Percepção de Professores em Relação ao Processamento Sensorial de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MONTEIRO,Rubiana Cunha
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: SANTOS,Camila Boarini dos, ARAÚJO,Rita de Cássia Tibério, GARROS,Danielle dos Santos Cutrim, ROCHA,Aila Narene Dahwache Criado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000400623
Resumo: RESUMO: Este estudo objetivou identificar a percepção dos professores em relação ao processamento sensorial de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Participaram da pesquisa 19 professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I de escolas públicas de um município do interior do estado de São Paulo, bem como seus 62 estudantes. A coleta de dados foi realizada entre os meses de setembro de 2018 e maio de 2019. Foi utilizada a avaliação escalar Perfil Sensorial 2 de Acompanhamento Escolar, que avalia crianças e adolescentes a partir da perspectiva dos professores. A análise dos resultados ocorreu mediante categorias do instrumento. Em todas as categorias, Quadrantes (Exploração, Esquiva, Sensibilidade, Observação), Seções Sensoriais e Comportamentais (Auditivo, Visual, Tato, Movimentos e Comportamental) e Fatores Escolares (Fator Escolar 1, Fator Escolar 2, Fator Escolar 3 e Fator Escolar 4), a classificação de “Mais e Muito Mais que a Maioria dos Outros (as)” expressou a maior porcentagem, totalizando, em todos os aspectos avaliados pelo instrumento, 62,9%. O estudo identificou que estudantes com TEA que apresentam um perfil caraterístico de disfunções de Integração Sensorial sofrem impacto da condição de estrutura e função corporal nos processos de ensino e de aprendizagem e na participação em atividades dentro da sala de aula. Os resultados apontam para a importância das ações do terapeuta ocupacional no ambiente escolar por meio do trabalho colaborativo com o professor, visto que os resultados em relação ao perfil sensorial interferem diretamente no desempenho dos estudantes com TEA perante as demandas das atividades no contexto escolar.
id ABPEE-1_dd73ebde87b6efaecefa5f9e11525e34
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382020000400623
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Percepção de Professores em Relação ao Processamento Sensorial de Estudantes com Transtorno do Espectro AutistaEducação EspecialProcessamento SensorialEscolaTerapia OcupacionalTranstorno do Espectro AutistaRESUMO: Este estudo objetivou identificar a percepção dos professores em relação ao processamento sensorial de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Participaram da pesquisa 19 professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I de escolas públicas de um município do interior do estado de São Paulo, bem como seus 62 estudantes. A coleta de dados foi realizada entre os meses de setembro de 2018 e maio de 2019. Foi utilizada a avaliação escalar Perfil Sensorial 2 de Acompanhamento Escolar, que avalia crianças e adolescentes a partir da perspectiva dos professores. A análise dos resultados ocorreu mediante categorias do instrumento. Em todas as categorias, Quadrantes (Exploração, Esquiva, Sensibilidade, Observação), Seções Sensoriais e Comportamentais (Auditivo, Visual, Tato, Movimentos e Comportamental) e Fatores Escolares (Fator Escolar 1, Fator Escolar 2, Fator Escolar 3 e Fator Escolar 4), a classificação de “Mais e Muito Mais que a Maioria dos Outros (as)” expressou a maior porcentagem, totalizando, em todos os aspectos avaliados pelo instrumento, 62,9%. O estudo identificou que estudantes com TEA que apresentam um perfil caraterístico de disfunções de Integração Sensorial sofrem impacto da condição de estrutura e função corporal nos processos de ensino e de aprendizagem e na participação em atividades dentro da sala de aula. Os resultados apontam para a importância das ações do terapeuta ocupacional no ambiente escolar por meio do trabalho colaborativo com o professor, visto que os resultados em relação ao perfil sensorial interferem diretamente no desempenho dos estudantes com TEA perante as demandas das atividades no contexto escolar.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2020-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000400623Revista Brasileira de Educação Especial v.26 n.4 2020reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/1980-54702020v26e0195info:eu-repo/semantics/openAccessMONTEIRO,Rubiana CunhaSANTOS,Camila Boarini dosARAÚJO,Rita de Cássia TibérioGARROS,Danielle dos Santos CutrimROCHA,Aila Narene Dahwache Criadopor2020-12-15T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382020000400623Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2020-12-15T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de Professores em Relação ao Processamento Sensorial de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista
