do transporte mucociliar foram feitas antes e após cada exposição. RESULTADOS: Palatos controles mantiveram estável a velocidade do transporte. O L-NAME aumentou, enquanto a aminoguanidina reduziu a velocidade de transporte do muco. CONCLUSÃO: O bloqueio inespecífico da cNOS com L-NAME e bloqueio relativamente específico da iNOS com aminoguanidina permitiu propor que dependendo da via o NO pode aumentar ou diminuir o transporte mucociliar em palatos de rã.
id ABORL-F-1_daceaf886326ad577b9b33f990855613
oai_identifier_str oai:scielo:S1808-86942009000600016
network_acronym_str ABORL-F-1
network_name_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository_id_str
spelling Efeito do óxido nítrico no transporte mucociliardepuração mucociliarinibidores enzimáticosmucosa respiratóriaAs vias aéreas, constituídas por epitélio ciliado e secretor de muco, promovem ao trato respiratório mecanismo de defesa que livra esta superfície das partículas inaladas durante a respiração. É de fundamental importância o entendimento da fisiologia e dos mecanismos envolvidos com a atividade mucociliar. A literatura sugere que o NO, em especial o produzido pela expressão da iNOS, mantém a função mucociliar e a defesa imune da cavidade nasal. OBJETIVO: Avaliar o envolvimento do NO e das vias enzimáticas da produção do NO no transporte mucociliar, utilizando inibidores da NO sintase constitutiva e indutiva, L-NAME e aminoguanidina, respectivamente. MATERIAIS E MÉTODOS: Preparações de palatos de rã foram imersos em soluções de ringer (controle), L-NAME ou aminoguanidina. Os palatos foram imersos nestas soluções por quatro períodos de 15 minutos. Medidas da velocidade do transporte mucociliar foram feitas antes e após cada exposição. RESULTADOS: Palatos controles mantiveram estável a velocidade do transporte. O L-NAME aumentou, enquanto a aminoguanidina reduziu a velocidade de transporte do muco. CONCLUSÃO: O bloqueio inespecífico da cNOS com L-NAME e bloqueio relativamente específico da iNOS com aminoguanidina permitiu propor que dependendo da via o NO pode aumentar ou diminuir o transporte mucociliar em palatos de rã.Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942009000600016Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.75 n.6 2009reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngologyinstname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)instacron:ABORL-CCF10.1590/S1808-86942009000600016info:eu-repo/semantics/openAccessBlanco,Eleonora Elisia AbraPinge,Marli Cardoso MartinsAndrade Neto,Otavio AndréPessoa,Nathália Gardinpor2010-02-24T00:00:00Zoai:scielo:S1808-86942009000600016Revistahttp://www.bjorl.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br1808-86861808-8686opendoar:2010-02-24T00:00Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito do óxido nítrico no transporte mucociliar
title Efeito do óxido nítrico no transporte mucociliar
spellingShingle Efeito do óxido nítrico no transporte mucociliar
Blanco,Eleonora Elisia Abra
depuração mucociliar
inibidores enzimáticos
mucosa respiratória
title_short Efeito do óxido nítrico no transporte mucociliar
title_full Efeito do óxido nítrico no transporte mucociliar
title_fullStr Efeito do óxido nítrico no transporte mucociliar
title_full_unstemmed Efeito do óxido nítrico no transporte mucociliar
title_sort Efeito do óxido nítrico no transporte mucociliar
author Blanco,Eleonora Elisia Abra
author_facet Blanco,Eleonora Elisia Abra
Pinge,Marli Cardoso Martins
Andrade Neto,Otavio André
Pessoa,Nathália Gardin
author_role author
author2 Pinge,Marli Cardoso Martins
Andrade Neto,Otavio André
Pessoa,Nathália Gardin
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Blanco,Eleonora Elisia Abra
Pinge,Marli Cardoso Martins
Andrade Neto,Otavio André
Pessoa,Nathália Gardin
dc.subject.por.fl_str_mv depuração mucociliar
inibidores enzimáticos
mucosa respiratória
topic depuração mucociliar
inibidores enzimáticos
mucosa respiratória
description As vias aéreas, constituídas por epitélio ciliado e secretor de muco, promovem ao trato respiratório mecanismo de defesa que livra esta superfície das partículas inaladas durante a respiração. É de fundamental importância o entendimento da fisiologia e dos mecanismos envolvidos com a atividade mucociliar. A literatura sugere que o NO, em especial o produzido pela expressão da iNOS, mantém a função mucociliar e a defesa imune da cavidade nasal. OBJETIVO: Avaliar o envolvimento do NO e das vias enzimáticas da produção do NO no transporte mucociliar, utilizando inibidores da NO sintase constitutiva e indutiva, L-NAME e aminoguanidina, respectivamente. MATERIAIS E MÉTODOS: Preparações de palatos de rã foram imersos em soluções de ringer (controle), L-NAME ou aminoguanidina. Os palatos foram imersos nestas soluções por quatro períodos de 15 minutos. Medidas da velocidade do transporte mucociliar foram feitas antes e após cada exposição. RESULTADOS: Palatos controles mantiveram estável a velocidade do transporte. O L-NAME aumentou, enquanto a aminoguanidina reduziu a velocidade de transporte do muco. CONCLUSÃO: O bloqueio inespecífico da cNOS com L-NAME e bloqueio relativamente específico da iNOS com aminoguanidina permitiu propor que dependendo da via o NO pode aumentar ou diminuir o transporte mucociliar em palatos de rã.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942009000600016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942009000600016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1808-86942009000600016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.75 n.6 2009
reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron:ABORL-CCF
instname_str Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron_str ABORL-CCF
institution ABORL-CCF
reponame_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
collection Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
repository.mail.fl_str_mv revista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br
_version_ 1754575988565475328