Inclusão do aluno com dismotria cerebral ontogenética: analise das práticas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leão,Andreza Marques de Castro
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Garcia,Clarice Aparecida Alencar, Yoshiura,Eunice Vaz Ferreira, Ribeiro,Paulo Rennes Marçal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382006000200003
Resumo: Há poucas investigações quanto às práticas educativas escolas, ou seja, os procedimentos que são utilizados pelo educador para promover a aprendizagem de seus alunos. Deste modo, o objetivo deste trabalho é analisar as práticas educativas escolares, e verificar em que medida essas práticas contribuem para a inclusão do aluno com Necessidades Educacionais Especiais. O presente estudo optou pelo estudo exploratório contemplando observações em sala de aula, bem como, no ambiente escolar. As observações ocorriam semanalmente sem datas fixas, e em horários diferentes, a fim de que fosse possível observação num ambiente típico. Utilizou-se também a entrevista e a análise de documentos do aluno (redação, provas, atividades acadêmicas) e da escola. Participaram do presente estudo um aluno que apresenta dismotria cerebral ontogenética, sua mãe, bem como, as professoras que lecionaram à ele durante os anos de 2000 e 2001. Os dados coletados auxiliaram para definir a categoria que foi foco da presente pesquisa: desempenho e rendimento escolar e percepção do aluno sobre seu processo de aprendizagem. Como conclusão o presente estudo constatou que o processo de inclusão do aluno, no tocante à inclusão física social, responde até certo grau às suas necessidades. No entanto, do ponto de vista de aprendizagem, não houve inclusão educacional, as práticas educativas observadas não contemplavam a especificidade curricular e de aprendizagem a fim de atender às necessidades do aluno.
id ABPEE-1_5fc9cae1e6c4e504b83bf58cc234902d
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382006000200003
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Inclusão do aluno com dismotria cerebral ontogenética: analise das práticas pedagógicasinclusãoprática pedagógicaparalisia cerebralHá poucas investigações quanto às práticas educativas escolas, ou seja, os procedimentos que são utilizados pelo educador para promover a aprendizagem de seus alunos. Deste modo, o objetivo deste trabalho é analisar as práticas educativas escolares, e verificar em que medida essas práticas contribuem para a inclusão do aluno com Necessidades Educacionais Especiais. O presente estudo optou pelo estudo exploratório contemplando observações em sala de aula, bem como, no ambiente escolar. As observações ocorriam semanalmente sem datas fixas, e em horários diferentes, a fim de que fosse possível observação num ambiente típico. Utilizou-se também a entrevista e a análise de documentos do aluno (redação, provas, atividades acadêmicas) e da escola. Participaram do presente estudo um aluno que apresenta dismotria cerebral ontogenética, sua mãe, bem como, as professoras que lecionaram à ele durante os anos de 2000 e 2001. Os dados coletados auxiliaram para definir a categoria que foi foco da presente pesquisa: desempenho e rendimento escolar e percepção do aluno sobre seu processo de aprendizagem. Como conclusão o presente estudo constatou que o processo de inclusão do aluno, no tocante à inclusão física social, responde até certo grau às suas necessidades. No entanto, do ponto de vista de aprendizagem, não houve inclusão educacional, as práticas educativas observadas não contemplavam a especificidade curricular e de aprendizagem a fim de atender às necessidades do aluno.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2006-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382006000200003Revista Brasileira de Educação Especial v.12 n.2 2006reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/S1413-65382006000200003info:eu-repo/semantics/openAccessLeão,Andreza Marques de CastroGarcia,Clarice Aparecida AlencarYoshiura,Eunice Vaz FerreiraRibeiro,Paulo Rennes Marçalpor2006-10-27T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382006000200003Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2006-10-27T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão do aluno com dismotria cerebral ontogenética: analise das práticas pedagógicas
title Inclusão do aluno com dismotria cerebral ontogenética: analise das práticas pedagógicas
spellingShingle Inclusão do aluno com dismotria cerebral ontogenética: analise das práticas pedagógicas
Leão,Andreza Marques de Castro
inclusão
prática pedagógica
paralisia cerebral
title_short Inclusão do aluno com dismotria cerebral ontogenética: analise das práticas pedagógicas
title_full Inclusão do aluno com dismotria cerebral ontogenética: analise das práticas pedagógicas
title_fullStr Inclusão do aluno com dismotria cerebral ontogenética: analise das práticas pedagógicas
title_full_unstemmed Inclusão do aluno com dismotria cerebral ontogenética: analise das práticas pedagógicas
title_sort Inclusão do aluno com dismotria cerebral ontogenética: analise das práticas pedagógicas
author Leão,Andreza Marques de Castro
author_facet Leão,Andreza Marques de Castro
Garcia,Clarice Aparecida Alencar
Yoshiura,Eunice Vaz Ferreira
Ribeiro,Paulo Rennes Marçal
author_role author
author2 Garcia,Clarice Aparecida Alencar
Yoshiura,Eunice Vaz Ferreira
Ribeiro,Paulo Rennes Marçal
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leão,Andreza Marques de Castro
Garcia,Clarice Aparecida Alencar
Yoshiura,Eunice Vaz Ferreira
Ribeiro,Paulo Rennes Marçal
dc.subject.por.fl_str_mv inclusão
prática pedagógica
paralisia cerebral
topic inclusão
prática pedagógica
paralisia cerebral
description Há poucas investigações quanto às práticas educativas escolas, ou seja, os procedimentos que são utilizados pelo educador para promover a aprendizagem de seus alunos. Deste modo, o objetivo deste trabalho é analisar as práticas educativas escolares, e verificar em que medida essas práticas contribuem para a inclusão do aluno com Necessidades Educacionais Especiais. O presente estudo optou pelo estudo exploratório contemplando observações em sala de aula, bem como, no ambiente escolar. As observações ocorriam semanalmente sem datas fixas, e em horários diferentes, a fim de que fosse possível observação num ambiente típico. Utilizou-se também a entrevista e a análise de documentos do aluno (redação, provas, atividades acadêmicas) e da escola. Participaram do presente estudo um aluno que apresenta dismotria cerebral ontogenética, sua mãe, bem como, as professoras que lecionaram à ele durante os anos de 2000 e 2001. Os dados coletados auxiliaram para definir a categoria que foi foco da presente pesquisa: desempenho e rendimento escolar e percepção do aluno sobre seu processo de aprendizagem. Como conclusão o presente estudo constatou que o processo de inclusão do aluno, no tocante à inclusão física social, responde até certo grau às suas necessidades. No entanto, do ponto de vista de aprendizagem, não houve inclusão educacional, as práticas educativas observadas não contemplavam a especificidade curricular e de aprendizagem a fim de atender às necessidades do aluno.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382006000200003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382006000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-65382006000200003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.12 n.2 2006
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212572672819201