A inserção do aluno surdo no ensino regular: visão de um grupo de professores do Estado do Paraná

Bibliographic Details
Main Author: Guarinello,Ana Cristina
Publication Date: 2006
Other Authors: Berberian,Ana Paula, Santana,Ana Paula, Massi,Giselle, Paula,Mabel de
Format: Article
Language: por
Source: Revista brasileira de educação especial (Online)
Download full: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382006000300003
Summary: Com o objetivo de debater a problemática que envolve a inclusão do aluno surdo no ensino regular, esse estudo se propõe a analisar aspectos envolvidos em tal problemática a partir da visão de um grupo de professores. Para tanto, foi aplicado questionário junto a 36 professores inseridos na Rede Pública do Ensino Fundamental e Médio do Estado do Paraná. A análise dos dados evidencia que as principais dificuldades citadas ora relacionam-se aos próprios professores - à falta de conhecimento acerca da surdez, à dificuldade de interação com o surdo, ao desconhecimento de LIBRAS -, ora aos sujeitos surdos - a própria surdez e a dificuldade de compreensão que tais sujeitos apresentam na ótica dos professores. Cabe ressaltar que os professores, sujeitos dessa pesquisa, não relacionam as suas dificuldades para ensinar com as dificuldades de seus alunos para aprender, como se o desconhecimento dos professores acerca da surdez, por exemplo, não tivesse implicações diretas na aprendizagem dos surdos. Conclui-se que a inclusão de surdos no ensino regular significa mais do que apenas criar vagas e proporcionar recursos materiais, é necessário que a escola e a sociedade sejam inclusivas, assegurando igualdade de oportunidades a todos os alunos e contando com professores capacitados e compromissados com a educação de todos.
id ABPEE-1_55b1d03a240e68e189295353832abd41
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382006000300003
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling A inserção do aluno surdo no ensino regular: visão de um grupo de professores do Estado do Paranáinclusão educacionalsurdezensino regulareducação especialCom o objetivo de debater a problemática que envolve a inclusão do aluno surdo no ensino regular, esse estudo se propõe a analisar aspectos envolvidos em tal problemática a partir da visão de um grupo de professores. Para tanto, foi aplicado questionário junto a 36 professores inseridos na Rede Pública do Ensino Fundamental e Médio do Estado do Paraná. A análise dos dados evidencia que as principais dificuldades citadas ora relacionam-se aos próprios professores - à falta de conhecimento acerca da surdez, à dificuldade de interação com o surdo, ao desconhecimento de LIBRAS -, ora aos sujeitos surdos - a própria surdez e a dificuldade de compreensão que tais sujeitos apresentam na ótica dos professores. Cabe ressaltar que os professores, sujeitos dessa pesquisa, não relacionam as suas dificuldades para ensinar com as dificuldades de seus alunos para aprender, como se o desconhecimento dos professores acerca da surdez, por exemplo, não tivesse implicações diretas na aprendizagem dos surdos. Conclui-se que a inclusão de surdos no ensino regular significa mais do que apenas criar vagas e proporcionar recursos materiais, é necessário que a escola e a sociedade sejam inclusivas, assegurando igualdade de oportunidades a todos os alunos e contando com professores capacitados e compromissados com a educação de todos.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382006000300003Revista Brasileira de Educação Especial v.12 n.3 2006reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/S1413-65382006000300003info:eu-repo/semantics/openAccessGuarinello,Ana CristinaBerberian,Ana PaulaSantana,Ana PaulaMassi,GisellePaula,Mabel depor2007-04-24T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382006000300003Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2007-04-24T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv A inserção do aluno surdo no ensino regular: visão de um grupo de professores do Estado do Paraná
title A inserção do aluno surdo no ensino regular: visão de um grupo de professores do Estado do Paraná
spellingShingle A inserção do aluno surdo no ensino regular: visão de um grupo de professores do Estado do Paraná
Guarinello,Ana Cristina
inclusão educacional
surdez
ensino regular
educação especial
title_short A inserção do aluno surdo no ensino regular: visão de um grupo de professores do Estado do Paraná
title_full A inserção do aluno surdo no ensino regular: visão de um grupo de professores do Estado do Paraná
title_fullStr A inserção do aluno surdo no ensino regular: visão de um grupo de professores do Estado do Paraná
title_full_unstemmed A inserção do aluno surdo no ensino regular: visão de um grupo de professores do Estado do Paraná
title_sort A inserção do aluno surdo no ensino regular: visão de um grupo de professores do Estado do Paraná
author Guarinello,Ana Cristina
author_facet Guarinello,Ana Cristina
Berberian,Ana Paula
Santana,Ana Paula
Massi,Giselle
Paula,Mabel de
author_role author
author2 Berberian,Ana Paula
Santana,Ana Paula
Massi,Giselle
Paula,Mabel de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guarinello,Ana Cristina
Berberian,Ana Paula
Santana,Ana Paula
Massi,Giselle
Paula,Mabel de
dc.subject.por.fl_str_mv inclusão educacional
surdez
ensino regular
educação especial
topic inclusão educacional
surdez
ensino regular
educação especial
description Com o objetivo de debater a problemática que envolve a inclusão do aluno surdo no ensino regular, esse estudo se propõe a analisar aspectos envolvidos em tal problemática a partir da visão de um grupo de professores. Para tanto, foi aplicado questionário junto a 36 professores inseridos na Rede Pública do Ensino Fundamental e Médio do Estado do Paraná. A análise dos dados evidencia que as principais dificuldades citadas ora relacionam-se aos próprios professores - à falta de conhecimento acerca da surdez, à dificuldade de interação com o surdo, ao desconhecimento de LIBRAS -, ora aos sujeitos surdos - a própria surdez e a dificuldade de compreensão que tais sujeitos apresentam na ótica dos professores. Cabe ressaltar que os professores, sujeitos dessa pesquisa, não relacionam as suas dificuldades para ensinar com as dificuldades de seus alunos para aprender, como se o desconhecimento dos professores acerca da surdez, por exemplo, não tivesse implicações diretas na aprendizagem dos surdos. Conclui-se que a inclusão de surdos no ensino regular significa mais do que apenas criar vagas e proporcionar recursos materiais, é necessário que a escola e a sociedade sejam inclusivas, assegurando igualdade de oportunidades a todos os alunos e contando com professores capacitados e compromissados com a educação de todos.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382006000300003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382006000300003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-65382006000300003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.12 n.3 2006
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212572687499264