Polímeros biorreabsorvíveis como substrato para cultura de células e engenharia tecidual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Jr,Arnaldo R.
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Wada,Maria Lucia F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Polímeros (São Carlos. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-14282007000400010
Resumo: Biomateriais poliméricos são desenvolvidos para uso como substitutos de tecidos danificados e/ou estimular sua regeneração. Uma classe de biomateriais poliméricos são os biorreabsorvíveis, compostos que se decompõem tanto in vitro quanto in vivo. São empregados em tecidos que necessitam de um suporte temporário para sua recomposição tecidual. Dentre os vários polímeros biorreabsorvíveis, destacam-se os alfa-hidróxi ácidos, entre eles, diferentes composições do poli(ácido lático) (PLA), como o poli(L-ácido lático) (PLLA), poli(D-ácido lático) (PDLA), poli(DL-ácido lático) (PDLLA), além do poli(ácido glicólico) (PGA) e da policaprolactona (PCL). Estes polímeros são considerados biorreabsorvíveis por apresentarem boa biocompatibilidade e os produtos de sua decomposição serem eliminados do corpo por vias metabólicas. Diversas linhas de pesquisa mostram que os diferentes substratos à base de PLA estudados não apresentam toxicidade, uma vez que as células são capazes de crescer e proliferar sobre eles. Além disso, diversos tipos de células cultivadas sobre diferentes formas de PLA são capazes de se diferenciarem sobre os diferentes polímeros e passar a produzir componentes de matriz extracelular. Neste trabalho, é revisada a utilização de substratos à base de alfa-hidróxi ácidos, com destaque para diferentes formas de PLA, utilizados como substratos para cultura de células, bem como suas aplicações.
id ABPO-1_2b9587e4adeb23b94d3492b38ebb7a96
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-14282007000400010
network_acronym_str ABPO-1
network_name_str Polímeros (São Carlos. Online)
repository_id_str
spelling Polímeros biorreabsorvíveis como substrato para cultura de células e engenharia tecidualPolímeros biorreabsorvíveiscultura celularengenharia de tecidosBiomateriais poliméricos são desenvolvidos para uso como substitutos de tecidos danificados e/ou estimular sua regeneração. Uma classe de biomateriais poliméricos são os biorreabsorvíveis, compostos que se decompõem tanto in vitro quanto in vivo. São empregados em tecidos que necessitam de um suporte temporário para sua recomposição tecidual. Dentre os vários polímeros biorreabsorvíveis, destacam-se os alfa-hidróxi ácidos, entre eles, diferentes composições do poli(ácido lático) (PLA), como o poli(L-ácido lático) (PLLA), poli(D-ácido lático) (PDLA), poli(DL-ácido lático) (PDLLA), além do poli(ácido glicólico) (PGA) e da policaprolactona (PCL). Estes polímeros são considerados biorreabsorvíveis por apresentarem boa biocompatibilidade e os produtos de sua decomposição serem eliminados do corpo por vias metabólicas. Diversas linhas de pesquisa mostram que os diferentes substratos à base de PLA estudados não apresentam toxicidade, uma vez que as células são capazes de crescer e proliferar sobre eles. Além disso, diversos tipos de células cultivadas sobre diferentes formas de PLA são capazes de se diferenciarem sobre os diferentes polímeros e passar a produzir componentes de matriz extracelular. Neste trabalho, é revisada a utilização de substratos à base de alfa-hidróxi ácidos, com destaque para diferentes formas de PLA, utilizados como substratos para cultura de células, bem como suas aplicações.Associação Brasileira de Polímeros2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-14282007000400010Polímeros v.17 n.4 2007reponame:Polímeros (São Carlos. Online)instname:Associação Brasileira de Polímeros (ABPol)instacron:ABPO10.1590/S0104-14282007000400010info:eu-repo/semantics/openAccessSantos Jr,Arnaldo R.Wada,Maria Lucia F.por2008-02-07T00:00:00Zoai:scielo:S0104-14282007000400010Revistahttp://www.scielo.br/pohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpol.org.br1678-51690104-1428opendoar:2008-02-07T00:00Polímeros (São Carlos. Online) - Associação Brasileira de Polímeros (ABPol)false
dc.title.none.fl_str_mv Polímeros biorreabsorvíveis como substrato para cultura de células e engenharia tecidual
title Polímeros biorreabsorvíveis como substrato para cultura de células e engenharia tecidual
spellingShingle Polímeros biorreabsorvíveis como substrato para cultura de células e engenharia tecidual
Santos Jr,Arnaldo R.
