Eduquito: ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santarosa,Lucila Maria Costi
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Conforto,Débora, Basso,Lourenço de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382012000300007
Resumo: o Eduquito, ambiente digital/virtual de aprendizagem desenvolvido pela equipe de pesquisadores do NIEE/UFRGS, busca apoiar processos de inclusão sociodigital, por ser projetado em sintonia com os princípios de acessibilidade e de desenho universal, normatizados pela WAI/W3C. O desenvolvimento da plataforma digital/virtual acessível e os resultados da utilização por pessoas com deficiências são discutidos, revelando um processo permanente de verificação e de validação dos recursos e da funcionalidade do ambiente Eduquito junto a diversidade humana. Apresentamos e problematizamos duas ferramentas de autoria individual e coletiva - a Oficina Multimídia e o Bloguito, um blog acessível -, novos recursos do ambiente Eduquito que emergem da aplicabilidade do conceito de pervasividade, buscando instituir espaços de letramento e impulsionar práticas de mediação tecnológica para a inclusão sociodigital no contexto da Web 2.0.
id ABPEE-1_6a095246785df1214e14041bbe70579a
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382012000300007
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Eduquito: ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0Educação EspecialInclusão DigitalAcessibilidadeTecnologia EducacionalEducação a Distânciao Eduquito, ambiente digital/virtual de aprendizagem desenvolvido pela equipe de pesquisadores do NIEE/UFRGS, busca apoiar processos de inclusão sociodigital, por ser projetado em sintonia com os princípios de acessibilidade e de desenho universal, normatizados pela WAI/W3C. O desenvolvimento da plataforma digital/virtual acessível e os resultados da utilização por pessoas com deficiências são discutidos, revelando um processo permanente de verificação e de validação dos recursos e da funcionalidade do ambiente Eduquito junto a diversidade humana. Apresentamos e problematizamos duas ferramentas de autoria individual e coletiva - a Oficina Multimídia e o Bloguito, um blog acessível -, novos recursos do ambiente Eduquito que emergem da aplicabilidade do conceito de pervasividade, buscando instituir espaços de letramento e impulsionar práticas de mediação tecnológica para a inclusão sociodigital no contexto da Web 2.0.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382012000300007Revista Brasileira de Educação Especial v.18 n.3 2012reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/S1413-65382012000300007info:eu-repo/semantics/openAccessSantarosa,Lucila Maria CostiConforto,DéboraBasso,Lourenço de Oliveirapor2012-11-29T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382012000300007Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2012-11-29T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Eduquito: ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0
title Eduquito: ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0
spellingShingle Eduquito: ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0
Santarosa,Lucila Maria Costi
Educação Especial
Inclusão Digital
Acessibilidade
Tecnologia Educacional
Educação a Distância
title_short Eduquito: ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0
title_full Eduquito: ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0
title_fullStr Eduquito: ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0
title_full_unstemmed Eduquito: ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0
title_sort Eduquito: ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0
author Santarosa,Lucila Maria Costi
author_facet Santarosa,Lucila Maria Costi
Conforto,Débora
Basso,Lourenço de Oliveira
author_role author
author2 Conforto,Débora
Basso,Lourenço de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santarosa,Lucila Maria Costi
Conforto,Débora
Basso,Lourenço de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Inclusão Digital
Acessibilidade
Tecnologia Educacional
Educação a Distância
topic Educação Especial
Inclusão Digital
Acessibilidade
Tecnologia Educacional
Educação a Distância
description o Eduquito, ambiente digital/virtual de aprendizagem desenvolvido pela equipe de pesquisadores do NIEE/UFRGS, busca apoiar processos de inclusão sociodigital, por ser projetado em sintonia com os princípios de acessibilidade e de desenho universal, normatizados pela WAI/W3C. O desenvolvimento da plataforma digital/virtual acessível e os resultados da utilização por pessoas com deficiências são discutidos, revelando um processo permanente de verificação e de validação dos recursos e da funcionalidade do ambiente Eduquito junto a diversidade humana. Apresentamos e problematizamos duas ferramentas de autoria individual e coletiva - a Oficina Multimídia e o Bloguito, um blog acessível -, novos recursos do ambiente Eduquito que emergem da aplicabilidade do conceito de pervasividade, buscando instituir espaços de letramento e impulsionar práticas de mediação tecnológica para a inclusão sociodigital no contexto da Web 2.0.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382012000300007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382012000300007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-65382012000300007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.18 n.3 2012
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212573492805632