Ações Exercidas pelos Núcleos de Acessibilidade nas Universidades Federais Brasileiras

Bibliographic Details
Main Author: CIANTELLI,Ana Paula Camilo
Publication Date: 2016
Other Authors: LEITE,Lúcia Pereira
Format: Article
Language: por
Source: Revista brasileira de educação especial (Online)
Download full: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000300413
Summary: RESUMO: a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior é uma realidade cada vez mais presente em nosso país, recebendo atenção dos pesquisadores da área. O Programa Incluir - Acessibilidade na Educação Superior, criado em 2005, tem o objetivo de promover o desenvolvimento de políticas institucionais de acessibilidade nas IFES (Instituições Federais de Ensino Superior), buscando o pleno desenvolvimento acadêmico de estudantes com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Esta pesquisa objetivou traçar um panorama das ações exercidas pelos núcleos de acessibilidade em favor da participação das pessoas com deficiência nas IFES. Participaram os coordenadores envolvidos com os núcleos das IFES beneficiadas pelo Programa Incluir no ano de 2013, os quais foram convidados a responderem um questionário, via formulário eletrônico, pelo recurso do Google Docs. As respostas foram categorizadas essencialmente nos tópicos temáticos de análise: estrutura física; estrutura humana; ajuda técnica. Foram levantadas as condições de acessibilidade nos âmbitos arquitetônicos, comunicacionais, instrumentais, metodológicos e programáticos. Identificaram-se as ações que estão sendo realizadas pelos núcleos e/ou comitês de acessibilidade e, em igual medida, quais barreiras ainda precisam ser superadas para que estudantes com deficiência possam participar mais ativamente do contexto acadêmico com vistas à conclusão dos seus estudos.
id ABPEE-1_542e9b4b46f7fa604a3bab0baf0de1c5
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382016000300413
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Ações Exercidas pelos Núcleos de Acessibilidade nas Universidades Federais BrasileirasEducação EspecialAcessibilidadeEnsino SuperiorInclusãoPessoa com deficiênciaRESUMO: a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior é uma realidade cada vez mais presente em nosso país, recebendo atenção dos pesquisadores da área. O Programa Incluir - Acessibilidade na Educação Superior, criado em 2005, tem o objetivo de promover o desenvolvimento de políticas institucionais de acessibilidade nas IFES (Instituições Federais de Ensino Superior), buscando o pleno desenvolvimento acadêmico de estudantes com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Esta pesquisa objetivou traçar um panorama das ações exercidas pelos núcleos de acessibilidade em favor da participação das pessoas com deficiência nas IFES. Participaram os coordenadores envolvidos com os núcleos das IFES beneficiadas pelo Programa Incluir no ano de 2013, os quais foram convidados a responderem um questionário, via formulário eletrônico, pelo recurso do Google Docs. As respostas foram categorizadas essencialmente nos tópicos temáticos de análise: estrutura física; estrutura humana; ajuda técnica. Foram levantadas as condições de acessibilidade nos âmbitos arquitetônicos, comunicacionais, instrumentais, metodológicos e programáticos. Identificaram-se as ações que estão sendo realizadas pelos núcleos e/ou comitês de acessibilidade e, em igual medida, quais barreiras ainda precisam ser superadas para que estudantes com deficiência possam participar mais ativamente do contexto acadêmico com vistas à conclusão dos seus estudos.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000300413Revista Brasileira de Educação Especial v.22 n.3 2016reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/S1413-65382216000300008info:eu-repo/semantics/openAccessCIANTELLI,Ana Paula CamiloLEITE,Lúcia Pereirapor2016-08-09T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382016000300413Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2016-08-09T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Ações Exercidas pelos Núcleos de Acessibilidade nas Universidades Federais Brasileiras
title Ações Exercidas pelos Núcleos de Acessibilidade nas Universidades Federais Brasileiras
spellingShingle Ações Exercidas pelos Núcleos de Acessibilidade nas Universidades Federais Brasileiras
CIANTELLI,Ana Paula Camilo
Educação Especial
Acessibilidade
Ensino Superior
Inclusão
Pessoa com deficiência
title_short Ações Exercidas pelos Núcleos de Acessibilidade nas Universidades Federais Brasileiras
title_full Ações Exercidas pelos Núcleos de Acessibilidade nas Universidades Federais Brasileiras
title_fullStr Ações Exercidas pelos Núcleos de Acessibilidade nas Universidades Federais Brasileiras
title_full_unstemmed Ações Exercidas pelos Núcleos de Acessibilidade nas Universidades Federais Brasileiras
title_sort Ações Exercidas pelos Núcleos de Acessibilidade nas Universidades Federais Brasileiras
author CIANTELLI,Ana Paula Camilo
author_facet CIANTELLI,Ana Paula Camilo
LEITE,Lúcia Pereira
author_role author
author2 LEITE,Lúcia Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CIANTELLI,Ana Paula Camilo
LEITE,Lúcia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Acessibilidade
Ensino Superior
Inclusão
Pessoa com deficiência
topic Educação Especial
Acessibilidade
Ensino Superior
Inclusão
Pessoa com deficiência
description RESUMO: a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior é uma realidade cada vez mais presente em nosso país, recebendo atenção dos pesquisadores da área. O Programa Incluir - Acessibilidade na Educação Superior, criado em 2005, tem o objetivo de promover o desenvolvimento de políticas institucionais de acessibilidade nas IFES (Instituições Federais de Ensino Superior), buscando o pleno desenvolvimento acadêmico de estudantes com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Esta pesquisa objetivou traçar um panorama das ações exercidas pelos núcleos de acessibilidade em favor da participação das pessoas com deficiência nas IFES. Participaram os coordenadores envolvidos com os núcleos das IFES beneficiadas pelo Programa Incluir no ano de 2013, os quais foram convidados a responderem um questionário, via formulário eletrônico, pelo recurso do Google Docs. As respostas foram categorizadas essencialmente nos tópicos temáticos de análise: estrutura física; estrutura humana; ajuda técnica. Foram levantadas as condições de acessibilidade nos âmbitos arquitetônicos, comunicacionais, instrumentais, metodológicos e programáticos. Identificaram-se as ações que estão sendo realizadas pelos núcleos e/ou comitês de acessibilidade e, em igual medida, quais barreiras ainda precisam ser superadas para que estudantes com deficiência possam participar mais ativamente do contexto acadêmico com vistas à conclusão dos seus estudos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000300413
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000300413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-65382216000300008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.22 n.3 2016
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212573962567680