Expansão rápida da maxila cirurgicamente assistida: estudo preliminar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos,Belmiro Cavalcanti do Egito
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Caubi,Antonio Figueiredo, Dias,Emanuel, Lago,Carlos Augusto, Porto,Gabriela Granja
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992006000400005
Resumo: A expansão rápida da maxila cirurgicamente assistida é eficiente para o tratamento de deficiências transversais da maxila em pacientes adultos. OBJETIVO: Estudar duas técnicas de expansão rápida da maxila cirurgicamente assistida - com separação ou não dos processos pterigóides. MATERIAL E MÉTODOS: O estudo de coorte contemporânea longitudinal foi composto de 10 pacientes, com 18-40 anos de idade e com discrepância transversa da maxila de mais de 4mm. Dois grupos foram estabelecidos de forma aleatória, cinco pacientes em cada grupo, de acordo com a separação ou não dos processos pterigóides. Além disso, em ambos os grupos, foram realizadas as osteotomias dos pilares zigomáticos e da sutura intermaxilar. A discrepância transversal foi medida em modelos de estudo, uma radiografia cefalométrica póstero-anterior avaliou os planos zigomáticos superior e inferior e a distância inter-tuberes e uma radiografia oclusal avaliou a disjunção intermaxilar no período pré-operatório e 30 dias de pós-operatório. Um período de 7 dias foi aguardado após as osteotomias, antes de iniciar a expansão de um quarto de volta por dia. RESULTADOS: Não houve diferença estatística entre as medidas pré e pós-operatórias. CONCLUSÃO: Há poucos estudos controlados na literatura comparando as duas técnicas de expansão cirúrgica da maxila. Estudos com amostras maiores devem ser realizados.
id ABORL-F-2_291da58739078d9610ee75fade9d0fae
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-72992006000400005
network_acronym_str ABORL-F-2
network_name_str Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
repository_id_str
spelling Expansão rápida da maxila cirurgicamente assistida: estudo preliminardesenvolvimento maxilofacialexpansão maxilamaloclusãomaxila/cirurgiaA expansão rápida da maxila cirurgicamente assistida é eficiente para o tratamento de deficiências transversais da maxila em pacientes adultos. OBJETIVO: Estudar duas técnicas de expansão rápida da maxila cirurgicamente assistida - com separação ou não dos processos pterigóides. MATERIAL E MÉTODOS: O estudo de coorte contemporânea longitudinal foi composto de 10 pacientes, com 18-40 anos de idade e com discrepância transversa da maxila de mais de 4mm. Dois grupos foram estabelecidos de forma aleatória, cinco pacientes em cada grupo, de acordo com a separação ou não dos processos pterigóides. Além disso, em ambos os grupos, foram realizadas as osteotomias dos pilares zigomáticos e da sutura intermaxilar. A discrepância transversal foi medida em modelos de estudo, uma radiografia cefalométrica póstero-anterior avaliou os planos zigomáticos superior e inferior e a distância inter-tuberes e uma radiografia oclusal avaliou a disjunção intermaxilar no período pré-operatório e 30 dias de pós-operatório. Um período de 7 dias foi aguardado após as osteotomias, antes de iniciar a expansão de um quarto de volta por dia. RESULTADOS: Não houve diferença estatística entre as medidas pré e pós-operatórias. CONCLUSÃO: Há poucos estudos controlados na literatura comparando as duas técnicas de expansão cirúrgica da maxila. Estudos com amostras maiores devem ser realizados.ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial2006-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992006000400005Revista Brasileira de Otorrinolaringologia v.72 n.4 2006reponame:Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)instacron:ABORL-F10.1590/S0034-72992006000400005info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos,Belmiro Cavalcanti do EgitoCaubi,Antonio FigueiredoDias,EmanuelLago,Carlos AugustoPorto,Gabriela Granjapor2006-12-13T00:00:00Zoai:scielo:S0034-72992006000400005Revistahttp://www.bjorl.org/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@sborl.org.br||revista@aborlccf.org.br1806-93120034-7299opendoar:2006-12-13T00:00Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online) - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)false
dc.title.none.fl_str_mv Expansão rápida da maxila cirurgicamente assistida: estudo preliminar
title Expansão rápida da maxila cirurgicamente assistida: estudo preliminar
spellingShingle Expansão rápida da maxila cirurgicamente assistida: estudo preliminar
Vasconcelos,Belmiro Cavalcanti do Egito
desenvolvimento maxilofacial
expansão maxila
maloclusão
maxila/cirurgia
title_short Expansão rápida da maxila cirurgicamente assistida: estudo preliminar
title_full Expansão rápida da maxila cirurgicamente assistida: estudo preliminar
title_fullStr Expansão rápida da maxila cirurgicamente assistida: estudo preliminar
title_full_unstemmed Expansão rápida da maxila cirurgicamente assistida: estudo preliminar
title_sort Expansão rápida da maxila cirurgicamente assistida: estudo preliminar
author Vasconcelos,Belmiro Cavalcanti do Egito
author_facet Vasconcelos,Belmiro Cavalcanti do Egito
Caubi,Antonio Figueiredo
Dias,Emanuel
Lago,Carlos Augusto
Porto,Gabriela Granja
author_role author
author2 Caubi,Antonio Figueiredo
Dias,Emanuel
Lago,Carlos Augusto
Porto,Gabriela Granja
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos,Belmiro Cavalcanti do Egito
Caubi,Antonio Figueiredo
Dias,Emanuel
Lago,Carlos Augusto
Porto,Gabriela Granja
dc.subject.por.fl_str_mv desenvolvimento maxilofacial
expansão maxila
maloclusão
maxila/cirurgia
topic desenvolvimento maxilofacial
expansão maxila
maloclusão
maxila/cirurgia
description A expansão rápida da maxila cirurgicamente assistida é eficiente para o tratamento de deficiências transversais da maxila em pacientes adultos. OBJETIVO: Estudar duas técnicas de expansão rápida da maxila cirurgicamente assistida - com separação ou não dos processos pterigóides. MATERIAL E MÉTODOS: O estudo de coorte contemporânea longitudinal foi composto de 10 pacientes, com 18-40 anos de idade e com discrepância transversa da maxila de mais de 4mm. Dois grupos foram estabelecidos de forma aleatória, cinco pacientes em cada grupo, de acordo com a separação ou não dos processos pterigóides. Além disso, em ambos os grupos, foram realizadas as osteotomias dos pilares zigomáticos e da sutura intermaxilar. A discrepância transversal foi medida em modelos de estudo, uma radiografia cefalométrica póstero-anterior avaliou os planos zigomáticos superior e inferior e a distância inter-tuberes e uma radiografia oclusal avaliou a disjunção intermaxilar no período pré-operatório e 30 dias de pós-operatório. Um período de 7 dias foi aguardado após as osteotomias, antes de iniciar a expansão de um quarto de volta por dia. RESULTADOS: Não houve diferença estatística entre as medidas pré e pós-operatórias. CONCLUSÃO: Há poucos estudos controlados na literatura comparando as duas técnicas de expansão cirúrgica da maxila. Estudos com amostras maiores devem ser realizados.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992006000400005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992006000400005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-72992006000400005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial
publisher.none.fl_str_mv ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Otorrinolaringologia v.72 n.4 2006
reponame:Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron:ABORL-F
instname_str Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron_str ABORL-F
institution ABORL-F
reponame_str Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
collection Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online) - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
repository.mail.fl_str_mv revista@sborl.org.br||revista@aborlccf.org.br
_version_ 1754820959608504320