Transtorno do Espectro Autista e Práticas Educativas na Educação Profissional[1]

Bibliographic Details
Main Author: VASCONCELLOS,Simone Pinto
Publication Date: 2020
Other Authors: RAHME,Mônica Maria Farid, GONÇALVES,Taísa Grasiela Gomes Liduenha
Format: Article
Language: por
Source: Revista brasileira de educação especial (Online)
Download full: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000400555
Summary: RESUMO: No contexto da educação inclusiva, esta pesquisa teve como objetivo analisar as práticas educativas adotadas na escolarização de um estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Ensino Técnico Integrado (ETI). O estudo foi orientado por uma abordagem qualitativa, na modalidade estudo de caso. Para coleta de dados, realizaram-se uma pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com o estudante com TEA, seus pais e seus professores de uma instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), em Belo Horizonte, estado de Minas Gerais. Na interpretação dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo, com o aporte teórico da educação inclusiva e da literatura sobre o TEA. Os resultados desta investigação apontam para o reduzido número de matrículas de pessoas com autismo no ETI e para a efetividade do trabalho colaborativo, em interlocução com a família, ações de apoio ao estudante, flexibilização curricular, adequações das avaliações, procedimentos didáticos e propostas de ensino específicas. Essas ações resultaram em condições mais adequadas de escolarização para o estudante com autismo, mas com desafios a serem superados, relativos às fragilidades na formação dos educadores e à necessidade de institucionalização de diretrizes e práticas educativas pautadas na diversidade humana, que ampliem as oportunidades educacionais.
id ABPEE-1_c0fd57001bf20bca65385e9ae82d7411
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382020000400555
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Transtorno do Espectro Autista e Práticas Educativas na Educação Profissional[1]AutismoEducação profissionalPráticas educativasRESUMO: No contexto da educação inclusiva, esta pesquisa teve como objetivo analisar as práticas educativas adotadas na escolarização de um estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Ensino Técnico Integrado (ETI). O estudo foi orientado por uma abordagem qualitativa, na modalidade estudo de caso. Para coleta de dados, realizaram-se uma pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com o estudante com TEA, seus pais e seus professores de uma instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), em Belo Horizonte, estado de Minas Gerais. Na interpretação dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo, com o aporte teórico da educação inclusiva e da literatura sobre o TEA. Os resultados desta investigação apontam para o reduzido número de matrículas de pessoas com autismo no ETI e para a efetividade do trabalho colaborativo, em interlocução com a família, ações de apoio ao estudante, flexibilização curricular, adequações das avaliações, procedimentos didáticos e propostas de ensino específicas. Essas ações resultaram em condições mais adequadas de escolarização para o estudante com autismo, mas com desafios a serem superados, relativos às fragilidades na formação dos educadores e à necessidade de institucionalização de diretrizes e práticas educativas pautadas na diversidade humana, que ampliem as oportunidades educacionais.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2020-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000400555Revista Brasileira de Educação Especial v.26 n.4 2020reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/1980-54702020v26e0060info:eu-repo/semantics/openAccessVASCONCELLOS,Simone PintoRAHME,Mônica Maria FaridGONÇALVES,Taísa Grasiela Gomes Liduenhapor2020-12-15T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382020000400555Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2020-12-15T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Transtorno do Espectro Autista e Práticas Educativas na Educação Profissional[1]
title Transtorno do Espectro Autista e Práticas Educativas na Educação Profissional[1]
spellingShingle Transtorno do Espectro Autista e Práticas Educativas na Educação Profissional[1]
VASCONCELLOS,Simone Pinto
Autismo
Educação profissional
Práticas educativas
title_short Transtorno do Espectro Autista e Práticas Educativas na Educação Profissional[1]
title_full Transtorno do Espectro Autista e Práticas Educativas na Educação Profissional[1]
title_fullStr Transtorno do Espectro Autista e Práticas Educativas na Educação Profissional[1]
title_full_unstemmed Transtorno do Espectro Autista e Práticas Educativas na Educação Profissional[1]
title_sort Transtorno do Espectro Autista e Práticas Educativas na Educação Profissional[1]
author VASCONCELLOS,Simone Pinto
author_facet VASCONCELLOS,Simone Pinto
RAHME,Mônica Maria Farid
GONÇALVES,Taísa Grasiela Gomes Liduenha
author_role author
author2 RAHME,Mônica Maria Farid
GONÇALVES,Taísa Grasiela Gomes Liduenha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv VASCONCELLOS,Simone Pinto
RAHME,Mônica Maria Farid
GONÇALVES,Taísa Grasiela Gomes Liduenha
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Educação profissional
Práticas educativas
topic Autismo
Educação profissional
Práticas educativas
description RESUMO: No contexto da educação inclusiva, esta pesquisa teve como objetivo analisar as práticas educativas adotadas na escolarização de um estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Ensino Técnico Integrado (ETI). O estudo foi orientado por uma abordagem qualitativa, na modalidade estudo de caso. Para coleta de dados, realizaram-se uma pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com o estudante com TEA, seus pais e seus professores de uma instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), em Belo Horizonte, estado de Minas Gerais. Na interpretação dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo, com o aporte teórico da educação inclusiva e da literatura sobre o TEA. Os resultados desta investigação apontam para o reduzido número de matrículas de pessoas com autismo no ETI e para a efetividade do trabalho colaborativo, em interlocução com a família, ações de apoio ao estudante, flexibilização curricular, adequações das avaliações, procedimentos didáticos e propostas de ensino específicas. Essas ações resultaram em condições mais adequadas de escolarização para o estudante com autismo, mas com desafios a serem superados, relativos às fragilidades na formação dos educadores e à necessidade de institucionalização de diretrizes e práticas educativas pautadas na diversidade humana, que ampliem as oportunidades educacionais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000400555
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000400555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1980-54702020v26e0060
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.26 n.4 2020
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212574778359808