Mucosite bucal rádio e quimioinduzida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Volpato,Luiz Evaristo Ricci
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Silva,Thiago Cruvinel, Oliveira,Thaís Marchini, Sakai,Vivien Thiemy, Machado,Maria Aparecida Andrade Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992007000400017
Resumo: O aumento da intensidade da quimioterapia e radioterapia no tratamento do câncer tem elevado a incidência de efeitos colaterais, em especial da mucosite bucal. OBJETIVO E MÉTODO: Através de revisão bibliográfica realizou-se atualizar informações quanto à definição, características clínicas, incidência, etiologia, patofisiologia, morbidade associada, prevenção e tratamento dessa manifestação clínica. RESULTADOS: Estudos atuais definem a mucosite bucal como uma inflamação e ulceração dolorosa bastante freqüente na mucosa bucal apresentando formação de pseudomembrana. Sua incidência e severidade são influenciadas por variáveis associadas ao paciente e ao tratamento a que ele é submetido. A mucosite é conseqüência de dois mecanismos maiores: toxicidade direta da terapêutica utilizada sobre a mucosa e mielossupressão gerada pelo tratamento. Sua patofisiologia é composta por quatro fases interdependentes: fase inflamatória/vascular, fase epitelial, fase ulcerativa/bacteriológica e fase de reparação. É considerada fonte potencial de infecções com risco de morte, sendo a principal causa de interrupção de tratamentos antineoplásicos. Algumas intervenções mostraram-se potencialmente efetivas para sua prevenção e tratamento. Entretanto, faz-se necessária a realização de novos estudos clínicos mais bem conduzidos para obtenção de melhor evidência científica acerca do agente terapêutico de escolha para o controle da mucosite bucal, permitindo a realização da quimioterapia e radioterapia do câncer em parâmetros ideais.
id ABORL-F-2_a7a8d22283645c9c2a22a67c8c8e23ff
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-72992007000400017
network_acronym_str ABORL-F-2
network_name_str Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
repository_id_str
spelling Mucosite bucal rádio e quimioinduzidaefeitos adversosestomatitequimioterapiaradioterapiaO aumento da intensidade da quimioterapia e radioterapia no tratamento do câncer tem elevado a incidência de efeitos colaterais, em especial da mucosite bucal. OBJETIVO E MÉTODO: Através de revisão bibliográfica realizou-se atualizar informações quanto à definição, características clínicas, incidência, etiologia, patofisiologia, morbidade associada, prevenção e tratamento dessa manifestação clínica. RESULTADOS: Estudos atuais definem a mucosite bucal como uma inflamação e ulceração dolorosa bastante freqüente na mucosa bucal apresentando formação de pseudomembrana. Sua incidência e severidade são influenciadas por variáveis associadas ao paciente e ao tratamento a que ele é submetido. A mucosite é conseqüência de dois mecanismos maiores: toxicidade direta da terapêutica utilizada sobre a mucosa e mielossupressão gerada pelo tratamento. Sua patofisiologia é composta por quatro fases interdependentes: fase inflamatória/vascular, fase epitelial, fase ulcerativa/bacteriológica e fase de reparação. É considerada fonte potencial de infecções com risco de morte, sendo a principal causa de interrupção de tratamentos antineoplásicos. Algumas intervenções mostraram-se potencialmente efetivas para sua prevenção e tratamento. Entretanto, faz-se necessária a realização de novos estudos clínicos mais bem conduzidos para obtenção de melhor evidência científica acerca do agente terapêutico de escolha para o controle da mucosite bucal, permitindo a realização da quimioterapia e radioterapia do câncer em parâmetros ideais.ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992007000400017Revista Brasileira de Otorrinolaringologia v.73 n.4 2007reponame:Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)instacron:ABORL-F10.1590/S0034-72992007000400017info:eu-repo/semantics/openAccessVolpato,Luiz Evaristo RicciSilva,Thiago CruvinelOliveira,Thaís MarchiniSakai,Vivien ThiemyMachado,Maria Aparecida Andrade Moreirapor2007-10-05T00:00:00Zoai:scielo:S0034-72992007000400017Revistahttp://www.bjorl.org/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@sborl.org.br||revista@aborlccf.org.br1806-93120034-7299opendoar:2007-10-05T00:00Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online) - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)false
dc.title.none.fl_str_mv Mucosite bucal rádio e quimioinduzida
title Mucosite bucal rádio e quimioinduzida
spellingShingle Mucosite bucal rádio e quimioinduzida
Volpato,Luiz Evaristo Ricci
efeitos adversos
estomatite
quimioterapia
radioterapia
title_short Mucosite bucal rádio e quimioinduzida
title_full Mucosite bucal rádio e quimioinduzida
title_fullStr Mucosite bucal rádio e quimioinduzida
title_full_unstemmed Mucosite bucal rádio e quimioinduzida
title_sort Mucosite bucal rádio e quimioinduzida
author Volpato,Luiz Evaristo Ricci
author_facet Volpato,Luiz Evaristo Ricci
Silva,Thiago Cruvinel
Oliveira,Thaís Marchini
Sakai,Vivien Thiemy
Machado,Maria Aparecida Andrade Moreira
author_role author
author2 Silva,Thiago Cruvinel
Oliveira,Thaís Marchini
Sakai,Vivien Thiemy
Machado,Maria Aparecida Andrade Moreira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Volpato,Luiz Evaristo Ricci
Silva,Thiago Cruvinel
Oliveira,Thaís Marchini
Sakai,Vivien Thiemy
Machado,Maria Aparecida Andrade Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv efeitos adversos
estomatite
quimioterapia
radioterapia
topic efeitos adversos
estomatite
quimioterapia
radioterapia
description O aumento da intensidade da quimioterapia e radioterapia no tratamento do câncer tem elevado a incidência de efeitos colaterais, em especial da mucosite bucal. OBJETIVO E MÉTODO: Através de revisão bibliográfica realizou-se atualizar informações quanto à definição, características clínicas, incidência, etiologia, patofisiologia, morbidade associada, prevenção e tratamento dessa manifestação clínica. RESULTADOS: Estudos atuais definem a mucosite bucal como uma inflamação e ulceração dolorosa bastante freqüente na mucosa bucal apresentando formação de pseudomembrana. Sua incidência e severidade são influenciadas por variáveis associadas ao paciente e ao tratamento a que ele é submetido. A mucosite é conseqüência de dois mecanismos maiores: toxicidade direta da terapêutica utilizada sobre a mucosa e mielossupressão gerada pelo tratamento. Sua patofisiologia é composta por quatro fases interdependentes: fase inflamatória/vascular, fase epitelial, fase ulcerativa/bacteriológica e fase de reparação. É considerada fonte potencial de infecções com risco de morte, sendo a principal causa de interrupção de tratamentos antineoplásicos. Algumas intervenções mostraram-se potencialmente efetivas para sua prevenção e tratamento. Entretanto, faz-se necessária a realização de novos estudos clínicos mais bem conduzidos para obtenção de melhor evidência científica acerca do agente terapêutico de escolha para o controle da mucosite bucal, permitindo a realização da quimioterapia e radioterapia do câncer em parâmetros ideais.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992007000400017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992007000400017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-72992007000400017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial
publisher.none.fl_str_mv ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Otorrinolaringologia v.73 n.4 2007
reponame:Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron:ABORL-F
instname_str Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron_str ABORL-F
institution ABORL-F
reponame_str Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
collection Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online) - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
repository.mail.fl_str_mv revista@sborl.org.br||revista@aborlccf.org.br
_version_ 1754820960136986624