Polímeros biorreabsorvíveis
cultura celular
engenharia de tecidos
title_short Polímeros biorreabsorvíveis como substrato para cultura de células e engenharia tecidual
title_full Polímeros biorreabsorvíveis como substrato para cultura de células e engenharia tecidual
title_fullStr Polímeros biorreabsorvíveis como substrato para cultura de células e engenharia tecidual
title_full_unstemmed Polímeros biorreabsorvíveis como substrato para cultura de células e engenharia tecidual
title_sort Polímeros biorreabsorvíveis como substrato para cultura de células e engenharia tecidual
author Santos Jr,Arnaldo R.
author_facet Santos Jr,Arnaldo R.
Wada,Maria Lucia F.
author_role author
author2 Wada,Maria Lucia F.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Jr,Arnaldo R.
Wada,Maria Lucia F.
dc.subject.por.fl_str_mv Polímeros biorreabsorvíveis
cultura celular
engenharia de tecidos
topic Polímeros biorreabsorvíveis
cultura celular
engenharia de tecidos
description Biomateriais poliméricos são desenvolvidos para uso como substitutos de tecidos danificados e/ou estimular sua regeneração. Uma classe de biomateriais poliméricos são os biorreabsorvíveis, compostos que se decompõem tanto in vitro quanto in vivo. São empregados em tecidos que necessitam de um suporte temporário para sua recomposição tecidual. Dentre os vários polímeros biorreabsorvíveis, destacam-se os alfa-hidróxi ácidos, entre eles, diferentes composições do poli(ácido lático) (PLA), como o poli(L-ácido lático) (PLLA), poli(D-ácido lático) (PDLA), poli(DL-ácido lático) (PDLLA), além do poli(ácido glicólico) (PGA) e da policaprolactona (PCL). Estes polímeros são considerados biorreabsorvíveis por apresentarem boa biocompatibilidade e os produtos de sua decomposição serem eliminados do corpo por vias metabólicas. Diversas linhas de pesquisa mostram que os diferentes substratos à base de PLA estudados não apresentam toxicidade, uma vez que as células são capazes de crescer e proliferar sobre eles. Além disso, diversos tipos de células cultivadas sobre diferentes formas de PLA são capazes de se diferenciarem sobre os diferentes polímeros e passar a produzir componentes de matriz extracelular. Neste trabalho, é revisada a utilização de substratos à base de alfa-hidróxi ácidos, com destaque para diferentes formas de PLA, utilizados como substratos para cultura de células, bem como suas aplicações.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-14282007000400010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-14282007000400010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-14282007000400010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Polímeros
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Polímeros
dc.source.none.fl_str_mv Polímeros v.17 n.4 2007
reponame:Polímeros (São Carlos. Online)
instname:Associação Brasileira de Polímeros (ABPol)
instacron:ABPO
instname_str Associação Brasileira de Polímeros (ABPol)
instacron_str ABPO
institution ABPO
reponame_str Polímeros (São Carlos. Online)
collection Polímeros (São Carlos. Online)
repository.name.fl_str_mv Polímeros (São Carlos. Online) - Associação Brasileira de Polímeros (ABPol)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpol.org.br
_version_ 1754212584841543680