Rede de Conhecimento e Educação Especial: uma Revisão Sistemática de Literatura1
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de educação especial (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000300527 |
Resumo: | RESUMO: Neste artigo, objetivou-se identificar a rede de conhecimento existente na Revista Brasileira de Educação Especial por meio da descrição do padrão relacional e de algumas métricas de rede. O estudo consistiu em uma revisão com características peculiares à revisão sistemática: a análise de rede de conhecimento por meio das palavras-chave e a teoria dos grafos. A busca dos artigos ocorreu na referida revista, atingiu publicações de 1992 a 2017. Encontrou-se 391 artigos e 615 palavras-chave diferentes. Concluiu-se que a rede de conhecimento apresenta baixa densidade e alto índice de clusterização e que as palavras-chave com maior centralidade de grau e de intermediação foram Educação Especial, Educação Inclusiva e Inclusão. |
id |
ABPEE-1_567377c93d6da7b122f251382c652396 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-65382020000300527 |
network_acronym_str |
ABPEE-1 |
network_name_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Rede de Conhecimento e Educação Especial: uma Revisão Sistemática de Literatura1DeficiênciasEducação EspecialRede de conhecimentoRESUMO: Neste artigo, objetivou-se identificar a rede de conhecimento existente na Revista Brasileira de Educação Especial por meio da descrição do padrão relacional e de algumas métricas de rede. O estudo consistiu em uma revisão com características peculiares à revisão sistemática: a análise de rede de conhecimento por meio das palavras-chave e a teoria dos grafos. A busca dos artigos ocorreu na referida revista, atingiu publicações de 1992 a 2017. Encontrou-se 391 artigos e 615 palavras-chave diferentes. Concluiu-se que a rede de conhecimento apresenta baixa densidade e alto índice de clusterização e que as palavras-chave com maior centralidade de grau e de intermediação foram Educação Especial, Educação Inclusiva e Inclusão.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000300527Revista Brasileira de Educação Especial v.26 n.3 2020reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/1980-54702020v26e0168info:eu-repo/semantics/openAccessROCHA,Manuela Lima Carvalho daPIRES,Samia Marcia Araujo MonteiroSILVA,Simone Souza da CostaPONTES,Fernando Augusto Ramospor2020-08-19T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382020000300527Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2020-08-19T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rede de Conhecimento e Educação Especial: uma Revisão Sistemática de Literatura1 |
title |
Rede de Conhecimento e Educação Especial: uma Revisão Sistemática de Literatura1 |
spellingShingle |
Rede de Conhecimento e Educação Especial: uma Revisão Sistemática de Literatura1 ROCHA,Manuela Lima Carvalho da Deficiências Educação Especial Rede de conhecimento |
title_short |
Rede de Conhecimento e Educação Especial: uma Revisão Sistemática de Literatura1 |
title_full |
Rede de Conhecimento e Educação Especial: uma Revisão Sistemática de Literatura1 |
title_fullStr |
Rede de Conhecimento e Educação Especial: uma Revisão Sistemática de Literatura1 |
title_full_unstemmed |
Rede de Conhecimento e Educação Especial: uma Revisão Sistemática de Literatura1 |
title_sort |
Rede de Conhecimento e Educação Especial: uma Revisão Sistemática de Literatura1 |
author |
ROCHA,Manuela Lima Carvalho da |
author_facet |
ROCHA,Manuela Lima Carvalho da PIRES,Samia Marcia Araujo Monteiro SILVA,Simone Souza da Costa PONTES,Fernando Augusto Ramos |
author_role |
author |
author2 |
PIRES,Samia Marcia Araujo Monteiro SILVA,Simone Souza da Costa PONTES,Fernando Augusto Ramos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ROCHA,Manuela Lima Carvalho da PIRES,Samia Marcia Araujo Monteiro SILVA,Simone Souza da Costa PONTES,Fernando Augusto Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiências Educação Especial Rede de conhecimento |
topic |
Deficiências Educação Especial Rede de conhecimento |
description |
RESUMO: Neste artigo, objetivou-se identificar a rede de conhecimento existente na Revista Brasileira de Educação Especial por meio da descrição do padrão relacional e de algumas métricas de rede. O estudo consistiu em uma revisão com características peculiares à revisão sistemática: a análise de rede de conhecimento por meio das palavras-chave e a teoria dos grafos. A busca dos artigos ocorreu na referida revista, atingiu publicações de 1992 a 2017. Encontrou-se 391 artigos e 615 palavras-chave diferentes. Concluiu-se que a rede de conhecimento apresenta baixa densidade e alto índice de clusterização e que as palavras-chave com maior centralidade de grau e de intermediação foram Educação Especial, Educação Inclusiva e Inclusão. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000300527 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000300527 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1980-54702020v26e0168 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Especial v.26 n.3 2020 reponame:Revista brasileira de educação especial (Online) instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) instacron:ABPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
instacron_str |
ABPEE |
institution |
ABPEE |
reponame_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
collection |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@abpee.net |
_version_ |
1754212574775214080 |