title Percepção de Professores em Relação ao Processamento Sensorial de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista
spellingShingle Percepção de Professores em Relação ao Processamento Sensorial de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista
MONTEIRO,Rubiana Cunha
Educação Especial
Processamento Sensorial
Escola
Terapia Ocupacional
Transtorno do Espectro Autista
title_short Percepção de Professores em Relação ao Processamento Sensorial de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista
title_full Percepção de Professores em Relação ao Processamento Sensorial de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista
title_fullStr Percepção de Professores em Relação ao Processamento Sensorial de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista
title_full_unstemmed Percepção de Professores em Relação ao Processamento Sensorial de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista
title_sort Percepção de Professores em Relação ao Processamento Sensorial de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista
author MONTEIRO,Rubiana Cunha
author_facet MONTEIRO,Rubiana Cunha
SANTOS,Camila Boarini dos
ARAÚJO,Rita de Cássia Tibério
GARROS,Danielle dos Santos Cutrim
ROCHA,Aila Narene Dahwache Criado
author_role author
author2 SANTOS,Camila Boarini dos
ARAÚJO,Rita de Cássia Tibério
GARROS,Danielle dos Santos Cutrim
ROCHA,Aila Narene Dahwache Criado
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MONTEIRO,Rubiana Cunha
SANTOS,Camila Boarini dos
ARAÚJO,Rita de Cássia Tibério
GARROS,Danielle dos Santos Cutrim
ROCHA,Aila Narene Dahwache Criado
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Processamento Sensorial
Escola
Terapia Ocupacional
Transtorno do Espectro Autista
topic Educação Especial
Processamento Sensorial
Escola
Terapia Ocupacional
Transtorno do Espectro Autista
description RESUMO: Este estudo objetivou identificar a percepção dos professores em relação ao processamento sensorial de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Participaram da pesquisa 19 professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I de escolas públicas de um município do interior do estado de São Paulo, bem como seus 62 estudantes. A coleta de dados foi realizada entre os meses de setembro de 2018 e maio de 2019. Foi utilizada a avaliação escalar Perfil Sensorial 2 de Acompanhamento Escolar, que avalia crianças e adolescentes a partir da perspectiva dos professores. A análise dos resultados ocorreu mediante categorias do instrumento. Em todas as categorias, Quadrantes (Exploração, Esquiva, Sensibilidade, Observação), Seções Sensoriais e Comportamentais (Auditivo, Visual, Tato, Movimentos e Comportamental) e Fatores Escolares (Fator Escolar 1, Fator Escolar 2, Fator Escolar 3 e Fator Escolar 4), a classificação de “Mais e Muito Mais que a Maioria dos Outros (as)” expressou a maior porcentagem, totalizando, em todos os aspectos avaliados pelo instrumento, 62,9%. O estudo identificou que estudantes com TEA que apresentam um perfil caraterístico de disfunções de Integração Sensorial sofrem impacto da condição de estrutura e função corporal nos processos de ensino e de aprendizagem e na participação em atividades dentro da sala de aula. Os resultados apontam para a importância das ações do terapeuta ocupacional no ambiente escolar por meio do trabalho colaborativo com o professor, visto que os resultados em relação ao perfil sensorial interferem diretamente no desempenho dos estudantes com TEA perante as demandas das atividades no contexto escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000400623
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000400623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1980-54702020v26e0195
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.26 n.4 2020
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212574786748416